Rio de Janeiro (RJ) – O Australian Open Junior Series South America, torneio que classifica os campeões para a chave principal juvenil do Aberto da Austrália, em 2026, começa na próxima segunda-feira, dia 13, Rio Tennis Academy.
A competição, disputada no piso rápido semelhante ao Grand Slam em Melbourne, será disputada em sistema round-robin, ou seja, em grupos, dando mais oportunidade aos atletas na disputa. Os vencedores de cada grupo passam direto para as semifinais. O evento tem jogadores de todo continente sul-americano e é organizado pela Cosat, a Confederação Sul-americana de Tênis, em parceria com a Tennis Australia, a federação australiana, e a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Entre os atletas participantes, dois são da casa, Leonardo Storck, atual vice-campeão, e Carlos Eduardo Lino, ambos convocados para a Copa Davis juvenil, que será disputada em novembro no Chile, na categoria 16 anos.
Outros brasileiros na disputa serão Livas Damázio, que joga a Copa Davis juvenil junto com Cadu e Storck, Felipe Mamede, Lucas Moscatto e Lorenzo Corsini e Augusto Scheidt no masculino. Entre as mulheres estarão Nathalia Tourinho, Ana Cruz, Maria Carbone e Beatriz Rodrigues. Os brasileiros disputarão a vaga contra atletas da Argentina, Paraguai, Peru, Venezuela, Chile, Bolívia, Equador e Colômbia.
No ano passado, os campeões foram os brasileiros Nauhany Silva e Pedro Dietrich. Nauhany hoje ocupa um posto entre as 35 melhores do mundo com apenas 15 anos e recentemente fez história sendo uma das mais jovens a vencer um jogo da WTA.