Doha (Qatar) – Um dia depois de vencer com facilidade seu primeiro jogo na temporada, Beatriz Haddad Maia perdeu na rodada final do quali do WTA 1000 de Doha. A número 1 do Brasil e 68ª do mundo foi superada pela russa Anastasia Zakharova, 107ª do ranking, por duplo 6/4 em 1h48 de partida.
Bia havia confirmado seu amplo favoritismo na estreia contra a convidada local Mubaraka Al-Naimi na última sexta-feira, quando venceu por duplo 6/0 em apenas 46 minutos. A vitória na estreia do quali de Doha rende 20 pontos na WTA para a paulistana de 29 anos.
Segundo informou sua equipe, ela deve jogar o quali de Dubai na próxima semana. A tenista também está confirmada para o WTA 500 de Merida, no México, e tem vaga garantida para o WTA 1000 de Indian Wells no início de março. Neste início de 2026, tem apenas uma vitória em cinco jogos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O desempenho no saque comprometeu a atuação de Bia na partida, especialmente quando ela dependeu do segundo serviço. A brasileira fez apenas sete dos 23 pontos jogados nessas condições e cometeu quatro duplas faltas, permitindo à rival criar oito break-points e conseguir quatro quebras, duas em cada set.
Embora tenha começado o jogo vencendo por 2/0, Bia logo cedeu o empate e não aproveitou as chances que teve em games longos do primeiro set, antes que a rival voltasse a quebrar. A russa abriu grande vantagem na segunda parcial e chegou a liderar por 5/1. E ainda que a brasileira tenha diminuído a diferença, não conseguiu ameaçar mais o serviço da rival no fim da partida.
Bia jogou pela quinta vez em Doha
Esta foi a quinta participação de Bia em Doha e a melhor campanha foi em 2023, quando ela venceu Paula Badosa e Daria Kasatkina, antes de ser superada por Jessica Pegula nas quartas de final. Nos dois últimos anos, havia sido superada na estreia. E a única vez que havia disputado o quali foi em 2022, quando passou pelas duas rodadas classificatórias, antes de perder de Amanda Anisimova na chave principal.
Entre as possíveis adversárias de Zakharova na estreia da chave principal estão mais duas russas, Diana Shnaider ou Liudmila Samsonova. Além delas, também pode enfrentar a australiana Daria Kasatkina, a alemã Laura Siegemund, a tcheca Karolina Pliskova, a filipina Alexandra Eala, a britânica Emma Raducanu ou a polonesa Magda Linette.











Infelizmente e triste, mas o novo patamar de Bia é entre 80 e 150. Mas vc já foi gigante pro tenis brasileiro, merece nossa torcida sempre. Valeu Beatriz Haddad. Vamos pra próxima.
Nossa melhor jogadora em décadas! Desde os anos 60 do século passado.
O problema é que ela também acredita nesse tal patamar e não quer mudar nada…
80-150 até o final de 2026. Em 2027, se não parar, vai cair muito mais. Acho que próximo ano ela sai do circuito para ser mãe. Aí não volta mais.
Se seguir competindo em 2027 vai ter um final de carreira melancólico. Tem de saber a hora de parar, pois ela já é a segunda melhor brasileira da história. Melhor parar enquanto isso está na memória do povo.
Em 2 meses Bia não terá raking nem pra disputar quali de wta 125
Não vi o jogo, mas só de ler que sofreu com o saque, a frustração é gigante. Quem fez uma boa preparação e quer voltar ao nível de antes, quem já foi uma Top20, não pode perder para a 107 do mundo. Não pode perder no quali. Sempre sou positivo e valorizo os brasileiros, respeitando o que conseguem fazer, mas realmente a Bia parece que não tem jeito mais. As mesmas deficiências, zero movimento pra mudar algo. Infelizmente as decisões dela e do time não surtem efeito na quadra. Muito difícil ficar positivo com esses resultados e performance.
