Adversário de Fonseca lidera estatísticas de saque do circuito

Foto: Brisbane International

José Nilton Dalcim

O carioca João Fonseca terá uma tarefa difícil às 10h30 desta terça-feira, em sua estreia no ATP 500 da Basileia, disputado sobre quadras sintéticas cobertas. Ele não enfrentará não apenas o atual campeão do torneio, como também o tenista que é apontado como dono do melhor saque do circuito no momento.

Segundo critérios da ATP, o francês Giovanni Perricard tem o serviço mais temido de hoje, com 301 pontos de média, ficando à frente do norte-americano Taylor Fritz, com 296,9, e do italiano Jannik Sinner, 295,1.

Para chegar a esta conclusão, a estatística oficial considera diferentes tópicos, como percentual de acerto do primeiro serviço e pontos vencido com ele, eficiência com o segundo saque, o percentual de games de serviço mantidos, aces e duplas faltas marcados na temporada.

Curiosamente, Perricard não tem percentual de acerto do primeiro saque tão efetivo, com 66,1%, quesito em que é superado pelo próprio Fonseca, que registra 66,8%. Alexander Zverev lidera, com 71,5%. No entanto, o francês de 22 anos tem o segundo melhor aproveitamento em pontos vencidos com o primeiro saque, com 79,5%, pouco inferior ao de Fritz, com 79,8%. O carioca aparece apenas no 46º lugar, com 66,8%.

Mesmo quando precisa jogar com o segundo serviço, Perricard se mostra eficiente. É o nono colocado nesse tópico, com 54,2% de pontos vencidos dessa forma, lista liderada com folga por Sinner, com 78,7%. Fonseca não está mal, com 52,9%, na 23ª posição.

Perricard assim aparece como vice-líder em games de serviço vencidos, com notáveis 90,3%, marca também só superada por Sinner, com 91,5%. Fonseca também tem destaque nesse item, já que ganha 83,7%. o que o deixa em 27º lugar nesta primeira temporada na elite dos torneios.

Na partida desta terça-feira, disputada num piso veloz, o brasileiro precisará estar preparado para levar aces e disputar pontos muito curtos. Perricard tem a excelente média de 15,1 aces em suas 42 partidas de 2025, pouco atrás dos 16 saques indefensáveis de Reilly Opelka.

Com 36 jogos de nível ATP, Fonseca tem média de 6,7 aces por exibição e aparece como 41º. Como força muito o segundo serviço também, Perricard comete quatro duplas faltas por jogo, falha que é bem mais rara para Fonseca, com 2.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Diego
Diego
4 horas atrás

Que Fonseca consiga controlar esse saque,e que esteja inspirado em seus saques

Rocky Balboa
Rocky Balboa
4 horas atrás

Perricard saca muito mas devolvendo ele é péssimo, tanto que não faz um ano de destaque. Se não me engano até o Wild ganhou dele ano passado.

Walter
Walter
1 hora atrás

JF tem que focar bastante qdo estiver sacando para não ser quebrado. E aguardar uma brecha, se houver. Caso contrário, que venham os TB

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.