Pequim (China) – Na final de duplas masculina, a dupla do finlandês Harri Heliovaara com o britânico Henry Patten, cabeça de chave número 3, derrotou os russos Karen Khachanov e Andrey Rublev de virada, com 4/6, 6/3 e 10-8 para conquistar o título do ATP 500 de Pequim, compensando o arrependimento da derrota na final do ano passado.
Eles não perderam nenhum set a caminho da final, mas logo no primeiro set acabaram levando a pior. Mesmo assim se mantiveram firmes e buscaram a virada. “Vencer torneios é o que fazemos, é por isso que treinamos e nos esforçamos. Nossa família está em casa, sentindo nossa falta. Isso faz tudo valer a pena”, disse Heliovaara.
“Faz tempo que não ganhamos um torneio. Foi muito trabalho duro e muitos resultados decepcionantes. Chegamos bem perto. Então, estamos extremamente animados”, acrescentou Patten.
Com a vitória, a dupla finlandesa-britânica se classificou para o ATP Finals pelo segundo ano consecutivo. Eles são a quarta dupla a garantir vaga no prestigiado evento de fim de ano, junto com Julian Cash/Lloyd Glasspool , Marcel Granollers/Horácio Zeballos e Marcelo Arevalo/Mate Pavic.
No ano passado, Heliovaara e Patten começaram sua parceria durante a temporada de saibro e ainda conseguiram chegar a Turim. Em seu primeiro ano completo juntos, eles repetiram o feito.
Após triunfarem em Wimbledon em 2024, Heliovaara e Patten conquistaram mais Grand Slam neste ano, levantando a taça do Australian Open. Eles também triunfaram em Pequim e chegaram à final em Dubai, avançando para oito semifinais adicionais, incluindo três em eventos Masters 1000: Miami, Monte Carlo e Roma.










