Chengdu (China) – Os dois finalistas do ATP 250 de Chengdu começaram o torneio em situações bem diferentes. de um lado o italiano Lorenzo Musetti era o cabeça de chave 1 e estreou direto na segunda rodada, e do outro o chileno Alejandro Tabilo teve que furar o quali para então entrar na disputa e se garantir na decisão.
Nesta segunda-feira, os dois garantiram seus lugares na final com vitórias em sets diretos. Tabilo foi o primeiro a entrar em quadra, vencendo o norte-americano Brandon Nakashima, quarto mais bem cotado ao título, com parciais de 6/4 e 7/6(7-0), depois de 1h36 de partida.
Campeão em Auckland e Mallorca no ano passado, o chileno tem enfrentado dificuldades nos últimos 18 meses. Ele chegou a Chengdu com apenas 5 vitórias e 13 derrotas na temporada, mas perdeu apenas um set a caminho da final. Tabilo está voltando ao top 100, saindo da 112ª colocação para a 84ª, e pode ser até o 72º do mundo se for campeão.
Fechando as semifinais em Chengdu, Musetti se tornou o primeiro jogador a chegar à final do torneio chinês, disputado desde 2016, mais de uma vez. Ele derrotou o cazaque Alexander Shevchenko com parciais de 6/3 e 6/1 e vai em busca de seu terceiro título de ATP, o primeiro desde Nápoles em 2022.
O italiano chegou à sua primeira final em Chengdu no ano passado, perdendo para Juncheng Shang na disputa pelo título. Buscando ir ainda mais longe esta semana, o jogador de 23 anos conquistou 92% dos seus pontos de primeiro serviço contra Shevchenko e não sofreu nenhum break-point na vitória sobre o cazaque.