Ferrer destaca orgulho pelo time e vê evolução para 2026

Foto: Pepo Ruiz/RFET

Bolonha (Itália) – Derrotada por 2 a 0 pela Itália na final da Copa Davis, a Espanha deixou a SuperTennis Arena com uma mistura de frustração e orgulho. Depois do revés de Pablo Carreño Busta para Matteo Berrettini e da virada sofrida por Jaume Munar diante de Flavio Cobolli, a equipe espanhola valorizou a campanha e destacou o nível do confronto, decidido nos detalhes.

Na entrevista coletiva, o capitão David Ferrer reforçou o equilíbrio da série e elogiou profundamente seus jogadores. Segundo ele, a equipe esteve muito perto de levar a decisão para o jogo de duplas e tentar uma virada.

“Foi um confronto muito, muito, muito apertado. No fim, eles foram melhores, mas estivemos realmente muito perto. Estou bastante orgulhoso deles. A Itália, nos momentos importantes, jogou muito bem. Não é fácil jogar contra eles dentro da casa deles”, avaliou.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O capitão também destacou o valor da experiência acumulada pelos atletas e considerou a campanha espanhola como um marco positivo dentro da temporada. “Temos que estar felizes porque acho que os jogadores têm capacidade para estarem prontos no próximo ano. Isso é experiência. Na minha opinião, foi um ano ótimo na Copa Davis.”

“Eu disse a eles que têm que estar orgulhosos. Agora é hora de descansar. Nunca é fácil jogar a Copa Davis. São competidores incríveis. Tenho sorte porque são grandes jogadores”, acrescentou o ex-número 3 do mundo.

Munar admite tensão, mas vê mérito de Cobolli

Responsável pelo duelo mais dramático da final, Jaume Munar comentou a oscilação após vencer o primeiro set por 6/1 e abrir vantagem no início do segundo. O espanhol explicou que seguiu o plano indicado por Ferrer, mas reconheceu ter sentido a pressão em pontos específicos.

“Foi jogar ponto a ponto, como o David nos disse durante toda a semana. Fiz isso. Claro, fiquei um pouco tenso ali talvez. Mas eu estava apenas pensando no próximo ponto. Tinha ideias muito claras do que queria fazer.”

O espanhol também destacou a capacidade de Cobolli de elevar o nível nos momentos decisivos. “Ele subiu muito quando precisou e acabou jogando uma partida de altíssima qualidade. Tentei o meu melhor, mas não foi suficiente.”

Sobre o ambiente, Munar fez questão de afastar qualquer crítica ao público italiano. “O público foi simplesmente perfeito. Não atrapalhou nada. Claro que estavam torcendo pela Itália. Foi uma grande atmosfera. Isso é Copa Davis. Eu esperava algo assim”, reforçou.

Ferrer também foi questionado sobre momentos em que Munar foi vaiado por parte da torcida. O capitão afastou qualquer possibilidade de influência negativa e novamente reforçou a postura recomendada ao jogador.

“O público foi muito cavalheiro. É normal que apoiem seu time. Eu disse ao Jaume que ele tinha que focar nele mesmo. Ele fez isso. Fez uma partida muito boa, muito apertada. Cobolli mereceu vencer também. Ele estava muito focado no segundo e terceiro sets”, encerrou.

Nadal deixa mensagem de apoio ao time

Pentacampeão da Copa Davis pela Espanha, Rafael Nadal deixou sua mensagem de apoio à equipe após a derrota para a Itália neste domingo. “Parabéns a toda a equipe! Semana impressionante na Copa Davis! Parabéns à Itália pela terceira Davis consecutiva”, escreveu o canhoto de Mallorca nas redes sociais.

Rafa fez parte da equipe vencedora da Davis nas edições de 2004, 2008, 2009, 2011 e 2019, participando de cinco das seis conquistas do país na competição. O único título no qual ele não esteve presente foi em 2000, quando os espanhóis contaram com Albert Costa, Juan Carlos Ferrero, Alex Corretja e Juan-Manuel Balcells na vitória sobre a Austrália por 3 a 1 na decisão.

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.