Francês recebe pena de 20 anos por operar esquema de manipulação

Quentin Folliot (Reprodução/LinkedIn)

Londres (Inglaterra) – A Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) informou nesta quinta-feira que o tenista francês Quentin Folliot foi suspenso do esporte por um período de 20 anos, multado em US$ 70.000 e condenado a restituir pagamentos de propina que totalizam mais de US$ 44.000, após cometer 27 violações do Programa Anticorrupção do Tênis

O francês de 26 anos, foi identificado por meio de uma investigação da ITIA como figura central em uma rede de jogadores que operava em nome de um esquema de manipulação de resultados. Folliot é o sexto tenista a ser punido como resultado da investigação, após os casos de Jaimee Floyd-Angele, Paul Valsecchi, Luc Fomba, Lucas Bouquet e Enzo Rimoli.

Folliot, que alcançou o 488º lugar no ranking mundial de simples em agosto de 2022, sua melhor posição na carreira, negou 30 acusações relacionadas a 11 partidas de tênis entre 2022 e 2024, oito das quais ele próprio disputou.

As acusações incluíam manipulação de resultados, recebimento de dinheiro para não se esforçar ao máximo em apostas, oferta de dinheiro a outros jogadores para manipular resultados, fornecimento de informações privilegiadas, conspiração para corrupção, falta de cooperação com uma investigação da ITIA e destruição de provas.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Nos dias 20 e 21 de outubro de 2025, uma audiência remota foi realizada perante a Oficial de Audiência Anticorrupção independente, Amani Khalifa, que confirmou 27 das 30 acusações, referentes a 10 das 11 partidas. Três acusações (fornecimento de informações privilegiadas, omissão de denúncia de tentativa de corrupção e manipulação de resultados) relacionadas a uma partida de duplas em janeiro de 2024 foram rejeitadas.

Na decisão escrita, datada de 1 de dezembro de 2025, Khalifa caracterizou Folliot como “um vetor para um sindicato criminoso mais amplo, que recruta ativamente outros participantes e tenta incorporar a corrupção mais profundamente nos circuitos profissionais”. Também foi levado em consideração fatores agravantes, incluindo a obstrução intencional de Folliot a uma investigação.

O tempo cumprido sob suspensão provisória será descontado do período de inelegibilidade do jogador. Tendo sido suspenso provisoriamente desde 17 de maio de 2024 , a suspensão de Folliot terminará em 16 de maio de 2044, sujeita ao pagamento das multas pendentes.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.