Turim (Itália) – Ao alcançar a decisão do ATP Finals, Jannik Sinner igualou uma façanha que Roger Federer e Novak Djokovic conseguiram nos últimos anos: disputar os títulos nos quatro torneios do Grand Slam e também do Finals em uma mesma temporada. O suíço conseguiu esse feito em 2006 e 2007, enquanto o sérvio repetiu a dose em 2015 e 2023.
Outros dois trunfos para o italiano na busca pelo bicampeonato em Turim são a série invicta de 30 jogos em quadras duras e cobertas, que já vem desde a Copa Davis em 2023, além do inegável apoio da torcida da casa. Tudo isso para tentar superar Carlos Alcaraz, líder do ranking mundial, na decisão deste domingo às 14h (de Brasília). O espanhol lidera o histórico de confrontos por 10 a 5, com quatro vitórias em cinco finais neste ano.
Sinner celebrou mais uma classificação para a final e a oportunidade de encerrar a temporada lutando por outro título. “Estou muito feliz por terminar minha temporada aqui, em mais uma final. Foi um ano incrível para mim. Estou ansioso pelo jogo de amanhã. São partidas que eu realmente espero jogar, desafios que me motivam”, disse após a vitória por 7/5 e 6/2 sobre Alex de Minaur.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O italiano também valorizou o nível apresentado na semifinal deste sábado. “Foi um jogo difícil, especialmente no início do primeiro set. Senti que ele estava sacando muito bem, com muita precisão. No segundo set, consegui uma quebra cedo e meu nível subiu. Tentei ser mais agressivo e funcionou, mas ainda assim foi uma partida dura. Chegar à final por três anos seguidos significa muito para mim. É uma atmosfera especial para jogar e um ótimo lugar para fechar esta bela temporada. Amanhã vou aproveitar e tentar o melhor resultado possível”.
Domínio nas quadras cobertas
Perguntado sobre o domínio que tem mostrado em quadras duras e cobertas, o jogador de 24 anos explicou por que se sente tão à vontade nesse ambiente. “Cada confronto é diferente. Mesmo numa mesma superfície, o jogo pode mudar. Mas me sinto confortável jogando em quadras cobertas. Estou feliz por estar na final e espero um grande jogo”.
Ele também detalhou as características que favorecem seu estilo. “Entre Viena, Paris e Turim, são cenários diferentes pelo tamanho das quadras e velocidade, mas em comum está o fato de não ter vento, sol ou outras variáveis. Isso me deixa muito confortável. Meu estilo, mais chapado e ritmado, funciona bem aqui. Consigo manter confiança para ir para os golpes e mudar direções com mais facilidade. É por isso que o tênis indoor me favorece”.
Vitória sobre De Minaur na semifinal
A classificação para a final veio com a 13ª vitória seguida contra De Minaur. Embora tenha iniciado de forma equilibrada, com 1h06 de duração na primeira parcial, Sinner assumiu o comando da partida no segundo set. “Tive chances de quebra no primeiro game e em outros momentos do set. Ele jogou um tênis excelente, mas no 5/5 consegui quebrar, o que me deu confiança para elevar meu nível e bater mais forte do fundo.
“O início do segundo set também foi importante. Quando você já começa com uma quebra, fica mais fácil sacar e mover a bola. Ele também teve chances, inclusive 0-40 no primeiro set, por isso precisei ter muito cuidado. O início de cada set foi crucial. Estou muito feliz, foi um jogo muito duro”.
Leia mais:
Alcaraz e Sinner protagonizam a sexta final do ano neste domingo às 14h












Sinner é absurdo mas vai ter uma pedreira amanhã. Jogo costuma ser muito duro entre os dois, independente do piso, além disso ele joga com uma pressão a mais.
Sobre ele ter igualado Djoko e Federer, tem um ponto que considero quase impossível do Sinner ou qualquer outro atleta repetir: o Djoko ter feito as finais de todos os Slams e do Finals aos 36 anos.
Pra ti tem sempre algo impossível, Mestrinho Jonas. Só não diz que pós 36 , Federer jogou muito mais do que joga ” goat ” . Duas Temporadas inteiras com apenas 2 ATPs 250 e correndo 2 vezes consecutivas do ATP Finals ? . Óbvio que ele foi suplantado e não duvide dos garotos… rsrs. Abs !
A única certeza que fica : Cotonete estava certo em afinar e sair de fininho ! Ia ser mais uma traulitada com tapa na oreia !
Esse Cotô é inteligente demais mesmo ! Rapaz !
Tanto é que tem 7 taças em casa.
Italiano tem duas, uma de prata. E espanhol vai fazer de tudo para não ser como o outro espanhol.
E daí , Sr LF 2 ? . Federer tem 6 em casa, e ambos podem ser superados. Sinner se vencer amanhã, já vai para 2 Taças com apenas 24 anos . Abs !
A derrota por desistência em Shanghai não conta nessa série invicta?
Xangai não é um torneio indoor, embora o estádio principal disponha de um teto retrátil em caso de chuva.