Rybakina vence a 50ª na temporada e está a um triunfo do WTA Finals

Foto: Jimmie48/WTA

Tóquio (Japão) – A cazaque Elena Rybakina está mais perto de se classificar pelo terceiro ano seguido para o WTA Finals. Nesta quinta-feira, ela estreou com vitória no WTA 500 de Tóquio, batendo a canadense Leylah Fernandez por 6/4 e 6/3, em duelo de campeãs no fim de semana passado.

“Hoje foi uma partida muito difícil. Nunca é fácil contra Leylah, especialmente a primeira partida para mim aqui. Estou muito feliz com a vitória e ansiosa pela próxima partida”, disse Rybakina depois da vitória.

Estreando direto na segunda rodada em Tóquio, a cazaque nunca ficou atrás no placar e perdeu o saque apenas uma vez para alcançar sua 50ª vitória na temporada, tornando-a a quarta jogadora a atingir essa marca depois de Iga Swiatek, Aryna Sabalenka e Jessica Pegula (todas elas já classificadas para Riad).

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Na luta pela oitava e última vaga, Rybakina precisa vencer mais uma na capital japonesa e chegar às semifinais. Sua próxima adversária será a jovem canadense Victoria Mboko, que encerrou um jejum de vitórias e tem mostrado um bom tênis nas duas primeiras rodadas. A partida está marcada para não antes de 23h30 (de Brasília) desta quinta-feira. A programação começa às 22h30 com Anna Kalinskaya e Linda Noskova.

Bencic e Alexandrova avançam

Além da cabeça de chave 2 Rybakina, também seguiram adiante outras duas favoritas, Belinda Bencic e Ekaterina Alexandrova. Quinta pré-classificada, a suíça bateu a francesa Vravara Gracheva, com parciais de 6/4 e 6/3, e nas quartas de final enfrentará a tcheca Karolina Muchova. O jogo vai encerrar a programação desta sexta-feira, às 5h.

Terceira mais bem cotada ao título, a russa Alexandrova também avançou em sets diretos, derrotando a romena Jaqueline Cristian com o placar final de 6/1 e 6/2, em apenas 71 minutos. Sua próxima rival será a norte-americana Sofia Kenin, que venceu a jovem japonesa de 17 anos Wakana Sonobe de virada, com 3/6, 6/1 e 7/6 (7-2). Elas se enfrentam por volta de 1h.

Stefani busca vaga na semi ao lado de Babos

Representante brasileira no torneio, Luísa Stefani entra em quadra no fim da programação, ao lado da húngara Timea Babos. Elas estão nas quartas de final de duplas e enfrentam a norte-americana Sofia Kenin e a Gabriela Dabrowski. Já classificadas para o WTA Finals, Stefani e Babos tiveram um bom resultado na semana passada em Ningbo, em que chegaram à final.

Confira a programação no WTA 500 de Tóquio

Quadra Central – 22h30
Anna Kalinskaya vs. [6]Linda Noskova (TCH)
Não antes de 23h30
[9]Victoria Mboko (CAN) vs. [2]Elena Rybakina (CAZ)
[3]Ekaterina Alexandrova vs. [10]Sofia Kenin (EUA)
Não antes de 5h
[5]Belinda Bencic (SUI) vs. [8]Karolina Muchova (TCH)

Show Court – 23h
Nicole Melichar-Martinez (EUA)/Yifan Xu (CHN) vs. [3]Anna Danilina (CAZ)/Aleksandra Krunic (SER)
Após descanso
[4]Timea Babos (HUN)/Luísa Stefani (BRA) vs. Gabriela Dabrowski (CAN)/Sofia Kenin (EUA)

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
André Aguiar
André Aguiar
5 horas atrás

Para quem não entendeu porque a Rybakina precisa alcançar a semifinal de Tóquio estando apenas 14 pontos atrás da Andreeva, aí vai a explicação.
A regra de qualificação para o Finals considera a pontuação obtida nos seguintes torneios:
– 4 Grand Slams
– 9 melhores resultados dos 10 WTA 1000
– 5 melhores resultados em torneios WTA 500 ou 250.
Nessas 3 classes de torneios, a Rybakina hoje soma 850+1.915+1.540 = 4.305 pts.
Então em Tóquio ela precisaria no mínimo de 165 pts p/ substituir os 150 da United Cup (o quinto pior resultado obtido até agora em torneios WTA 500) e assim ultrapassar a Andreeva, que possui 4.319 pts. Só que o torneio não dá essa pontuação exata. O valor imediatamente acima deste é 195 pontos, correspondente à semifinal.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
3 horas atrás
Responder para  André Aguiar

Esclarecedor!!!

Edu Martins
Edu Martins
2 horas atrás

Torcendo por ela, mas já teve um ano glorioso, quarta com mais vitórias no ano, depois de tudo!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.