Hobart (Austrália) – A Austrália venceu o confronto contra o Brasil pelos playoffs da Billie Jean King Cup. Depois de Kimberly Birrell ter superado Nauhany Silva na abertura da programação deste domingo, foi a vez de Maya Joint, de 19 anos e 32ª do ranking, definir a série depois de salvar um match-point no segundo set o jogo contra Laura Pigossi por 2/6, 7/5 e 6/1 em 1h56 de partida.
Com a derrota no confronto, o Brasil ficou em segundo lugar no triangular disputado na quadra dura de Hobart, na Austrália, e cai para o Grupo I das Américas de 2026, visando uma vaga nos playoffs no fim do ano. A última vez que o Brasil disputou a divisão de acesso foi em 2022. A equipe de Portugal também foi eliminada e irá para o Grupo I da Europa e África. Já as australianas permanecem no Qualificatório Mundial da próxima temporada.
Paulista de 31 anos, Pigossi segue com seis vitórias em 17 jogos de simples pela Billie Jean King Cup, além de já ter vencido quatro jogos de duplas competição. A atual 193ª do ranking já havia batido a portuguesa Francisca Jorge no último sábado.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Algoz de Pigossi neste domingo, Joint está com o melhor ranking da carreira aos 19 anos e fez uma ótima temporada no circuito da WTA, com dois títulos na elite do circuito, no saibro de Rabat e na grama de Eastbourne. A ainda jovem australiana tem agora três vitórias e uma derrota na Billie Jean King Cup, todas elas neste ano.
A programação ainda previa uma partida de duplas, com Luísa Stefani e Ingrid Martins contra Ellen Perez e Storm Hunter. Mas os capitães, Luiz Peniza e Nicole Pratt, decidiram não realizar a partida, dado o longo atraso na programação por conta da chuva.
Rising to the occasion 🚀
The moment Maya Joint secured Team Australia’s place in the #BJKCup Qualifiers. pic.twitter.com/sDuEVX6Ssx
— Billie Jean King Cup (@BJKCup) November 16, 2025
Durante o primeiro set, Pigossi fez um jogo sólido do fundo de quadra contra uma adversária mais agressiva, mas que vinha cometendo muitos erros não-forçados. A brasileira conseguiu duas quebras e enfrentou apenas um break-point na parcial.
A partida teve uma longa interrupção por chuva no segundo set. Após mais de duas horas de espera, Pigossi vinha melhor na retomada da partida e conseguiu uma quebra de serviço. A brasileira chegou a liderar por 5/3, sacou para o jogo e teve um match-point, mas Joint conseguiu se salvar e devolver a quebra. A australiana ganhou confiança e terminou o set vencendo quatro games seguidos.
Com muita potência nos golpes e aproveitando o ambiente favorável, Joint foi superior no último set e conseguiu duas novas quebras de serviço para consolidar a virada e garantir a vitória australiana no confronto em Hobart.













Não entendi nada. Acordei cedo e fui consultar o Livescorehunter e ele dava vitória da Pigossi. Fiquei feliz pq a dupla seria mais facil. Depois voltei e eles tinham mudado. Isso é maldade.
Não dava para esperar muito das simplistas. A Austrália era favorita mas a Pigossi perdeu uma grande chance de ganhar. Pena, se ganhasse levaríamos nas duplas.
Como assim, perdeu? Só temos que parabenizar a Pigossi pela grande partida que ela fez!
a parada prejudicou a Laura.. fato
Nossa,foi realmente uma pena mesmo
As duas brasileiras jogaram muito bem,infelizmente não deu
Mas fica a esperança de dias melhores
Se Bia estivesse em uma fase melhor…
Só lembrando que a adversária da Pigossi era top 30. Assim a Pigossi quase operou um milagre!
Verdade. Achei que ela seria varrida da quadra mas a Laura cresce muito jogando pelo Brasil. Impressionante como é guerreira.
Top 40. Mas bem melhor ranqueada de qualquer forma.
Pigossi 6×2 5×3…. hoje sim… hoje não rs. Que pena!