Turim (Itália) – De volta ao ATP Finals três anos após sua estreia na competição, o canadense Félix Auger-Aliassime se recuperou na segunda rodada da fase de grupos. Após a derrota para o italiano Jannik Sinner na primeira rodada, nesta quarta-feira ele venceu o norte-americano Ben Shelton de virada, com parciais de 4/6, 7/6 (9-7) e 7/5.
O resultado abriu possibilidade de classificação, já nesta quarta-feira, para Jannik Sinner e Alexander Zverev, que se enfrentam mais tarde na rodada noturna. O italiano se garante nas semifinais com uma vitória por qualquer placar, ao passo que o alemão avança apenas se triunfar em sets diretos.
Curiosamente, as duas vitórias do canadense até então no Finals vieram contra canhotos. Além de bater agora Shelton, em 2022 ele havia derrotado Rafael Nadal na fase de grupos, quanto teve campana de 1-2. Esta foi sua 40ª vitória na temporada em quadras duras, ficando atrás apenas das 42 de Alex de Minaur, o recordista de de triunfos neste piso no ano.
Mesmo em um jogo bastante parelho com Shelton, Aliassime conseguiu não apenas cometer menos erros não forçados do que o rival (22 a 30), mas também teve mais bolas vencedoras (37 a 26). O desempenho com o saque do canadense também foi superior, com 76% de aproveitamento contra 69% do norte-americano.
A partida foi bastante disputada e alguns poucos pontos acabaram definindo o vencedor. No primeiro set, Shelton saiu na frente com uma quebra no quarto game, mas levou o break de volta quando sacou em 5/3 para fechar. Porém, ele não se abateu com a chance perdida e logo no game seguinte anotou nova quebra para fazer 1 a 0.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Os sacadores foram ainda mais precisos na segunda parcial, que teve apenas um break-point que Aliassime salvou no oitavo game. A definição foi para o tiebreak, em que o canadense foi superior e controlou o placar, mas sofreu para fechar. Ele precisou de quatro set-points para empatar o jogo, sem enfrentar match-point contra.
Depois de fazer valer a condição de jogador com mais tiebeaks vencidos na temporada (31), Aliassime também colocou seu retrospecto em sets decisivos em quadra para buscar a virada. Ele é o jogador com mais triunfos em sets decisivos em 2025, chegando agora a 20 contra 16 do espanhol Carlos Alcaraz, o segundo da lista.
O equilíbrio permaneceu na terceira e decisiva parcial, em que o canadense foi um pouco superior. Ele teve dois break-points no quarto game, mas só foi conseguir a quebra definitiva no 12º, em que Shelton enfrentou três match-points contra, salvou os dois primeiros com o saque, mas não resistiu ao terceiro e levou a virada.