Ela foi 10a por um curto momento. Então pode se dizer que chegou ao top 10.
Por 2 semanas totais e não foram consecutivas, logo na semana a seguir possuía pontos a defender que não o fazia e ela já voltava a cair no ranking para 13/14 (esse foi o real ranking dela)
Eu sei disso. Apenas coloquei Top20 porque a passagem dela no Top10 foi breve. Mas ficou um bom tempo no Top20. Por isso
Eu também infelizmente não acredito mais que ela possa vir a recuperar a confiança e o jogo que a colocaram no top 10.
Não duvido nem que venha a parar de jogar este ano para formar família.
Infelizmente acabou…
Não perco mais meu sono…
Moça tem truco todo sabado la no clube
É, tá difícil demais. Se continuar assim, em breve não vai participar com frequência dos torneios da WTA.
Que surpresa! ( ;
Ctrl + C Ctrl + V
Misericórdia!!!
Pelo menos a Bia ajuda no trabalho dos jornalistas. Título e texto só no copia e cola, depois só muda o local e adversária…
Grandes nomes do masculino e feminino se reinventaram, trazendo técnicos novos para trabalharem aspectos específicos do jogo. Não é possível que ela não veja que precisa dar uma arejada e buscar suprir algumas grandes deficiências!!! Infelizmente se não fizer isso, vai ser um grande talento que ficou aquém do que poderia ser.
Vamos Bia, se mexe!!!!! Ainda acredito…
Concordo plenamente com o seu comentário, se desta forma não esta dando certo, continuar assim não trará resultado diferente.
Busque algo diferente, mude a equipe técnica, ela já mostrou que é capaz.
É que ela está namorando. Igual a Badosa. Depois que largou o Tsitsipas, deu uma melhorada. O atleta precisa se casar ou não ter ninguém, pra ter bons resultados. PS: Essa teoria não se aplica a Rafael Nadal rsrs.
Esse saque da Bia está afundando o jogo e a carreira dela…
Surpresa foi a vitória na primeira rodada.
Segue com o destino mais provável os ITFS W25 na América do Sul junto com a Carol Meligeni.
Pros ufanistas que tavam xingando quem dizia o óbvio aqui ontem: que aquela bicicleta não servia pra avaliar nada e q a estreia de fato seria hj.. tá aí a resposta.. infelizmente..
Concordo plenamente.Tem um time de ufanistas,que se vangloriam de serem experts em tênis,e não enxergam o óbvio.
A coisa tá feia! Pelo jeito, infelizmente, não vai voltar a ter jogo pra encarar nem 250. E agora vai pra vários torneios barra pesada. Com esse nível, não passa de nenhuma primeira rodada.
É Bia,tá complicado mesmo,nem quando o sorteio ajuda vc se ajuda
Conseguiu uma vitória sobre uma jogadora amadora na primeira rodada e qdo enfrentou a 107 do ranking perdeu. Demonstra que está ladeira abaixo, nível muito fraco. Precisa se reinventar.
Perder no quali mostra o nível atual dela no momento.
Acho que não vai passar no próximo quali e tem que voltar para os torneios menores e recomeçar todo o processo.
Tá difícil pra Bia. Sem ritmo por causa da longa parada, mas quem sabe entra de LL..
Pelo jeito, o longo tempo parada pra tratar da mente, não adiantou nada.
Não vai demorar muito pra aparecerem os choros em quadra
Boa é isto: Top 70
Se não me engano Igor e Coco Gauff contrataram um profissional em bio mecânica para apuração do saques, e ela voltaram com um índice enorme de acertos, talvez falte isso para Bia, porque jogo em si, eu acho que ela incomoda.
Apenas ficção:
“Vou tirar um mês de férias, meu problema é mental”
” vou recomeçar o ano sem mudanças, cheguei a top 10, não se mexe em time que está ganhando, é só cansaço”
Hadad, Bia
Incrível como os tenistas brasileiros não encaram a relação com os técnicos de maneira profissional.
