Monteiro é eliminado por jovem peruano nas oitavas em Curitiba

Foto: João Pires/Fotojump

Curitiba (PR) – Depois de ter vencido uma estreia difícil na última terça, Thiago Monteiro foi eliminado nas oitavas de final da Copa Internacional de Tênis, em Curitiba. O cearense perdeu nesta quinta-feira do peruano Gonzalo Bueno, de 21 anos e 223º do ranking, por 7/5 e 6/4.

Atual número 4 do Brasil e 176º do mundo, Monteiro também disputará os challengers da Costa do Sauípe, Lima, Montevidéu e Florianópolis nas próximas semanas. Mesmo com avanço mínino no ranking por ter avançado uma rodada, ele irá ultrapassar Felipe Meligeni e Thiago Wild para ser o segundo melhor do país na ATP.

Algoz de Monteiro nas oitavas, Bueno enfrentará o argentino Roman Burruchaga nest sexta-feira. Três brasileiros estão nas quartas, sendo que o paranaense João Schiessl e o paulista Daniel Dutra da Silva se enfrentam, enquanto o catarinense Pedro Boscardin joga contra o boliviano Juan Carlos Prado Angelo.

 Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Embora tenha começado a partida vencendo por 2/0, Monteiro perdeu três games seguidos e não aproveitou um novo break-point que teve, além de voltar a sofrer uma quebra de serviço no fim do primeiro set.

Por duas vezes, o brasileiro teve uma quebra acima na segunda parcial e chegou a liderar por 4/3 e saque. Mas Bueno foi muito mais consistente na reta final da partida e venceu 12 dos últimos 15 pontos disputados para definir a partida em sets diretos.

Heide e Oliveira fazem semi de duplas

Nas duplas, o paulista Gustavo Heide e o mineiro Bruno Oliveira garantiram vaga na semifinal com vitória sobre o brasiliense Paulo Saraiva e seu parceiro Courtney John Lock, do Zimbábue, por 6/3 e 6/2.

Os adversários de Heide e Oliveira serão chileno Matias Soto e o boliviano Federico Zeballos algozes do jovem goiano Guto Miguel e do pernambucano José Pereira por 6/2 e 6/1. Ainda nesta quinta-feira, o pernambucano João Lucas Reis e o paranaense Gabriel Sidney perderam por 7/5 e 6/1 para os bolivianos Boris Arias e Murkel Dellien.

Subscribe
Notificar
guest
40 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Mauricio
Mauricio
1 mês atrás

Normal. Segue o jogo!

Verridianinha Filha
Verridianinha Filha
1 mês atrás

ai ai ai. keke eu vou dizer lá em casa sr. Monteiro. que fase nesses chalengers eim. e li comentaristas dizendo que viria título ou em Curitiba ou na Bahia. vixe. viva o Danielzinho e o Schiessel e o Boscardin! sucesso amanhã queridos.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
1 mês atrás
Responder para  Verridianinha Filha

filha tá tudo bem. é apenas um jogo. e o rapaz vem ladeira abaixo. amanhã temos 3 bons atletas. mamãe tá em dúvida se torce pro Schiessl ou pro Danielzinho que essa semana está um Danielzão. os dois merecem passar. mas não dá.

Kario
Kario
1 mês atrás

E quem diria q o Monteiro seria o único brazuca e não seguir até as quartas… Mesmo assim, errei minha previsão pessimista e acabou q nossa participação nesse challenger de Curitiba nao foi trágica. Parabéns a quem ficou. Vou torcer pro Schiessl amanha.

Realista
Realista
1 mês atrás
Responder para  Kario

Apostar a favor do Monteiro é loucura. É só ver o retrospecto dele no ano, a maioria é derrota no primeiro ou segundo jogo.

Guilherme do E.S. Ribeiro
Guilherme do E.S. Ribeiro
1 mês atrás

O único que era favorito nas oitavas acabou ficando pelo caminho. Monteiro não engrena. Final do segundo set errou tudo. Estava com 4/3 e quebra a frente e tomou a virada sem oferecer resistência. Dureza

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás

Precisa de um bom treinador. Urgente.

Rockton
Rockton
1 mês atrás

Monteiro é um lutador. Mas não tem jogo para competir nem em torneios como esse.
Vi uma boa parte do jogo e Monteiro não consegue dominar em nada.
Joga pelo amor ao tênis, mas é só isso. Acho que a idade chegou para ele.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás
Responder para  Rockton

Monteiro é um bom jogador. E tá numa fase ruim. Fez uma temporada muito ruim, abaixo do que ele já mostrou. Mas se jogasse “só por amor”, não teria sido top 100 por 7 anos, e vencido gente como Tsonga, Tsitsipas e Rune.

