* Atualizado após a rodada de duplas
Cali (Colômbia) – Depois de ter vencido quatro jogos na semana, sendo dois do quali e mais dois na chave principal, Mateus Alves se despediu nas quartas de final do challenger de Cali, em quadras de saibro na Colômbia. Ele foi superado nesta sexta-feira pelo chileno Tomas Barrios Vera, principal cabeça de chave e 137º do ranking, que marcou as parciais de 6/4 e 6/2.
Paulista de 24 anos e 462º do ranking, Alves recebe 16 pontos na ATP e está saltando para o 427º lugar. Sua melhor marca é a 271ª posição, alcançada em novembro do ano passado.
A partida contra Barrios Vera teve muitos atrasos e paralisações por chuva. A mais longa delas, quando o chileno liderava o primeiro set por 3/2, já com quebra de vantagem. O principal favorito escapou dos dois break-points que enfrentou no set inicial e se manteve à frente no placar até o fim.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ainda que o brasileiro tenha terminado o jogo com 13 aces, sendo oito no primeiro set, ele continuou sofrendo pressão nos games de serviço e permitiu duas novas quebras no segundo set e não aproveitou nenhum dos quatro break-points que teve na parcial.
Brasileiro também se despede nas duplas
Alves caiu nas quartas de final de duplas, ao lado do mineiro Bruno Oliveira. Os brasileiros foram superados pelo colombiano Cristian Rodriguez e o boliviano Federico Zeballos, em jogo iniciado ainda na quinta-feira e retomaado nesta sexta, com parciais de 3/6, 6/2 e 10-5.