Primeiro título de Roger Federer completa 25 anos

Roger Federer (Foto: ATP Tour)

Milão (Itália) – Em 2001, aos 19 anos, Roger Federer iniciava a sua trajetória brilhante de títulos do circuito de tênis. Foi em Milão, contra Julien Boutter, que o suíço sentiu o gosto da vitória de um título pela primeira vez, sensação que se repetiria muitas vezes ao longo de sua carreira histórica.

Antes do primeiro título, Federer já não era mais um desconhecido no circuito, muito pelo contrário, ocupava o 27º lugar do ranking e havia chegado a duas finais na temporada anterior, em Marselha e Basileia, mas acabou deixando os dois títulos escaparem.

A chave do torneio não estava das mais simples, e o suíço precisou derrotar nomes de destaque da época, como Rainer Schuettler e Cyril Saulnier nas duas primeiras rodadas, Goran Ivanisevic nas quartas de final e Yevgeny Kafelnikov nas semis, número 7 do mundo na ocasião.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Dos quatro jogadores nas semifinais, senti que o título estava nas minhas mãos”, disse Kafelnikov ao site da ATP.

O favorito havia derrotado Federer em três oportunidades anteriores mas, naquele momento, sabia que o suíço tinha alguma coisa de especial. “Todos sabíamos que Roger era o melhor júnior da época. Me lembro de jogar contra ele pela primeira vez em Roterdã, quando ele ainda tinha 18 anos. Levei três sets para vencê-lo. Eu sabia que tudo o que ele precisava naquela época era alguém que o mantivesse focado no tênis”, disse Kafelnikov.

Sem desperdiçar a oportunidade, Federer venceu Kafelnikov em 6/2, 6/7 (4) e 6/3 e avançou para a sua terceira final de ATP, na qual, finalmente, sairia vitorioso.

Em um jogo tenso, o jovem Roger Federer impôs seu melhor tênis e derrotou Boutter por 6/4, 6/7 (7) e 6/4, erguendo a taça pela primeira, das 102 vezes na carreira.

“Eu realmente queria ganhar meu primeiro título de ATP”, disse Federer à ATP. “Foi uma semana importante, vencer Boutter na final. Senti uma certa pressão porque talvez eu fosse o favorito na final. Mas a quadra coberta era rápida e Boutter tinha um saque forte, então nunca se sabia o que poderia acontecer”.

“Acho que foi mais um alívio do que alegria ou felicidade. Acho que isso só aconteceu 24 horas depois. Lembro de ter pensado: ‘Pelo menos tenho um’”, relembrou o suíço.

“Sou uma parte muito pequena na carreira de Federer”, disse Boutter. “Fui o primeiro a perder uma final contra ele, mas muitos outros fizeram o mesmo que eu.”

Subscribe
Notificar
guest
8 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Francisco
Francisco
21 horas atrás

Federer conquistou 103 títulos, não 102, como diz a matéria no trecho: “erguendo a taça pela primeira, das 102 vezes na carreira.”

Edu Martins
Edu Martins
20 horas atrás

“Pelo menos tenho um”! Que coisa, mal imaginava ele o caminhão de títulos que viria, admirei muito sua carreira, assim como do Nadal, e hj torço pelo Nole, não tenho preconceitos, vejo pelo lado do tênis, mas no caso do Nole tem um pouco mais de aspectos extra quadra do que os outros dois, por isso acho que foi providencial Nole ter ficado por último do Big3 com seus recordes espetaculares, corrigindo os críticos e calando muitos detratores injustos, mas impossível esquecer dos outros dois, cada um dos 3 forçou o outro a subir mais, então de certa forma o Big3 antigo está presente com o Nole jogando ainda, que privilégio!

Última edição 20 horas atrás by Edu Martins
Saulo Sérgio
Saulo Sérgio
20 horas atrás

simplesmente o maior de todos os tempos…

Ronildo
Ronildo
16 horas atrás

O melhor tenista de todos os tempos. Uma pena que devido à fama, à popularidade, a legião de fãs em todo o mundo, que fazia parecer que onde quer que jogasse era como se que se estivesse na Suíça, enfrentou uma enorme pressão na carreira à partir especialmente de 2008. Esta enorme pressão sobre ele, por ser visto como o melhor de todos os tempos pela ampla maioria dos fãs de tenis, possibilitou que Nadal e Djokovic gostassem praticamente sem pressão contra Federer. E foi assim que Nadal e Djokovic conseguiram ter mais títulos de slans que Roger Federer.

Wanderson
Wanderson
16 horas atrás

Vida longa ao maior tenista que eu já vi jogar o grandioso Roger Federer.

Marquinhos
Marquinhos
15 horas atrás

G-O-A-T

Delmario
Delmario
8 minutos atrás
Responder para  Marquinhos

Dos três grandes eu era torcedor de Nadal e tinha um antipatia pelo Novak. Se Federer jogasse contra Novak eu torcia pra Federer. Assim como para nadal. Mas, não sou fanático e reconheço que os números não metem que o Novak é o goat. Não tenho problema em admitir isso.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
14 horas atrás

3

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.