Sabalenka volta a superar Anisimova e tenta título inédito no Finals

Foto: WTA Finals

Riad (Arábia Saudita) – Assim como havia acontecido na final do US Open em setembro, Aryna Sabalenka voltou a superar Amanda Anisimova e garantiu um lugar na decisão do WTA Finals. A número 1 do mundo venceu a norte-americana, quarta colocada, por 6/3, 3/6 e 6/3 em 2h21 de partida.

Em sua quinta participação no Finals, Sabalenka ainda busca um título inédito. A bielorrussa de 27 anos já foi vice-campeã do torneio em 2022, superada pela francesa Caroline Garcia na decisão. Ela enfrenta a cazaque Elena Rybakina na final deste sábado às 13h (de Brasília).

Sabalenka lidera o histórico de confrontos contra Rybakina por 8 a 6 e venceu o duelo mais recente em Wuhan. Na atual temporada, ela venceu duas e perdeu uma diante da cazaque. Ambas invictas no torneio, elas podem conquistar a premiação máxima do Finals, que é de 1.500 pontos na WTA e US$ 5,235 milhões.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Já Anisimova encerra a melhor temporada de sua carreira, em que chegou às finais de Wimbledon e do US Open e conquistou os WTA 1000 de Doha e Pequim. A norte-americana de 24 anos disputou o Finals pela primeira vez e venceu todas as quatro campeãs de Grand Slam de 2025.

Equilíbrio marcou o confronto desde o início

No encontro entre duas jogadoras de estilo agressivo e golpes mais retos, a partida começou com games muito longos e oportunidades para os dois lados. Sabalenka salvou cinco break-points em seus dois primeiros games de serviço e só conseguiu a quebra em sua quarta oportunidade.

Na reta final do set, a número 1 do mundo passou a confirmar seus serviços de forma mais segura e seguiu pressionando o saque de Anisimova para voltar a quebrar. Ao fim do set, a norte-americana tinha um winner a mais, 14 a 13, e mais que o dobro de erros, 24 contra 10.

A reação de Anisimova foi imediata. Com duas quebras seguidas, a número 4 do mundo saiu vencendo por 4/0 e chegou a liderar por 5/1. Sabalenka chegou a diminuir a diferença no placar, mas voltou a perder o saque no último game da parcial. Anisimova fez 10 winners contra 7 e cometeu 12 erros contra 10, além de ter vencido 9 dos 12 pontos disputados no segundo serviço da bielorrussa.

Sabalenka voltou sacar muito bem no último set, especialmente nos pontos de maior pressão e passou pelos três primeiros games de serviço sem enfrentar break-points. Com um winner de devolução, a número 1 do mundo conseguiu a quebra no sétimo game. E depois, manteve o serviço para fazer 5/3. A pressão continuou no último game da partida e uma nova quebra a favor de Sabalenka definiu a disputa. Sabalenka fez 12 aces contra 7, Anisimova liderou nos winners por 31 a 30, mas cometeu 49 erros contra 28.

Subscribe
Notificar
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
7 horas atrás

Obrigado, Aryna Sabalenka!!!
Obrigado, Amanda Anisimova!!!

M. Lima
M. Lima
7 horas atrás

Ótima partida, teve um gostinho de final. As duas deram tudo de si. Saby, realize meu sonho de te ver como campeã do Finals, pleaseee ❤️

José Andrade
José Andrade
7 horas atrás

Que batalha!
Torcer para Elena se recuperar bem e fazer uma boa final.
E que ganhe Aryna.

Rafael
Rafael
7 horas atrás

Jogão! Na torcida pelo título da Sabalenka.

Flávio
Flávio
4 horas atrás
Responder para  Rafael

Foi um jogo bem disputado assim como foi Pegula x Ribakina, este finals está muito equilibrado e não teve uma soberania assim, se a Ribakina ganhar vai ser normal assim como será normal se a Sabalenka vencer, honestamente queria que a Pegula chegasse a final, mas como ela se atrapalhou acabou a Ribakina aproveitando, só espero que façam uma final boa entre elas porque há muito tempo não tinha um equilíbrio assim entre as moças.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
7 horas atrás

Queiram me desculpar os haters do tênis feminino, mas o nível desse torneio está altíssimo! Coisa linda demais!

Flávio
Flávio
4 horas atrás
Responder para  Fernando Venezian

De fato, este finals está bem equilibrado isso é importante para o tênis feminino, mas não adianta brigar meu caro, pois o tênis feminino atual é limitado isso é fato, mas este finals apresentado por elas está interessante, tirando a Pauline que destoou a restante foram muito bem e nisso temos que parabenizar a vontade e o esforço delas.

Vitor
Vitor
4 horas atrás
Responder para  Fernando Venezian

Ta sim

Tribunal WTA Finals
Tribunal WTA Finals
6 horas atrás

Parabéns a Sabalenka, de fato é de direito a número 1 do ranking. Grande final com a Rybakina….Sabalenka é favorita mas aposto no título da Rybakina

Flávio
Flávio
4 horas atrás
Responder para  Tribunal WTA Finals

Não sei meu amigo, pois pelo que foi este torneio não vi favoritismo em ninguém devido o equilíbrio. Então se a Ribakina não tiver 100% aí pode não ter jogo, então espero está enganado e que a Ribakina se recupere, pois eu já a critiquei n vezes aqui porque ela deu motivos, mas como chegou na final espero que elas façam um bom jogo para coroar o finals que as moças fizeram.

Tribunal WTA Finals
Tribunal WTA Finals
1 hora atrás
Responder para  Flávio

Sim, uma final com duas invictas tem tudo para ser emocionante

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.