Perfeito…
Inacreditável como a Bia misturou as coisas… Deixou um fator extra quadra ir destruindo seu jogo…
E essa teimosia em não fazer mudanças na sua vida profissional por apego pessoal, deve ter posto um fim em sua carreira de alto nível…
Como dia meu vô:
“Onde se ganha o pão… Não se come a carne!”
Ter ganhado por um duplo 6/0 da jogadora número 1.569 do ranking, que havia jogado cinco vezes e perdido as 5, enganou muita gente incauta, que apenas torce. Às vezes me acham “do contra” porque eu avalio como vejo, e a querida brasileira não tem jogo para o nível atual do tênis. Que Deus a abençoe na vida civil, que seja mãe e seja feliz, voltar a ter bom ranking, esquece!
Esse time de treinador e preparador ja deveria ter dado Tchau . Vamos Bia gastar seu dinheiro com um bom time
Mais do mesmo!!! E tinha gente ontem, delirando com a bicicleta que ela deu numa “amadora”.
Igualzinho Thomas belucci – Levou 1 quebra acabou o Jogo
Sem condição.
Só pode ser algum bloqueio mental, nao é possível. O saque dela tá horroroso e, consequentemente todo o resto.
Bia me parece aquela gestora de empresa que por “coracao” nao faz o que deve ser feito para salvar a empresa. Decisões difíceis precisam ser tomadas, no tênis e na vida.
São praticamente três anos com Beatriz não jogando nada, e ainda assim, reitera-se essa conversinha fiada sobre “bloqueio mental”. Só mesmo tendo saco de ouro para aguentar…
Parece ser totalmente mental…. parece q ela não se sente confortável em quadra. Vai se aposentar em breve, anota aí. Infelizmente.
Não é “totalmente mental” coisa nenhuma, é falta de recursos com a raquete mesmo…
Se ela não tivesse recursos com a raquete nunca teria sido 10, nem se mantido por anos no top 20.
É evidente que é mental o problema. O que não significa que não precise trocar a equipe.
Está claro! “Sofreu com o seu saque”. Notório que o esmero em saques é treino, muito treino, se está sofrendo, está sendo mal treinada. Todo mundo fala isso, só ela que não admite, seu mal é treinador!!!!
Normal. Segue o jogo e vamos para próxima!
meu chapéu. é aquelo que falamos a muitos… muitos meses. não quer mudar técnico? e consequentemente postura e mquadra???? é ladeira abaixo. partiu ITF em Dionísio Cerqueira, São Luiz no Maranhão, e Jaboatão dos Guararapes.
Ainda estou aqui esperando as vitorias da bia! kkkk Nao me representa!
E tudo continua como antes
No melancólico quartel de Abrantes
Fosse Beatriz futebolista
Por certo, jamais seria Pelé
Mas Edson Arantes
Autor: eu mesmo…
No tênis, o saque é o único golpe que depende única e exclusivamente do jogador, ele está com o controle integral, seja do tipo de saque a executar, direção, potência . Se a atleta continua sofrendo com esse golpe e afirma que treina muito esse golpe, fatalmente concluo que está treinando errado e isso é responsabilidade de sua limitada equipe. Há uns 3 anos a Sabalenka teve uma crise relacionada ao seu saque, chegando a cometer mais de 20 duplas faltas num jogo. Treinou, claramente ajustou a mecânica do saque e passou a ter um dos melhores saques do serviço. Dinheiro pra Bia não é problema, o que falta é coragem de dispensar toda sua equipe que não consegue implementar nada de novo que permita uma retomada dela ao caminho das vitórias. Continua com péssima movimentação lateral, sem nenhuma variação de jogo, enfim, tenebroso de se ver.
A gente sofre mesmo. Afinal, é uma brasileira.
Nunca joguei tênis . Mas fazendo uma contemplação do e o momento da saque para um jogador .
