Riad (Arábia Saudita) – Assim como havia acontecido na final do US Open em setembro, Aryna Sabalenka voltou a superar Amanda Anisimova e garantiu um lugar na decisão do WTA Finals. A número 1 do mundo venceu a norte-americana, quarta colocada, por 6/3, 3/6 e 6/3 em 2h21 de partida.
Em sua quinta participação no Finals, Sabalenka ainda busca um título inédito. A bielorrussa de 27 anos já foi vice-campeã do torneio em 2022, superada pela francesa Caroline Garcia na decisão. Ela enfrenta a cazaque Elena Rybakina na final deste sábado às 13h (de Brasília).
Sabalenka lidera o histórico de confrontos contra Rybakina por 8 a 6 e venceu o duelo mais recente em Wuhan. Na atual temporada, ela venceu duas e perdeu uma diante da cazaque. Ambas invictas no torneio, elas podem conquistar a premiação máxima do Finals, que é de 1.500 pontos na WTA e US$ 5,235 milhões.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Anisimova encerra a melhor temporada de sua carreira, em que chegou às finais de Wimbledon e do US Open e conquistou os WTA 1000 de Doha e Pequim. A norte-americana de 24 anos disputou o Finals pela primeira vez e venceu todas as quatro campeãs de Grand Slam de 2025.
Sabalenka digs deep
She defeats Anisimova 6-3, 3-6, 6-3 and books her spot in the final!#WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/EQnfwTNNvF
— wta (@WTA) November 7, 2025
Equilíbrio marcou o confronto desde o início
No encontro entre duas jogadoras de estilo agressivo e golpes mais retos, a partida começou com games muito longos e oportunidades para os dois lados. Sabalenka salvou cinco break-points em seus dois primeiros games de serviço e só conseguiu a quebra em sua quarta oportunidade.
Na reta final do set, a número 1 do mundo passou a confirmar seus serviços de forma mais segura e seguiu pressionando o saque de Anisimova para voltar a quebrar. Ao fim do set, a norte-americana tinha um winner a mais, 14 a 13, e mais que o dobro de erros, 24 contra 10.
On defense! 👊@SabalenkaA | #WTAFinalsRiyadh pic.twitter.com/oQNjgzKpmQ
— wta (@WTA) November 7, 2025
A reação de Anisimova foi imediata. Com duas quebras seguidas, a número 4 do mundo saiu vencendo por 4/0 e chegou a liderar por 5/1. Sabalenka chegou a diminuir a diferença no placar, mas voltou a perder o saque no último game da parcial. Anisimova fez 10 winners contra 7 e cometeu 12 erros contra 10, além de ter vencido 9 dos 12 pontos disputados no segundo serviço da bielorrussa.
Sabalenka voltou sacar muito bem no último set, especialmente nos pontos de maior pressão e passou pelos três primeiros games de serviço sem enfrentar break-points. Com um winner de devolução, a número 1 do mundo conseguiu a quebra no sétimo game. E depois, manteve o serviço para fazer 5/3. A pressão continuou no último game da partida e uma nova quebra a favor de Sabalenka definiu a disputa. Sabalenka fez 12 aces contra 7, Anisimova liderou nos winners por 31 a 30, mas cometeu 49 erros contra 28.















Obrigado, Aryna Sabalenka!!!
Obrigado, Amanda Anisimova!!!
Ótima partida, teve um gostinho de final. As duas deram tudo de si. Saby, realize meu sonho de te ver como campeã do Finals, pleaseee ❤️
Que batalha!
Torcer para Elena se recuperar bem e fazer uma boa final.
E que ganhe Aryna.
Jogão! Na torcida pelo título da Sabalenka.
Foi um jogo bem disputado assim como foi Pegula x Ribakina, este finals está muito equilibrado e não teve uma soberania assim, se a Ribakina ganhar vai ser normal assim como será normal se a Sabalenka vencer, honestamente queria que a Pegula chegasse a final, mas como ela se atrapalhou acabou a Ribakina aproveitando, só espero que façam uma final boa entre elas porque há muito tempo não tinha um equilíbrio assim entre as moças.
Queiram me desculpar os haters do tênis feminino, mas o nível desse torneio está altíssimo! Coisa linda demais!
De fato, este finals está bem equilibrado isso é importante para o tênis feminino, mas não adianta brigar meu caro, pois o tênis feminino atual é limitado isso é fato, mas este finals apresentado por elas está interessante, tirando a Pauline que destoou a restante foram muito bem e nisso temos que parabenizar a vontade e o esforço delas.
Ta sim
Parabéns a Sabalenka, de fato é de direito a número 1 do ranking. Grande final com a Rybakina….Sabalenka é favorita mas aposto no título da Rybakina
Não sei meu amigo, pois pelo que foi este torneio não vi favoritismo em ninguém devido o equilíbrio. Então se a Ribakina não tiver 100% aí pode não ter jogo, então espero está enganado e que a Ribakina se recupere, pois eu já a critiquei n vezes aqui porque ela deu motivos, mas como chegou na final espero que elas façam um bom jogo para coroar o finals que as moças fizeram.
Sim, uma final com duas invictas tem tudo para ser emocionante