Riad (Arábia Saudita) – Depois de duas vitórias nos dois primeiros jogos e a classificação já garantida para as semifinais do WTA Finals, a cazaque Elena Rybakina encerrou sua participação na fase de grupos nesta quarta-feira batendo a russa Ekaterina Alexandrova com parciais de 6/4 e 6/4.
Substituta de Madison Keys, que estava gripada na segunda partida, Alexandrova era a segunda reserva, mas contou não apenas com a desistência da norte-americana, mas também da compatriota Mirra Andreeva, que preferiu não jogar e focar sua disputa na chave de duplas no Finals.
Em sua terceira participação no torneio que reúne as oito melhores da temporada, Rybakina pela primeira vez passa para as semifinais. A segunda colocada do grupo será conhecida na sequência, com Iga Swiatek e Amanda Anisimova fazendo um duelo direto pela vaga na próxima rodada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A cazaque mostrou maior consistência, anotando mais bolas vencedoras (22 a 21) e menos erros não forçados (16 a 19). Além do ótimo desempenho com o saque (70% de aproveitamento), Rybakina também cresceu nos momentos importantes, converteu três dos quatro break-points que teve a seu favor e salvou cinco dos seus que encarou.
O primeiro set foi o mais parelho e começou com Rybakina precisando salvar um break-point já no segundo game. No sexto, foram mais duas as chances de quebra para Alexandrova, que não as aproveitou e pagou caro, perdendo o saque no nono e penúltimo game.
Rybakina teve mais controle na segunda parcial, em que chegou a abrir 5/2 com duas quebras de vantagem, uma no terceiro game e outra no sétimo. A russa diminuiu a desvantagem ao devolver um dos breaks no oitavo e perdeu mais duas chances no décimo, quando Rybakina tratou de confirmar para selar a vitória.











Voando baixo!!!
Show de novo! E foi pega de última hora com a mudança, adversária mais descansada, embora sem a motivação toda, mas teve que se arrumar na tática! Parabéns Lena, espero que este problema no ombro não tire suas chances que só serão tiradas se vc estiver muito mal ou alguém num dia espetacular, continue acreditando, a taça pode ser sua !!!
Mas a Alexandrova se vencesse caso (esteja enganado) levaria um bônus na pontuação da WTA.
Sim, essa motivação conta com certeza, quis dizer mais motivação em seguir no torneio.
Levaria 200 pontos, quase o mesmo que ganhar um ATP 250
Que a rybakina tenha se segurado hj, visando as fases finais, já que não tinha necessidade de esforçar muito e cansar seu corpo
Mais uma grande partida da Rybakina contra uma adversária descansada. Agora é se preparar para o confronto contra Pegula no outro chaveamento .
Rybakina tem totais condições de ganhar mais uns 2/3 grand slams, basta querer! É muito difícil ganhar dela quando está equilibrada, principalmente se o saque entrar. O problema dela foram oscilações demais após 2023, principalmente essa questão do técnico. Acredito que o tênis feminino pode ter uma briga boa entre Rybakina, Swiatek, Sabalenka e Anisimova/Gauf, sendo que essas duas últimas correm mais “por fora”. O restante das jogadoras do top 30 estão bem abaixo fisicamente dessas citadas. Naomi Osaka parece que tem alguns momentos de brilho, mas não vejo recuperando a ponta do ranking, principalmente por causa de problemas emocionais.
Naomi Osaka deveria estar no topo…mas como vc disse os problemas emocionais dela interferem no desempenho
Eu gosto muito da Rybakina. Ela joga um tênis vistoso e competitivo. Em boas condições físicas e mentais, pode sonhar com coisas grandes, como vencer o finals e grand slam. Tem jogo pra isso.
Elena kybakina é diferenciada, joga muito. Desejo a Elena kybakina muita sorte..