Turim (Itália) – O espanhol Carlos Alcaraz recebeu nesta sexta-feira seu troféu de número 1 do ano da ATP. Ele garantiu a honra na noite anterior, quando derrotou o italiano Lorenzo Musetti e terminou invicto na fase de grupos do ATP Finals.
Esta é a segunda vez que ele alcança o feito (a outra foi em 2022). “É um prazer para mim ser o número 1”, disse Alcaraz. “Ser o número 1 do mundo é algo pelo qual trabalho muito duro com a minha equipe todos os dias”, celebrou o espanhol.
É um objetivo, mas acho que é uma jornada que você não percorre sozinho. É com toda a sua equipe, sua família e as pessoas próximas que estão sempre te apoiando nos bons momentos e nos difíceis. Em me orgulho muito disso: ter uma equipe tão incrível”, acrescentou.
Alcaraz destacou que, quando conquistou o prêmio de número 1 do ano pela primeira vez em 2022, ele tinha a mesma equipe. Eles permaneceram juntos e continuaram a colher os frutos. “Ainda estou muito orgulhoso da equipe que tenho agora”, disse o líder do ranking.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Há alguns novos membros na equipe com quem estou muito feliz e orgulhoso de compartilhar este momento. Para mim, é uma grande conquista. Significa tudo para mim e estou muito orgulhoso e feliz”, acrescentou o espanhol de 22 anos.
Antes de voltar a concentrar-se na disputa do Finals, Alcaraz agradeceu aos fãs de todo o mundo. “Quero continuar porque o apoio que recebo em todos os lugares por onde passo é algo a que não tenho palavras para agradecer. Estamos viajando desde 1º de janeiro até o final de novembro, sinto o amor em todos os lugares por onde passo com energia incrível”, disse.
“Em alguns torneios, em algumas partidas, sem o apoio do público não seria possível voltar, vencer, levantar troféus. Então, eu realmente quero agradecer a todas as pessoas que vêm a cada torneio, a cada partida, que apoiam o tênis, que me apoiam. Sou muito grato a todos pela energia e pelo carinho que recebo. Este troféu é, obviamente, para vocês”, finalizou.












A posição no ranking de qualquer jogador é consequência dos resultados que ele alcança nos torneios. Parabéns ao Alcaraz pelos grandes resultados obtidos em 2025 e por ter alcançado o nº 1 do ranking da ATP neste final de ano. Isso, certamente, lhe trará uma motivação extra pra buscar uma evolução contínua no seu jogo. Coincidentemente, Carlos Alcaraz, lider do ranking da ATP, e Aryna Sabalenka, nº 1 do ranking feminino, fazem aniversário no mesmo dia, 05 de maio.