Guadalajara (México) – Jogadora mais jovem no atual top 100 do ranking mundial, Iva Jovic conquistou o título do WTA 500 de Guadalajara. A norte-americana de 17 anos superou neste domingo a colombiana Emiliana Arango por 6/4 e 6/1 em 1h35 de partida.
Jovic é a atual 73ª do ranking e está com a melhor marca da carreira. A grande campanha em Guadalajara faz com que a norte-americana salte para o top 40 do ranking mundial, chegando ao 36º lugar. A campeã soma 500 pontos no ranking e recebe US$ 164 mil.
A first-time champion at 17 years old 👏
Iva Jovic defeats Arango 6-4, 6-1 for her debut title!#GDLOpenAKRONxSantander pic.twitter.com/erAqD1dGhf
— wta (@WTA) September 14, 2025
Ao longo da semana, Jovic venceu dois duelos da nova geração, contra a andorrana Victoria Jimenez Kasintseva nas quartas de final e diante da tcheca Nikola Bartunkova na semi. Sua campanha também teve vitórias sobre a polonesa Katarzyna Kawa na estreia e a colombiana Camila Osorio, única cabeça de chave que enfrentou, na segunda rodada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Sei que hoje você não estava sentindo seu melhor, mas você lutou e entregou um show para o público. Tenho muito respeito por você”, disse Jovic, durante a cerimônia de premiação. “Não é fácil começar no circuito quando você é jovem e não tem muitos amigos, mas pessoas como a Emiliana sempre me fazem sorrir e me sentir melhor no circuito”.
Emiliana Arango has so much to be proud of ❤️🩹
Iva Jovic pays tribute to her opponent after the final in Guadalajara.#GDLOpenAKRONxSantander pic.twitter.com/Z9lQxDZHq5
— wta (@WTA) September 14, 2025
Já a vice-campeã Emiliana Arango fez mais uma boa campanha no México, depois de ter sido finalista do WTA 500 de Mérida em março. A jogadora de 24 anos e 86ª do ranking também venceu um torneio da série 125 em Cancun, disputado neste ano. Outro bom resultado no México foi em 2023, quando Guadalajara recebia um WTA 1000 e ela chegou às quartas. A vice recebe US$ 101 mil e 325 pontos, aproximando-se do top 50.
O primeiro set teve mais alternâncias no placar, com direito a cinco quebras de saque consecutivas. Jovic era a jogadora mais agressiva em quadra e foi eficiente nas devoluções de saque. E ainda naquela parcial, Arango já apresentava algumas limitações físicas, mas não deixou de lutar em nenhum momento. A norte-americana foi dominante no segundo set, conseguindo três novas quebras. Ela fez 27 winners contra 10 e cometeu um erro a mais, 11 a 10.
Irina Khromacheva e Melichar conquistam o título de duplas
Já na final de duplas, a russa Irina Khromacheva e a norte-americana Nicole Melichar-Martinez conquistaram o título. Principais cabeças de chave, elas venceram a mexicana Giuliana Olmos e a indonésia Aldila Sutjiadi por 6/3 e 6/4. Khromacheva, de 30 anos e 19ª do ranking, conquistou seu décimo título na WTA. Já Melichar, de 32 anos, chegou ao 17º título da carreira.
Meet your 2025 Guadalajara doubles champions 🏆🏆
Nicole Melichar-Martinez and Irina Khromacheva 👏#GDLOpenAKRONxSantander pic.twitter.com/44iWLeeDZl
— wta (@WTA) September 14, 2025











Que linda ela! Ejoga muito.