Turim (Itália) – Assim como havia acontecido em todos os duelos anteriores, Jannik Sinner marcou sua 13ª vitória contra Alex de Minaur e garantiu vaga em sua decisão seguida no ATP Finals. Atual campeão do torneio em quadras e cobertas, Sinner marcou as parciais de 7/5 e 6/2 em 1h52 de partida neste sábado e segue sem perder sets e nem ter o serviço quebrado na competição.
Sinner disputará sua décima final na temporada, com títulos do Australian Open, Wimbledon, Pequim, Viena e Masters 1000 de Paris além de ter ficado com os vices de Roma, Roland Garros, Cincinnati e US Open. Vencedor de 23 torneios da ATP, o jogador de 24 anos e número 2 do mundo chega à sua 33ª final da carreira.
Esta é a 30ª vitória seguida de Sinner em quadras duras e cobertas, que passa a ter a quinta maior série invicta na Era Aberta nessas condições. O recorde é de John McEnroe em 47, entre 1978 e 1987, seguido por Novak Djokovic com 35, Roger Federer com 33 e Ivan Lendl com 32. A sequência invicta do italiano começou na Copa Davis em 2023.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Sinner na final deste domingo às 14h (de Brasília) virá da partida entre o espanhol Carlos Alcaraz, líder do ranking mundial, e o canadense Félix Auger-Aliassime, oitavo colocado, que se enfrentam às 16h30 deste sábado. O italiano tem apenas cinco vitórias em 15 jogos contra Alcaraz e lidera o histórico contra Aliassime por 4 a 2.
Sinner storms through in Turin ⚡️
The defending champion returns to the final in style, 7-5 6-2 vs De Minaur#NittoATPFinals pic.twitter.com/oZtBDKXC9g
— Tennis TV (@TennisTV) November 15, 2025
Superado por Sinner na semifinal, De Minaur fez sua segunda participação no Finals. E depois de não ter vencido nenhum jogo na edição passada do torneio, o australiano de 26 anos e número 7 do mundo conseguiu passar pela fase de grupos tendo vencido apenas um jogo, diante de Taylor Fritz, na última quinta-feira. Pelo saldo de sets, ele ficou com a segunda vaga do Grupo Jimmy Connors, atrás de Alcaraz.
Primeiro set com mais de uma hora e domínio italiano no segundo
O equilibrado primeiro set da semifinal teve 1h06 de duração. Mas enquanto Sinner vinha confirmando rapidamente seus games de serviço, De Minaur sofreu pressão constante no saque e salvou sete break-points na parcial, contando principalmente com sua velocidade do fundo de quadra e até mesmo com alguns aces em momentos importantes. No começo do jogo, o italiano escapou de um 0-40, mas depois não teve o saque ameaçado e conseguiria a quebra em sua oitava oportunidade, já no fim do set. Ele fez 16 a 13 nos winners e cometeu 11 erros contra 16.
Logo na abertura do segundo set, Sinner conseguiu mais uma quebra de serviço e embalou até abrir 4/0, chegando a vencer seis games seguidos. Com muito esforço, De Minaur conseguiu evitar o ‘pneu’ e teve chances para devolver uma das quebras, mas o italiano fechou a porta com uma sequência de ótimos saques. Sinner não teria mais o serviço ameaçado e definiu a vitória em sets diretos. Mais agressivo em quadra, Sinner liderou a contagem de winners por 30 a 21 e cometeu 22 erros contra 26 do australiano.












Massacre anunciado. Sinner e Alcaraz anos luz na frente dos demais. De Minaur fez o que pode no seu limite.
Só aguentou o primeiro set , no segundo o EL Pecador atropelou pra descansar mais , amanhã o dia promete
Concordo plenamente.
O EL IL
E o pecador incinerador continua armando, sem perder set, sem perder o serviço. Meu palpite aleatório: final será Sinner x Alcaraz.
Serei obrigado a torcer pelo espanhol para evitar o bicampeonato de Sinner amanhã no Atp Finals.
Teremos o tira teima dos GS.
KKKKKKKKKKKKKK
Alex jogou demais no 1ª set, nível muito alto, fez o que pôde e ainda assim não deu. Acredito que Sinner leve o título.
Vou torcer para Aliassime derrotar Alcaraz
Para a surpresa de zero pessoas.
Por enquanto o melhor da geracao , a diferença dele na semanas na liderança no ranking e a forma como.o.ganha facil dos adversários é maior que a diferença de 2 grand slams do alcaraz
Hahahhahhahaahahha ta maluco. Mas na final Sinner será favorito msm, na casa dele, quadra preferida… mas teremos um jogo amanha
Essa diferença citada por você não se sustenta com o passar do tempo. O que prevalece sempre são os resultados. A propósito, o seu nome demorará um tempo para se tornar verdadeiro, se é que isso vai acontecer. Por enquanto, o seu nome é apenas uma grande pretensão ou uma grande fake news.
A máquina continua a todo vapor. 75% primeiro serviço. Está atropelando os adversários. Estatística da ATP demonstrou que Sinner tem a melhor devolução do circuito. Djokovic 2.0.
Esse vai perder mais do Sinner do que o Monfils do Djokovic.
Hahahahahahhaa pensei a msm coisa.
Rpz q freguesia! Me lembra djoko X monfils e rafa X gasquet. Chega dá vergonha.
Vergonha de quê? Perder para os melhores tenistas? Vergonha é não ter a capacidade e a chance de enfrentá-los? Não entendo essa mania de querer desmerecer os demais tenistas, só por não serem ETs (fora do normal), iguais a Sinner, Alcaraz, nessa geração, e Djokovik, Nadal e Federer na geração passada. Então o grande mérito dessa galera que vem atrás é isso, ter a chance de enfrentar os melhores. Vão perder a maioria das vezes, mas isso não é vergonha alguma.
Djokovic x Monfils: 20×0
Nadal x Gasquet: 18×0
Federer x Ferrer: 17×0
O pecador alcançou um nível impressionante, inimaginável. Tá muito difícil ganhar dele.
Quanto tempo até o Sinner recuperar o numero 1 e lá ficar durante um bom tempo?
Não deu para o De Minaur. Até fez um grande primeiro set, mas aquela quebra no final do 1º set parece ter lhe tirado toda confiança. Será a 3º final de Finals do Sinner, a 33º final de ATP na carreira. Vai em busca do seu 2º título de Finals, que seria seu 24º na carreira, sendo 21 em quadras rápidas. E de quebra a derrota do De Minaur garantiu o Aliassime no TOP5, tornando-o o 2º canadense TOP5 de simples masculino na história, depois do Raonic e o 1º do mundo da geração 2000.