Não existe sorte; existe habilidade, dedicação e compromisso. Monteiro não é o melhor tenista: é um operário do tênis. Muito dedicado ao esporte. Mas que tá numa fase muito ruim, com confiança em baixa.

Rockton
Rockton
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

Não me referi ao que ele foi. Estou falando o nível dele atual. Há 10 anos atrás o tênis era outro. Hoje em dia o Monteiro não tem jogo (golpes, saque, Movimentação, força, etc.) para competir em alto nível, mas isso não apaga o que ele fez. Só isso.
Você fica se doendo aí pelos outros, nem presta atenção ao que foi dito.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

E isso vai passar! Ele vai retornar ao top 100!

Rockton
Rockton
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Eu também torço para o Fluminense voltar a ser campeão da libertadores, mas a realidade….

Rockton
Rockton
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Eu também torço para o Fluminense voltar a ser campeão da Libertadores, mas a realidade….

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás
Responder para  Paulo A.

Olha, difícil.

André Borges
André Borges
1 mês atrás

Vim só espiar os a*.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás

Monteiro não está bem. Assim como Wild, está sem confiança. E no tênis, confiança é 70% do jogo de um tenista.

Talvez fosse o caso de encerrar a temporada mais cedo também, descansar e fazer um plano de temporada bem estratégico.

Não sei quem é o atual treinador do Monteirão, mas ele tá com a confiança bem abalada. A queda no ranking talvez não tenha feito bem a ele, e a saída do top 100 prejudicou seu jogo. O saque não tá legal como antes; o forehand de esquerda (que era canhão) tá mais defensável.

No 1º set teve dificuldades com esse peruano baloeiro (que tava dando devoluções de 3m de altura). No 2º set, fez 2 a 0 e deixou o peruano virar; depois quebrou de novo o adversário e fez 4 a 3; e mais uma vez não conseguiu sustentar a quebra. Esses são sinais de falta de confiança.

De qualquer modo, Monteiro não tem mais pontos a defender até maio do ano que vem. Tudo que fizer de pontos é lucro. Apesar da fase ser muito negativa, será novamente nº 2 do país com justiça, pela carreira que construiu (7 anos seguidos como top 100).

Esse ranking de 170 é surreal pro Monteiro. Ele não tinha esse ranking há muito tempo (quando saía do top 100, girava entre 110 e 120). Ele tem que fazer boas campanhas e sair dessa faixa o quanto antes. E um bom técnico ajuda muito nisso.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

esse ranking 170 não é surreal moço. é real. veja no site da associação dos tenistas profissionais. e pelo que tem jogado é bom até demais. ficar a 3 metros do fundo de quadra dando torpedos aleatórios pro outro lado é algo que entra técnico sai técnico ninguém resolve. boa noite.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

“Realista”, você de “real” não tem nada. A começar pelos fakes sem graça, que não enganam ninguém (se é que você quer enganar). Mas vamos lá.

Seu ódio ao Thiago Monteiro (assim como sua idolatria ao Wild) é pura e simplesmente por questões políticas e ideológicas; só isso. Não é por tênis. Você é xenófobo, meu caro, e tem preconceito pelo cara ser nordestino.

Sobre o Monteiro, ele fez uma temporada 2025 muito ruim. Bem abaixo do que joga. E está com a confiança em baixa (o que tem atingido seu jogo em cheio). Simplesmente isso.

Última edição 1 mês atrás by Marcus Henrique
Realista
Realista
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

Olá. Realista sou eu, Verridiana é outra pessoa. Concordo com ela em bastante coisas, mas discordo de outras. É tão dificil de entender que existam mais pessoas que tem pensamentos diferente do seu?

Realista
Realista
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

Não tem nada a ver esse papo de preconceito. Eu também não gosto da Bia, Pigossi, Bellucci, então eu teria preconceito contra sulista ou nordestino, se decida.
Meu problema com Monteiro é que há muito tempo, no site antigo, apareciam parentes ou vai saber se era o próprio, xingando os críticos.

Thiago
Thiago
1 mês atrás

Fim da linha pro monteiro. Pode enfiar a viola no saco e repensar pra ano q vem.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás

Infelizmente o Monteiro não vai mais conseguir vencer esse tipo de adversário

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás
Responder para  Jorge Luiz

Ele é jovem (31 anos). Tem preparo físico em dia, porque é dedicado à carreira. Tem uns 4 anos ainda de carreira. Mas precisa de um bom treinador pra dar um ânimo.

Desde que encerrou a parceria com o argentino e saiu do top 100, a coisa piorou.

