Londres (Inglaterra) – A ATP anunciou nesta quinta-feira os integrantes do Player Advisory Council (Conselho Consultivo de Jogadores) para a temporada de 2026. O grupo, eleito pelos próprios atletas, tem papel fundamental na representação dos interesses dos jogadores junto à gestão da entidade.
O salvadorenho Marcelo Arévalo, o belga Zizou Bergs, o português Nuno Borges e o chinês Zhizhen Zhang foram eleitos pela primeira vez para mandatos de três anos, válidos de 2026 a 2028. Já o norte-americano Mackenzie McDonald foi reeleito e cumprirá seu segundo mandato consecutivo, também até 2028.
Eles se juntam a Camilo Carabelli, Pedro Martínez, Jaume Munar, Andrey Rublev e Andrea Vavassori, que já faziam parte do Conselho e seguem como representantes em 2026.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Além dos jogadores, o italiano Federico Ricci permanece como representante dos treinadores no Conselho, enquanto o venezuelano Nicolas Pereira foi reeleito para continuar como representante dos ex-jogadores (alumni).
A composição completa do Conselho de Jogadores da ATP para 2026 ficou definida da seguinte forma:
- Simples (1 a 50 do ranking): Andrey Rublev, Nuno Borges, Pedro Martínez e Zizou Bergs
- Simples (51 a 100): Camilo Ugo Carabelli e Mackenzie McDonald
- Duplas (1 a 25): Andrea Vavassori
- Duplas (1 a 50): Marcelo Arévalo
- Vagas gerais (at-large): Jaume Munar e Zhizhen Zhang
- Representante dos treinadores: Federico Ricci
- Representante dos ex-jogadores: Nicolas Pereira
O Conselho é eleito pelos próprios atletas, respeitando categorias específicas de ranking em simples e duplas, enquanto as vagas gerais são escolhidas por colegas pertencentes às mesmas categorias. Já os representantes de treinadores e ex-jogadores são eleitos pelos respectivos grupos vinculados à ATP.
O grupo se reúne diversas vezes ao longo da temporada e tem a função de fazer recomendações à administração da ATP e ao Conselho Diretor, por meio dos representantes dos jogadores no Player Board, que também são eleitos pelo próprio Conselho. A primeira reunião de 2026 está marcada para Melbourne, na semana anterior ao Australian Open.













Nicolas Pereira é venezuelano e não chileno como está escrito na matéria.
Agradecemos a colaboração.