Ningbo (China) – A luta pelas duas vagas restantes para o WTA Finals promete esquentar ainda mais nesta semana com a disputa do WTA 500 de Ningbo. As três principais concorrentes estão inscritas no evento chinês e devem brigar ponto a ponto por um lugar no torneio que encerra a temporada feminina e que neste ano acontece em Riad, na Arábia Saudita.
Hoje à frente de duas rivais diretas, a russa Mirra Andreeva será a cabeça 1 em Ningbo e entra direto na segunda fase. Sua adversária de estreia sairá do confronto entre a britânica Emma Raducanu e a chinesa Lin Zhu. Caso avance, a tenista de 18 anos segue sem ter vida fácil pela frente, já que pode enfrentar as tchecas Marketa Vondrousova ou a compatriota Daiana Shnaider nas quartas de final.
Oitava colocada e momentaneamente ocupando a última vaga para o Finals, a italiana Jasmine Paolini é a segunda principal inscrita do torneio e aguarda pela vencedora do duelo entre a local Shuai Zhang e a russa Veronika Kudermetova. Mais à frente, suas principais concorrentes seriam a suíça Belinda Bencic ou a polonesa Magda Linette.
Na mesma chave de Paolini está a cazaque Elena Rybakina, hoje nona colocada na corrida, a menos de 200 pontos da rival italiana. A campeã de Wimbledon de 2022 será a cabeça 3 na China e abre campanha contra a jovem sensação canadense Victoria Mboko ou a ucraniana Dayana Yastremska. No setor, outra ameaça importante é da dinamarquesa Clara Tauson, cabeça 5 e que está rodeada por três qualifiers.
Além do WTA 500 de Ningbo, o circuito feminino seguirá por mais duas semanas de torneios, com a disputa do WTA 500 Tóquio na semana seguinte e mais três eventos de nível 250 entre o fim de outubro e início de novembro, colocando 1.250 pontos em jogo para a definição das últimas duas vagas para o Finals.
Até o momento, seis nomes já estão confirmados: Aryna Sabalenka, Iga Swiatek, Coco Gauff, Amanda Anisimova, Jessica Pegula e Madison Keys, esta última garantida pelo título do Australian Open em janeiro.