Zapopan (México) – Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial juvenil, Guto Miguel estreou com vitória no ITF J300 de Zapopan, em quadras de saibro no México. O goiano de 16 anos e 14º do mudo é o principal cabeça de chave, entrou diretamente na segunda rodada e venceu o tenista da casa Carlo Arena Fava por 6/0 e 6/3.
Guto enfrenta nas oitavas o canadense Benjamin Azar, também de 16 anos e 136º do ranking, cabeça 14 do torneio. O confronto entre eles é inédito no circuito e o vencedor pode enfrentar o colombiano Juan Miguel Bolivar ou o tcheco Jakub Kusy.
O torneio mexicano desta semana vale 300 pontos no ranking para o campeão, 210 para o vice e 140 para os semifinalistas. Ter um bom ranking juvenil é importante para que os tenistas possam se beneficiar do programa de aceleração da Federação Internacional, que oferece vagas em torneios profissionais. Até por isso, o goiano também vai jogar o J500 de Mérida, também no México, na semana que vem, juntamente com a potiguar Victória Barros.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
De acordo com o regulamento da Federação Internacional, cada jogador que termina o ano entre os 20 melhores do circuito juvenil pode receber até oito vagas em torneios challenger (nível 50 ou 75) da ATP na temporada seguinte. Essas vagas serão divididas entre a chave principal (para os tenistas que terminarem entre os 10 melhores do ranking juvenil) ou no quali (para aqueles que terminarem entre 11º e 20º no ranking), com os jogadores também elegíveis para duas vagas em eventos M15 ou M25 do circuito da ITF.
Um brasileiro tentou o quali em Zapopan: Nicolas Brandão venceu a estreia contra o mexicano Matias Aguilar Juarez por 6/3 e 6/0. Mas depois caiu diante do também anfitrião Miguel Angel Escandon por duplo 6/4.
Enzo Flores vence na Noruega, juvenis avançam na América do Sul
Único brasileiro no ITF J100 de Stabekk, em quadras duras e cobertas na Noruega, Enzo Flores estreou com vitória contra o anfitrião Nikolai Shibani por 6/3, 1/6 e 6/1. Ele enfrenta o holandês Stan Put. Dois brasileiros estão na terceira rodada do ITF J60 de Pereira, em quadras de saibro na Colômbia: Mateus Krebs desafia o cabeça 1 local Nicolas Corredor. Já Fernando Cafuré encara o também anfitrião Manue Londono.
Já no ITF J60 de Chiclayo, em quadras de saibro no Peru, a segunda rodada tem sete brasileiros, liderados por Pedro Dietrich. O gaúcho é o cabeça 1 e enfrenta o argentino Estanislao Lassaga. Além dele, Lucas Pontes enfrenta o peruano Alessandro Rubini, enquanto Guilherme Renner joga contra o uruguaio Gaston Lopez. Do outro lado chave, Henrique Queiroz enfrenta o argentino Francisco Milan, Washington de Matos joga contra o também argentino Facundo Pereyra, enquanto Diego Brito joga contra o peruano Diego Pajares. Já na chave feminina, Beatriz Nahmias desafia a peruana Nicole Valdivia.











