Basileia (Suíça) – Principal cabeça de chave do ATP 500 da Basileia, Taylor Fritz teve trabalho para superar a rodada de estreia. O número 4 do mundo começou atrás no placar contra o monegasco Valentin Vacherot, recente campeão do Masters 1000 de Xangai, e buscou a virada com parciais de 4/6, 7/6 (7-4) e 7/5 em 2h36 de partida.
“Conforme jogávamos, comecei a entender por que aquelas condições de Xangai lhe caíam tão bem”, disse Fritz sobre Vacherot. “Quando as bolas se desgastavam e o jogo ficava mais lento, era quando ele mais me controlava e me dominava. No último game, consegui quebrar com bolas novas. Eu tinha mais controle da partida quando as condições estavam um pouco mais rápidas”.
Frtiz disparou 21 aces na partida e liderou a estatística de winners por 47 a 38, com 42 erros não-forçados contra 40 de Vacherot. A partida teve oito quebras de serviço, quatro para cada lado e 21 break-points disputados. Depois de ter perdido o primeiro set, o norte-americano passou por momentos de oscilação na segunda parcial e precisou de sete set-points para fechar a parcial. Já no set decisivo, Fritz abriu 4/2, cedeu o empate, mas voltou a quebrar no último game da partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O adversário de Fritz nas oitavas será o francês Ugo Humbert, canhoto de 27 anos e 24º do ranking, que evitou um duelo norte-americano ao vencer Sebastian Korda por 6/3 e 6/4. O número 4 do mundo venceu os dois duelos anteriores contra Humbert, disputados em 2020 e 2023.
Ruud enfrenta Wawrinka nas oitavas, Aliassime estreia bem
Campeão nas quadras duras e cobertas de Estocolmo na semana passada, o norueguês Casper Ruud estreou na Basileia vencendo o francês Quentin Halys por 6/1 e 7/6 (7-3). Número 11 do mundo, Ruud enfrenta o suíço Stan Wawrinka nas oitavas de final. O veterano de 40 anos venceu o único duelo anterior, realizado em 2022, também na Basileia.
Outro campeão da semana passada a vencer nesta quarta-feira foi Félix Auger-Aliassime, vindo de título em Bruxelas. Ele venceu um duelo canadense contra Gabriel Diallo por 6/2 e 7/5. Seu próximo rival é o croata Marin Cilic. No retrospecto, Cilic lidera por 3 a 2.
Fokina luta por quase três horas e avança
Quem já está nas quartas é o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, número 18 do mundo, que precisou de 2h47 para vencer o norte-americano Jenson Brooksby, 55º do ranking, por 6/7 (6-8), 6/4 e 7/5. Ele agora espera o vencedor entre Ruud e Wawrinka.
Vai fazer final com o Xxxoão