Londres (Inglaterra) – Nesta segunda-feira, o espanhol Carlos Alcaraz se tornou o 15º maior número 1 da história da ATP, deixando para trás o britânico Andy Murray ao garantir sua 42ª semana na ponta. Ele está a uma semana de empatar com o catarinense Gustavo Kuerten, que tem 43 semanas na liderança, e irá superar também o brasileiro daqui duas semanas.
Depois de Guga, o próximo da lista é o norte-americano Jim Courier (13º), com 58 semanas, marca que Alcaraz não conseguirá superar nesta temporada. O italiano Jannik Sinner é o 12º com mais tempo no topo do ranking, colocação na qual figurou por 65 semanas até ser superado pelo rival espanhol após a disputa do US Open, onde eles se enfrentaram na final.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Alcaraz também está ajudando a Espanha a buscar a quarta colocação como país que tem mais semanas lideradas. Nesta segunda-feira, eles chegaram a 261 semanas, somando os números também de Carlos Moyá, Juan Carlos Ferrero e Rafael Nadal. Com mais nove irão alcançar as 270 semanas dos tchecos, todas elas de Ivan Lendl.
Os espanhóis aparecem em quinto no número de semanas lideradas, mas são a segunda nação que mais produziu número 1 do mundo (4) atrás apenas dos Estados Unidos com seis. Apenas cinco países tiveram mais de um número 1 do mundo. Os outros três são a Austrália, Suécia e Rússia. Ao todo, somente 15 nações conseguiram fazer líderes do ranking da ATP.
ainda longe das 237 semanas consecutivas, o recorde mais difícil e importante do tênis
Kkkkkkk
correção: Lendl é considerado norte-americano pela ATP
Caro Alexandre, Ivan Lendl defendeu a então Tchecoslováquia (números que foram herdados pela República Tcheca) até 7 de julho de 1992, quando se tornou cidadão dos Estados Unidos. Como todas as suas semanas como número 1 do mundo vieram antes desta data, entre fevereiro de 1983 e agosto de 1990, elas não contam para os EUA.
E tem um aqui que diz que Alcaraz é o n.1 mais fake da historia… kkkkk. Hilário. Alcaraz com 22 anos tem 6GS, sendo que o unico jogador da historia que chegou mais rapido a 6GS que Alcaraz foi Bjorn Borg, que somente em 77 quando já tinha 4GS conseguiu chegar ao n.1, desbancando Jimmy Connors que vinha do então record de 160 semanas seguidas, record que aliás, só foi superado por Federer até hoje. Alcaraz está fazendo historia, se mantiver esse foco, ritmo, e conseguir se manter saudável, sem maiores lesões, pode chegar a ser uma das grandes lendas do tenis, top 3, ou top 5 da historia. Sinner também, apesar de ter despontado mais tarde que Alcaraz, parece ser mais constante.
O alcaraz está jogando muito, vai bater muitos record