Bruxelas (Bélgica) – A desistência do norte-americano Frances Tiafoe, 28º do ranking nesta semana, permitirá que o carioca João Fonseca seja designado cabeça de chave de um torneio de nível ATP pela primeira vez em sua curta carreira. O brasileiro, 43º do mundo, entrará como oitavo principal inscrito para o ATP 250 de Bruxelas, sobre piso sintético coberto, que começa nesta segunda-feira.
Tiafoe foi mais um tenista que anunciou que não jogará mais nesta temporada, procurando antecipar descanso e pré-temporada para assim recuperar seu melhor tênis. O norte-americano começou o calendário como 17º, chegou a figurar como 11º em julho, mas não defendeu resultados e despencou em setembro.
Fonseca não disputa torneios do circuito da ATP a derrota na terceira rodada do US Open. Nesse período, ganhou três jogos oficiais, dois pela Copa Davis contra a Grécia e outro na Laver Cup. Com isso, o jogador de 19 anos soma 21 vitórias e 14 derrotas na temporada em torneios considerados de primeira linha, além de mais 10 vitórias em 11 possíveis em nível challenger.
Até aqui, os outros sete cabeças de chave em Bruxelas são Lorenzo Musetti (9º), Félix Auger-Aliassime (13º), Jiri Lehecka (19º), Alejandro Davidovich Fokina (20º), Giovanni Perricard (37º), Jaume Munar (41º) e Sebastian Baez (42º). Como oitavo cabeça, Fonseca poderá enfrentar alguns tenistas de bom currículo na estreia, como Zizou Bergs, Benjamin Bonzi, Daniel Altmaier, Marcos Giron, Roberto Bautista, Reilly Opelka e David Goffin.
O sorteio da chave de Bruxelas acontecerá sábado. Bautista é o atual campeão e Aliassime levantou o título de 2022.
Do jeito que está escrito o antepenúltimo parágrafo, dá a entender, pra mim, que a Copa Davis não é um torneio oficial.
o site está correto… copa Davis não faz parte do circuito da ATP… pertence à ITF
Não sei quem copiou de quem, mas esta matéria é praticamente a mesma publicada pelo GE
Não copiamos ninguém, Evandro. Trabalhamos com nossas próprias informações. Temos 27 de história para isso.
Acredito que a do GE, eles basicamente deixam essas notícias curtas nas mãos de estagiários estudantes de jornalismo. Que por muitas vezes entendem, se entendem, apenas de futebol, aí eles bebem na fonte dos blogs especializados dos esportes não hegemônicos. Inclusive lá desinformam que o Tiafoe é francês…
Espero que tenha um bom sorteio para permitir adquirir ritmo de jogo nas primeiras rodadas
Tá me cheirando derrota precoce. Um jogador de ranking tão alto precisa se manter mais ativo entre os torneios ATP para consolidar sua posição e adquirir experiência contra adversários duros. A falta de ritmo pode pesar já na primeira rodada em Bruxelas.
Quem seria o jogador de ranking tão alto, Fonseca?
O ranking dele é de baixo para médio.
Sim, certissimo vc. Top 50 é baixo pra médio. Alias, em qualquer profissão se vc estiver entre os 50 melhores do mundo vc está entre os baixos/médios da profissão
Justamente, Bruxelas n é um M1000, é um 250, busca-se ritmo ali.