Atenas (Grécia) – Pouco tempo após comemorar o 101º título na carreira, o sérvio Novak Djokovic repetiu o que fez na temporada passada e acabou desistindo do ATP Finals de 2025. Ele alegou problemas no ombro para abdicar de sua participação em Turim.
“Eu realmente gostaria de competir em Turim e dar o meu melhor lá, mas depois da final de hoje em Atenas, fico triste em anunciar minha desistência por causa de uma lesão”, escreveu Djokovic em suas redes sociais.
“Lamentou pelos fãs que esperavam me ver jogando, seu apoio significa muito para mim. Fico na torcida para que os tenistas façam um grande torneio lá e mal espero para voltar às quadras o mais breve possível”, acrescentou.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Vítima do sérvio na final deste sábado em Atenas, o italiano Lorenzo Musetti viu a vaga que acabara de deixar escapar, uma vez que se classificaria em caso de título, voltar para suas mãos com a ausência de Djokovic. Agora, o cazaque Alexander Bublik é o primeiro reserva.
Recordista de títulos no ATP Finals, com sete conquistas, o sérvio abdica de sua participação no torneio pela terceira vez na carreira (também não foi em 2017). Atual número 4 do mundo, ele tem sua vaga no top 5 ameaçada, apesar da vantagem confortável.
Djokovic tem no momento 850 pontos de vantagem para Ben Shelton, 885 pontos para Taylor Fritz e Alex de Minaur, 972 para Félix Auger Aliassime e 1.020 para Musetti. Dificilmente dois deles conseguirão superar o sérvio ao mesmo tempo.












Vi os comentários afirmarem que Djokovic não participaria do ATP Finals. Só estavam esperando qual seria a desculpa. Mas penso que está certo, melhor se recuperar fisicamente pensando na temporada 2026.
Escolha acertada, e já seria praticamente impossível jogar em alto nível dois torneios ATP em semanas consecutivas, aos 38 anos.
Depois dessa final extenuante, o GOAT merece descansar, vai fechar a temporada mais uma vez dentro do top 5. Um gênio.
O Federer nessa idade nem top30 era kkk…
Babaca.
Kkkkkkkkkk, o cotovelo tá doendo demais, né, amigo? Hoje a fronha vai sofrer demais também, haja resistência a lágrimas e dentadas, kkkkkkkkkk.
Doeu??? kkk…
Eh, dificilmente o Alcaraz deixará de vencer seus 3 jogos na fase de grupos com esse novo cenário..
Fujão,medroso!
Chora, Bruninho! Rumo aos 104! Dia terrível pra você hoje, kkkk.
Medo de quê??? Djokovic disputou todos os Grand Slams com jogos em melhor de 5 sets que são muito mais difíceis e desgastantes que esse Finals!!!
Esse medroso foi o único a vencer rafa duas vezes em rolanga e 4 vezes o federer em winbledom kkk…
Tava na cara que isso ia acontecer. Mostra que o sérvio não se vê em condições de disputar de igual para igual com os cachorrões do circuito, dando preferência aos ATP-Challengers nas semanas esvaziadas.
“Fim de carreira melancólico” sendo o mais velho a conquistar um ATP. Péssimo fim de semana para os detratores do maioral.
Rumo aos 104 em 2026!
Djokovic disputou “todos”os Grand Slams da temporada, chegando às semifinais nos 4 Grand Slams… Grand Slams são Challengers??? Não mesmo!!! Não escreva falácias que fica feio demais para você… Kkkkkkkkkkk
Mas ele acabara de vencer um top10 na final kkk…
“Musetti, vc me deixa ganhar q eu abandono o finals e vc entra. Fechado?”
Mas o mussetti é freguês do Nole kkk…
Não tem que provar mais nada, já ganhou tudo, tem os principais e grandes recordes de baixo do braço.
Acredito que Nole deixou de presente a vaga para Musset pois já é recorda há tempos do finals. Com certeza não queria jogar mas ao mesmo tempo ganha pontos com Musset que acaba de perder um título, e para quem? O próprio, Djokovic.
Assim como o alcaraz deixando o sérvio ganhar a medalha de ouro kkk…
Nem foi desistência! Se quisesse disputar, ele não jogaria esse 250! Essa decisão foi tomada semanas atrás
Penso o mesmo. Ele não disputaria um 250 às vésperas de um Finals, se realmente quisesse jogá-lo. Ainda mais tendo 38 anos. Isso só foi uma desculpa para não poder disputar esse torneio mais uma vez. Djokovic é o GOAT, e ganhou o direito de disputar o torneio que ele quiser. Mas dói ver ele abrir mão de torneios importantes pra se contentar com esses meia boca. Se sabe que não tem mais condição física de vencer Alcaraz e Sinner. Prefiro que se aposente, em vez de ficar se contentando com isso.
Um ATP Finals a mais no currículo não muda nada na vida do Cabra Novak Djokovic. O seu grande objetivo nessa fase final de carreira é a conquista de mais um Grand Slam. É difícil, mas tudo pode acontecer. Vamos ver.
