* atualizado ás 10h41 com vitória de Ruud
Melbourne (Austrália) – Depois de uma estreia suada de cinco sets, o tcheco Jakub Mensik conseguiu economizar energia em suas duas rodadas seguintes e avançou na rodada noturna deste sábado para as oitavas de final do Australian Open ao levar a melhor no jovem duelo contra o norte-americano Ethan Quinn, parciais de 6/2, 7/6 (7-5) e 7/6 (7-5).
Como isso, Mensik confirma o aguardado reencontro com o sérvio Novak Djokovic, a quem derrotou no ano passado na final do Masters de Miami. O sérvio havia vencido meses antes nas quartas de Xangai. Dos cinco sets entre eles, três chegaram ao tiebreak.
“Não poderia haver adversário mais duro no Australian Open”, reconheceu Mensik, que se disse feliz por terminar o jogo deste sábado em sets diretos e assim sair logo de quadra, já que a temperatura continuou perto dos 27 graus mesmo no final de noite.
Este já é a melhor campanha do tcheco de 20 anos e atual 17º do ranking em qualquer Slam. Até então, havia feito terceira rodada em Melbourne do ano passado, duas vezes no US Open e uma em Wimbledon. Há uma semana, conquistou seu segundo ATP em Auckland.
Quinn, de 21 anos e 80º do ranking, vinha de boas vitórias sobre Tallon Griekspoor e Hubert Hurkacz e ficou perto de ganhar o segundo set de Mensik, tendo feito 4/2, sacado para o set com 5/4 e mais tarde aberto 5-4 no tiebreak. Deu trabalho também no terceiro set, recuperando quebra no quinto game.
Os dois jogadores não tiveram bom aproveitamento de primeiro saque (perto de 50%), mas Mensik foi ligeiramente superior nos pontos vencidos e avançou mesmo sem novamente apresentar um grande tênis.
Ruud domina Cilic em quatro sets
Ainda à espera do nascimento da filha na Noruega, Casper Ruud segue colecionando boas vitórias em Melbourne. Na rodada noturna local, marcou sua quinta vitória consecutiva em cima do veterano Marin Cilic, desta vez por 6/4, 6/4, 3/6 e 7/5, o que o coloca nas oitavas de final do Australian Open pela segunda vez, repetindo 2021. De quebra, bateu um recorde pessoal, ao anotar 25 aces.
Após tirar Mattia Bellucci na estreia e Jaume Munar em seguida, o agora 13º do ranking enfrentará o norte-americano Ben Shelton, sobre quem tem 2 a 1 nos confrontos diretos e 1 a 1 na quadra sintética. “Satisfeito porque estivemos bem perto de ir ao quinto set, foi importante conseguir aquela quebra de volta”, afirmou Ruud, que viu Cilic sacar com 4/3 no quarto set.














Mensik e Tien brilhando no AO Já, o badalado João…
esse talentoso jovem tcheco eliminará o baloeiro na próxima rodada
Esse jovem tcheco é um excelente jogador,grande candidato a virar top ten ainda esse ano
Mensik é um grande talento , mas do jeito que Novak está jogando e não reclamando ….se continuar nesta pegada , acredito muito que o maior de todos os tempos , estará mais uma vez na final….AO é a casa dele ……