Realista
Realista
1 mês atrás
Responder para  Marcus Henrique

Jovem é relativo… para a vida ele está jovem, para o tenis não. Nesse momento da vida, vai é cair mais e não melhorar.

Marcus Henrique
Marcus Henrique
1 mês atrás
Responder para  Realista

Não existe nada relativo. Jovem é jovem; simples assim. Não existe dois pesos e duas medidas (como você supõe).

Ter menos de 30 anos não é garantia de que um jogador possa entrar no top 100. Mesmo porque o Wild, que você idolatra tanto, tem menos de 30 e tá prestes a sair do top 200…

Há milhares de jogadores com menos de 30 anos no ranking da ATP…e que estão muito longe de ficar 7 anos no top 100 (como Monteiro ficou)

Icaro
Icaro
1 mês atrás

Monteirão caiu pelas tabelas, pra quem já ficou ali no top 100 tranquilo, vai ter que suar sangue pra voltar. Aceleraaaa Monteiro.

Paulo A.
Paulo A.
1 mês atrás

Que fase ruim do Thiago. Uma pena.

Diego
Diego
1 mês atrás

É desanimante torcer para brasileiros,quando a gente acha que não vai,realmente não vai,e quando acha que vai,aí que não vai mesmo
E normal perder mesmo para jogador bem abaixo no ranking,e do esporte e por isso é tão gostoso
Mas quando vira rotina,quando o jogador raramente passa da segunda rodada e pior,quando passa é motivo de comemoração,pois sempre perde na primeira,aí a gente fica muito decepcionado,desanima bastante mesmo
Isso vale para todos os brasileiros mesmo,eles só chegam longe quando é torneio future no Brasil,ou vez ou outra faz alguma coisa em challengers
Fonseca deu um fio de esperança,foi bem na Davis,mas já voltou mal,só joga onde quer e depois reclama de falta de ritmo
Mas seguimos torcendo

Fernando
Fernando
1 mês atrás

Quando eu falo que o negócio do Monteiro é peteca ou frescobol ninguém acredita.

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
1 mês atrás
Responder para  Fernando

adiciono também o beach tennis. veja o suceeso que o Fabricio Neis tá fazendo. ele Monteiro, jogaria mais leve. mais solto. nesses esportes com certeza. hoje novamente parecia um robô em quadra.

Sergio
Sergio
1 mês atrás

Alguém tem alguma dúvida da lição que o Monteiro deveria tirar dessa derrota?
Não há palavras (#*#*•$@&) que traduzam os pensamentos que essa derrota suscita.
Triste!!!!!

Juca Silva
Juca Silva
1 mês atrás

É com grande pesar que leio a noticia de que o limitadíssimo Monteiro (apesar das inúmeras derrotas e resultados pífios) passará a ser o segundo melhor do país na ATP. É um tapa na cara do tênis masculino nacional em simples. Que fase terrível a maioria brutal dos tenistas nacionais estão passando. Lamentável !!!

Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
1 mês atrás
Responder para  Juca Silva

concordo sr. Juca. também considero um tapa na cara. ganhar 1 jogo em chalenger e com um resultado desse ser o novo número 2 do país. é broxante demais. mas para os comandantes do tênis do brasiu (tsc) está sempre tudo ótimo. nas entrevistas. nos programas.

Refaelov
Refaelov
1 mês atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

Está tudo ótimo não, “vivemos o melhor momento da história do tenis nacional” segundo eles.. vivem em Narnia..

F.F.
F.F.
1 mês atrás

Terrível

Rogério
Rogério
1 mês atrás

Essa nova geração de tenista da América do Sul vem pedindo passagem e vai dominar os Challengers no continente daqui pra frente, Gonzalo Bueno, Prado Ângelo, Mexa, Midon, Barrena, etc. O Monteiro vai ter que se aprimorar se quiser manter este nível.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
1 mês atrás
Responder para  Rogério

Daniel Valejo, aquele outro peruano Ignácio não lembro o sobrenome, acho que é Bulse

Alberto Carlos Vaz Ferreira
Alberto Carlos Vaz Ferreira
1 mês atrás
Responder para  Jorge Luiz

esse mesmo

Rogério
Rogério
1 mês atrás
Responder para  Jorge Luiz

Sim, o Vellejo tb. O Buse penso que é um nível acima, vai para os ATPs.

Juscelino
Juscelino
1 mês atrás

Monteiro, enfrenta um momento ruim. Torço para que recupere seu melhor tênis.
Apesar de tudo, será o segundo melhor do Brasil.
Competitivo, temos apenas João Fonseca no momento.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.