Mérida (México) – Assim como na chave feminina, com Victória Barros, o Brasil terá seu representante na final masculina do ITF J500 de Mérida, torneio juvenil disputado no saibro mexicano. Cabeça de chave número 3, o goiano Guto Miguel garantiu sua vaga na noite do último sábado, ao bater o finlandês Linus Lagerbohm, número 45 no ranking da ITF e 16º pré-inscrito no torneio, com parciais de 7/5, 4/6 e 6/4.
Tenista de 16 anos e 14º colocado no ranking da ITF, Guto busca o quinto e maior título de sua carreira juvenil. Em 2024, ele venceu seus dois primeiros torneios, no J200 de Bogotá e no J100 de Cali, ambos na Colômbia. Já na atual temporada foram mais duas conquistas de J300, Charleroi-Marcinelle, na Bélgica, e Repentigny, no Canadá, este último sobre piso duro, enquanto os outros foram no saibro.
Com a campanha até final em Mérida, Guto garante ao menos 350 pontos, mas pode faturar 500 em caso de título. De qualquer forma, ele já garante um lugar inédito no top 10 da ITF, tornando-se o primeiro brasileiro a ocupar essa faixa desde o carioca João Fonseca, que foi número 1 entre 2023 e 2024.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Vale lembrar que o ranking juvenil considera os seis melhores resultados de simples e mais 25% da soma entre os seis melhores resultados nas duplas. Mesmo com 140 pontos a descartar, Guto tem a décima colocação garantida na atualização de segunda-feira.
Na final deste domingo, o goiano terá pela frente o norte-americano Keaton Hance, de 17 anos e 20º colocado, que na outra semi bateu em sets diretos o romeno Yannick Theodor Alexandrescou, número 6 do mundo na ITF e principal favorito ao título, com placar de 6/4 e 7/6 (10-8). Assim como Guto, Hance também busca o maior título da carreira, e o terceiro no geral como juvenil.
A partida acontece neste domingo, por volta das 21h30, no horário de Brasília. No confronto direto, o brasileiro leva a melhor, com duas vitórias em três jogos contra o rival em 2025.












Teremos uma excelente dupla de simplistas daqui a 5 anos com Fonseca e Guto Miguel
Brazilian storm: Guto, Victoria e Naná finalistas nesse domingo.
E Fullana também.
Boa sorte Guto e Victória!
Soube que ele pediu atendimento médico, acho que no 2o set. Tomara que não tenha se lesionado ou sentido o abdômen de novo.
Grande campanha do Guto, entrando no top 10, ganhou o primeiro set, estava com quebra devantagem no segundo set, sentiu alguma lesão, perdeu o set, começou atrás no terceiro e voltou para o jogo, grande vitória, um título garante ele no top 10, esse é o último torneio do ano do Guto, e tem um J300 e J500 nos USA, que se o Guto não ser campeão, nas outras semanas, tem alguns tenistas que podem passar o Guto, isso se quem estiver próximo dele no ranking, fazer grandes campanhas.
Na torcida pelo título do Guto.
Parabéns ao Guto Miguel por essas boas campanhas nesses 2 torneios.
No Ranking do ano que vem, quando os de 18 anos forem excluidos, ele pode saltar para no mínimo 6°, mas dá para ele buscar o número 1.
Nem precisa ser top 10. É só continuar nessa evolução que temos tênis pra mais 15 anos com saúde.claro.
Sensacional