Menosprezando o torneio novamente
Da qual é recordista kkk…
Não sei quanto ao problema no ombro, mas o fato é que Djokovic sabe que está num nível muito abaixo em relação aos primeiros colocados do ranking. Então foi sábio de sua parte não virar saco de pancadas no Finals.
Que comentário patético… Djokovic acaba de derrotar um jovem TOP 10 em uma final de ATP e o “sem-noção” escreve isso… É muita inveja do GOAT mesmo… Kkkkkkkkk
Doeu? Kkk…
kkkkkkk esse aí já era…
101 kkk…
O prêmio de consolo pelo esforço do Musetti. Eu falei depois de Xangai que Djoko deve pular Finals a partir de agora. Ja não é mais uma prioridade, principalmente sendo ele o maior vencedor da história do torneio. Correr o risco de uma lesão que comprometa a próxima temporada pra ganhar um título que já é heptacampeão não vale a pena.
Dai ele corre o risco de ter a lesao em um ATP 250 ? Kkkkkkk isso aí que vc falou nao tem ansolutamente nada a ver. A real eh que ele sabe que a chance de ganhar do Alcaraz na fase de grupos, depois do Sinner na semi e o Alcaraz de novo na final eh zero entao ele nao acha que vale o tempo que vai perder com a familia e o esforço, no final das contas o Finals nao eh um slam… se fosse para se poupar de lesoes ele nao jogaria um 250
Será que vc consegue entender que esse não qualquer atp 250 e por isso ele jogou? Precisa estudar mais o circuito.
O “triturador” de recordes já fez a sua parte esse ano, e agora é hora de descansar, relaxar e se recuperar bem para no próximo ano, “triturar” mais alguns recordes. Que venha 2026, para o “imparável” GOAT.
Só quis carimbar a vaga do Musetti com mais um Título. Esse goataço é demais mesmo kkk
Numa praça de Atenas, um sérvio, segurando algumas pedras de dominó na mão…olha para direita, olha para a esquerda e diz com convicção:
“Passei”
Para falar a verdade, surpresa foi ele disputar esse ATP 250. Há poucas semanas encerrou a participação no Master 1000 de Xangai com problemas físicos. Depois participou do Six Kings Slans sem nenhuma condição de jogo. Está claro que ele está lesionado e mesmo assim aida conseguiu fazer um jogo bem digno diante de um Musetti inspirado e com muita vontade de conquistar a vaga no Finals.
Mais uma vez o Sérvio conquista uma vitória e um título jogando de maneira cerebral e com muita raça e foco.
Monstro, monstro esse Sérvio!!
4o lugar no ranking praticamente confirmado. Alcaraz e Sinner no AO 2026 somente a partir da semi….
Idemoooo!!!
Não vai pq seria surrado feito um cão sarnento pelo Alcaraz e Sinner ! De agora em diante vai só disputar esses torneios nível chalenger , e com a ajuda de outros jogadores, pode ganhar, como aconteceu em Atenas. Aliás, que amarelada feia do Musetti…não era pra deixar um jogo desses escapar para um aposentado do Djokovic !
Que aposentado disputou 4 finais de Grand Slam em 2025??? O seu desespero com Djokovic ganhando de TOP 10 aos 38 anos é grande, não é mesmo? Kkkkkkkkk
Esse cara vai manchando cada vez mais sua carreira . Ou alguém acha justificável troar um ATP 250 por um Finals ?
Claramente não quer enfrentar ( e apanhar) do Sinner e do Alcaraz .
O próximo passo será descer aos challengers . Negócio agora é só pegar molezinha .
Em breve jogando contra nosso grande João Soares num BT700 da vida ! Kkkkk
Que cabecinha a sua hein? Ele despreza o Finals porque vai se preparar para o Australian Open que é mil vezes mais relevante que o Finals, acorda!!! Djokovic já desprezou o Finals 3 vezes, ele não está nem aí para Finals, o foco dele agora é Australian Open, quer que desenhe?
Desistiu é porque sabe que não aguenta o tranco diante do Sinner ou Alcaraz. Óbvio que ele vai descansar pro Austrália Open.
Enfim, dirão que era um ATP 250… tipo torneio lá do bairro,… mas lá vai mais uma vitória.
Será que a final também foi contra um jogador de segunda, que por acaso é o n.º 2 italiano e tem 23 aninhos? Quem não gosta e quem detesta pode estar descansado que o homem não vai ao Finals apanhar dos outros que lá estarão. Escusam de vir com as teorias do costume, que é por não conseguir vencer o top 2 e blá, blá, blá. Já avançou que tem problemas num ombro e parece que desta vez não mostrará exames radiológicos, hã! Quem não quiser acreditar que meta gelo e continue a difamar que é para o lado que ele dormirá melhor. Ainda bem que ainda joga e proporciona algumas alegrias a quem gosta de ver ténis e não somente pessoas com raquetes com as quais se simpatiza.
Então, o comentário está dentro do estilo que gostam?