Medvedev consegue virada, disputa 40ª final e tenta encerrar jejum

Foto: Almaty Open

* atualizado às 14h30 com vitória de Moutet

Almaty (Cazaquistão) – Segundo mais bem cotado ao título no ATP 250 de Almaty, o russo Daniil Medvedev teve trabalho neste sábado para derrotar o australiano James Duckworth, que venceu o primeiro set, mas depois acabou levando a virada e foi derrotado com parciais de 6/7 (8-10), 6/3 e 6/2, em 2h14 de confronto.

Medvedev disputará a 40ª final da carreira e vai em busca do 21º título, o primeiro desde o Masters 1000 de Roma, em maio de 2023. Ele enfrentará o canhoto francês Corentin Moutet, que fez outra ótima exibição para superar o norte-americano Alex Michelsen, por 7/5 e 6/4.

Número 41 do ranking nesta semana, Moutet venceu o russo no torneio de Washington deste ano e terá sua terceira chance de enfim ganhar o primeiro ATP. Ele foi vice em Doha, em 2020, e há poucos meses na grama de Mallorca. A campanha leva o tenista de 26 anos para seu mais alto ranking, o 36º. Em caso de título, será 32º.

Medvedev reage após deixar 1º set escapar

O primeiro set começou com uma chance de quebra para cada lado nos dois primeiros games, mas nenhum dos dois oponentes conseguiu aproveitar a oportunidade. Depois disso os sacadores prevaleceram até o final, com Medvedev ainda perdendo mais um break-point no 11º game.

A decisão foi para o tiebreak, no qual o russo chegou a sair na frente abrindo 3-0, mas levou a pior no final. Ele perdeu os dois set-points que teve, enquanto Duckworth converteu o segundo a seu favor e assim saiu na frente.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Medvedev não se abalou com a desvantagem e seguiu firme na segunda parcial, em que foi ainda melhor com o saque e não cedeu break-points. Desta vez, ele aproveitou a oportunidade, convertendo um dos três break-point que teve no sexto game. A partir de então, bastou administrar o placar favorável até o final para garantir a igualdade e forçar o terceiro set.

A reta final da partida não poderia começar de melhor forma para o ex-número 1 do mundo, que logo no primeiro game obteve uma quebra de saque e abriu 2/0. Ele seguiu praticamente impecável com o saque, novamente não cedeu break-points e fez valer o bom dia com o saque, terminando a partida com 73% de aproveitamento.

O russo ainda ampliou o placar ao bater o serviço de Duckworth uma vez mais, no sétimo game, e logo em seguida selou a vitória no segundo match-point. Medvedev terminou o jogo com mais aces (15 a 12), mais bolas vencedoras (39 a 31) e também mais erros não forçados (15 a 13) do que o rival australiano.

Subscribe
Notificar
guest
4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
SANDRO
SANDRO
10 horas atrás

Que o Urso ‍❄️ Medvedev tire o De Menor Água de Salsicha do Finals, por favor!!!

JClaudio
JClaudio
9 horas atrás

Mudou bastante o jogo do russo, fez quase 40 Winners, 27 vezes subiu na rede (vencendo 18 pontos).
Está agressivo e conseguindo controlar o jogo do fundo.
O adversário não era uma “brastemp”, os números mostram um Medvedev mais agressivo, buscando as linhas.
Caso o tenista fique no fundo trocando bolas (como Djokovic fez contra Sinner, onde fez apenas 10 winners, fez pouquíssimos ENF (cinco) e levou um atropelamento), não terá lugar nas grandes conquistas.

Guilherme do E.S. Ribeiro
Guilherme do E.S. Ribeiro
7 horas atrás

Medvedev parece estar recuperado a melhor forma. Fará sua 40ºfinal de ATP e tentará seu 21º título, o 19º em quadra rápida.

Fernando Venezian
Fernando Venezian
1 hora atrás

Alguém aí também é fã do Moutet? Que jogador habilidoso! É uma jogada mais linda que a outra! Uma partida dele vale cada centavo do ingresso!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.