Merida (México) – Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial juvenil, Guto Miguel conquistou o título do ITF J500 de Merida, em quadras de saibro no México. O goiano de 16 anos e 14º do ranking venceu no fim de noite de domingo o norte-americano Keaton Hance, 20º colocado, por duplo 6/1.
Este é o quinto título de Guto Miguel no circuito mundial juvenil e o maior da carreira. É também sua terceira conquista na temporada do circuito, após ter vencido um J300 na Bélgica e outro no Canadá. O brasileiro vinha de outro bom resultado no México, a semifinal no ITF J300 de Zapopan.
Com os 500 pontos conquistados e tendo apenas 140 a defender, o juvenil goiano entrará no top 10 da categoria e ficará em boa posição para se beneficiar dos programas de aceleração da Federação Internacional, que oferecem vagas diretas em torneios profissionais para os melhores juvenis do ano. O ranking da categoria considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre as seis melhores pontuações de duplas.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na final feminina, a potiguar Victória Barros ficou com o vice-campeonato, superada pela tcheca de 17 anos Alena Kovackova, principal cabeça de chave e número 10 do ranking, com parciais de 6/7 (1-7), 7/5 e 6/2.
Atual 16ª do ranking, Victória buscava o sexto título do circuito e o maior da carreira, depois de já ter vencido um J300 em Bamberg, na Alemanha, na atual temporada. Com os 350 pontos, tendo 140 a descartar, ela deve chegar à 12ª colocação. A brasileira segue para os Estados Unidos e está inscrita para o J500 de Fort Lauderdale, que começa em 8 de dezembro.













Alguém pode me dizer quem é mais novos que os 2 e tem melhor ranking no tenis mundial
No feminino, tem a tcheca Jana Kovačková que ja eh 500 e pouquinho do mundo. Pelo que eu vi, nesse momento a Nana eh a segunda mais nova do Top 800 (inclusive à frente da Hannah Klugmann, outra que tinha comecado como fenomeno)
No masculino, so tem um frances de 16 anos no Top 1000.
Todos os ranqueados acima do Guto são mais velhos, tendo 17 ou 18 anos.
No caso da Victoria a 10a. colocada (Jana Kovačková) também tem 15 anos, mas é 04 meses mais nova. A destacar que entre as 9 primeiras colocadas, 04 tenistas tem 16 anos, inclusive a líder do ranking.
Nossos meninos de ouro brilhando,se forem bem lapidados vão chegar forte para o profissional.
Ranking juvenil que dizer nada, varios numero um do mundo nao fizeram nada no profissional.
Calma lá… uma coisa é dizer que não é GARANTIA de nada. Outra, bem diferente, é dizer que não vale nada.
Que geração !!!! Guto vai trilhando um histórico ainda melhor do que fez o João Fonseca . Joao terminou 2022 apenas como 44 . E começou 2923 como 21. Guto deve terminar como 5 e começar como 4 . Talvez perca algumas posições para jogadores que ainda não encerraram a temporada e irão jogar estes últimos torneios grandes .
Pena que não vai jogar o J300 e o J500 que ainda restam . Mas faz realmente mais sentido dar uma pequena descansada e voltar com tudo nos treinos para Austrália .
E lembrando que ele é o mais jovem deste top 5 !
Brilhante campanha de ambos!!!Decerto que os dois estarão entre os melhores juvenis em 2026. Guto na verdade já chegou lá, e subindo…
Esse Guto é muito promissor,idem a Victória
Parabéns Guto, é Campeãooooooooooo.
Agora é se preparar para AO.
Depois de um descanso merecido.