Melbourne (Austrália) – Pela terceira vez em quatro participações, Ben Shelton chega às quartas de final do Australian Open e agora está em busca da segunda semifinal consecutiva. O norte-americano de 23 anos e número 7 do mundo superou nesta segunda-feira o norueguês Casper Ruud, 13º do ranking, por 3/6, 6/4, 6/3 e 6/4 em 2h36 de partida.
Shelton agora desafia Jannik Sinner, vice-líder do ranking e atual bicampeão em Melbourne. O italiano lidera o histórico de confrontos por 8 a 1, com direito a uma vitória na semifinal do ano passado. A única derrota foi no Masters 1000 de Xangai de 2023.
Por sua vez, Ruud segue sem conseguir passar das oitavas de final em Melbourne. Ex-número 2 do mundo, o norueguês de 27 anos e ex-número 2 do mundo igualou sua melhor campanha na Austrália, feita em 2021. Ele agora volta para casa, enquanto aguarda o nascimento de seu primeiro filho.
Big Ben LOVES Melbourne 🇦🇺
The American is through to his third AO quarterfinal after outlasting Casper Ruud in four sets@wwos • @espn • @tntsports • @wowowtennis • #AO26 pic.twitter.com/7CcJuPbUUX
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 26, 2026
Com seu jogo agressivo e de muita potência nos golpes, Shelton liderou a contagem de winners por 55 a 23 e cometeu 45 erros não-forçados contra 33 de Ruud. O norte-americano sofreu apenas uma quebra, logo em seu segundo game de serviço, e só enfrentou dois break-points.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
E mesmo depois de ter perdido o primeiro sets, Shelton colocou pressão constante sobre o serviço de Ruud a partir da segunda parcial. Ele criou 11 break-points na partida, conseguindo uma quebra em cada set para definir a disputa.











Jogou muito o Shelton! Tenho assistido alguns jogos do AO e, salvo engano, entendo que o Fonseca não tem ainda condições técnicas e físicas pra encarar essa turma de cima. Esse ranking atual dele, que foi conseguido com méritos, parece ilusório. O pessoal está evoluindo rápido (vide massacre do garoto americano em cima do Medvedev) enquanto o Fonseca parece estagnado ou até andando prá trás. A conferir em Buenos Aires.
Ruud ter sido n.2 do mundo é uma brincadeira de mal gosto. O jogo desse rapaz é muito sem sal.
Essa condição de nº 2 do Ruud foi um dos produtos, um dos últimos efeitos colaterais da pandemia de COVID-19… Inúmeros atletas demoraram muito para retomar os treinamentos no “modo full”, outros tantos demoraram para chegar à forma ideal após todo aquele período sombrio. Não fosse isso, poderia até ter atingido, e se mantido no Top Ten, mas nunca alcançaria essa posição de nº 2.
Outra aberração pelos mesmos motivos foi aquela final feminina do US Open 2021 entre Leylah Fernandez e Emma Raducanu…
Shelton tem muitos ENF’s…Siiner não perdoa esse tipo de jogo.
Shelton vai disputar sua 5º quartas de Slam, a 3º no AO. É uma situação parecida com a do Musetti contra o Djokovic. Shelton evoluiu nos últimos 2 anos, mas agora pega o Sinner, para quem sempre apanha. A ver o que consegue fazer. Espero pelo menos que seja competitivo contra o Sinner.
Parou de desligar o telefone?
Contra sinner, vai ter que usar muito o seu potente saque. De resto, sinner é muito superior.
O Shelton é o cabeça de chave 8. Nas quartas, o cruzamento não deveria ser com o cabeça 1 (Alcaraz)?
Há muito tempo essa fixação dos cabeças acabou. Agora, os cabeças 5, 6, 7 e 8 são sorteados livremente.