Para mim e 100% emocional se vc treina e sabe jogar e o caso dela.
A Bia perdeu a confiança.
Confiança não é apenas vc ,mas todos no em torno próximos.
Faço um apelo o Treinador dela . Deixa ela tentar um novo recomeço com outra equipe .
Não espere que ela tome decisão e mais fácil para você .
concordo
Parada que ela fez ano passado, nao adiantou de nada !! Ao contrario voltou pior .., o saque dela e uma piada para um nivel profissional.. uma pena logo estará fora do top 100, que na pratica é o seu lugar pelo jogo medonho que vem fazendo
Melhor esquecermos a Bia
Cansei de escrever a mesma coisa. Até pq não vi nem meio ponto do jogo – idem pro jogo do Monteiro. Deixo pra vcs, que escrevem melhor.
Mas ainda o segundo saque? Não teve tempo de arrumar? Faz anos já.
Bia já é ex jogadora! O psicológico dela sempre foi fraquissimo! Tem golpes, mas sem cabeça, não dá!
A Bia deve ser daquelas pessoas que não sabem falar não.
Então o tecnico deveria chegar e falar que não dá mais, que ela precisa de algo novo. Alguma mudança ela precisa.
Ou talvez ir pra maternidade agora e pensar num retorno se ainda tiver disposição.
Digo e repito. A Bia tem de longe o pior saque da atualidade do top 100 da WTA. Um pecado, tendo em vista que a mesma tem 1.85 de altura e é canhota. Acho que já deu mesmo, melhor ir curtir o maridão e inseminar os óvulos que deixou na proveta.
Infelizmente se nada for feito ficará fora do Top 100 muito em breve!! Tem que ter coragem para mudar
Zero surpresas! Jogadora fraca. Superestimada pela mídia com necessidade de criar novo herói do tênis.
Bia tem nível, já mostrou isso. Algo parece que de cabeça ainda afeta. Pode acontecer com qualquer um em qualquer profissão. Mas não há milagre, ou ela recupera a força, a competência que tem ou ficar ficar pra traz. Força aí, pra frente!!
Pelos comentários, a ficha caiu até para a torcida mais esperançosa. Juntando todos os argumentos, um inescapável, não há tênis competitivo se suas chances de confirmar o serviço são muito baixas. Sem saque, não há nível de disputa possível, não entre as 100 primeiras. Porque você pode remar o tanto que for, se motivar o tanto que for, tem um peso gigantesco que não te larga: ter que sacar a cada dois games.
Qualquer tenista de ranking até 200 mais ou menos vence a Bia hoje em dia. Triste! Mas já venceu grandes torneios e merece nosso respeito.
O que não entendo é o porquê de insistir nesses torneios grandes se não está com jogo para isso. Seja humilde, desça para os 250, quiçá os 125. Veja hoje a Boulter, a Parry, a Cirstea, todas jogando 250 e com bons resultados que podem devolver a confiança que a tenista precisa.
Certo o raciocínio, mas…
…há de se lembrar que quem faz o calendário dela (onde jogar, onde não jogar) não é ela, e sim o Paciaroni.
Há no mínimo uma responsabilidade compartilhada aí.
Não vejo falta de humildade em nenhum momento, mas sim uma enorme teimosia e uma ainda maior ilusão quanto à filosofia de trabalho – uma certeza que resultados virão fazendo a mesma coisa. PIor cego é o que não quer ver.
Foi até tentado alguma mudança superficial no passado, até treinador auxiliar, mas absolutamente tudo sob o comando completo do Sr. Paciaroni – e esse é o problema, o maior problema de todos.
Não desista Bia! O ano só está começando, muitas oportunidades virão ainda, mantenha o foco, avalia como vc está fazendo o que precisa melhorar, mudar, etc., não se desaprende andar de bicicleta, siga nos ajustes para aos poucos obter sucesso novamente!