Becker acredita que mental é algo que Zverev precisa trabalhar

Foto: Rolex Paris Masters

Berlim (Alemanha) – Com a temporada praticamente encerrada, restando apenas a disputa da Copa Davis para alguns dos principais nomes do circuito masculino, os alemães Boris Becker e Andrea Petkovic fizeram um balanço do desempenho do compatriota Alexander Zverev em um podcast e ambos destacaram a necessidade de melhorar o lado mental.

“Acho que ele jogou bem em Viena, na final contra (Jannik) Sinner, onde perdeu por uma margem muito pequena em três sets. Em Paris, chegou às semifinais, onde sofreu uma lesão. E no ATP Finals, contra (Ben) Shelton, jogou de forma excelente. Mas eu estava falando de problemas mentais”, comentou Becker.

“Em Wimbledon, na coletiva de imprensa após sua eliminação na primeira rodada, ele falou sobre uma queda de moral. E acho que ele também teve isso em Turim. Errou golpes que normalmente acerta de olhos fechados nos treinos. E isso não tem nada a ver com o esporte em si, mas com seu psicológico, sua mentalidade”, acrescentou o ex-número 1.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Petkovic acredita que Zverev é muito exigente consigo mesmo e às vezes fala de forma muito negativa sobre suas performances. “Acho que ele é muito duro consigo mesmo e gostaria que encontrasse um bom equilíbrio. Deveria saber o que está fazendo de errado e trabalhar nisso nos treinos, mas não ser tão duro consigo mesmo”, comentou.

“Porque quando você está se sentindo para baixo, não ajuda nada falar consigo mesmo de forma tão negativa”, acrescentou a germânica, que também destacou a importância de Zverev se recuperar fisicamente.

“Ninguém duvidaria da qualidade do tênis de Sascha. Ele é um dos jogadores mais talentosos do mundo. É um dos poucos que, em um bom dia, pode ser perigoso para Sinner e Alcaraz. Para mim, essa queda de moral também se deve à fadiga. Acho que ele joga muito e jogou muito nesta temporada”, opinou Petkovic.

Ela inclusive acredita que esse esforço às vezes exagerado acaba minando o lado mental. “Seu corpo é o seu maior trunfo, se ele sente dor, o jogo dele muda completamente. Ele fica passivo, se desliga mentalmente, briga consigo mesmo, é muito duro consigo mesmo. Por isso, para mim, o mais importante para ele é recuperar a melhor forma física”.

Subscribe
Notificar
guest
2 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Roberto Canessa
Roberto Canessa
2 horas atrás

Não, o problema de Zverev hj é que tem dois jogadores q além de melhores q ele, são muito consistente.
Terminou a temporada como 3 do mundo, só abaixo de dois que não tem condições dele ultrapassar

RafaSinner
RafaSinner
2 horas atrás

O problema de Zerev é jogar tênis.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.