Fonseca derruba Tsitsipas na Grécia e decide o confronto na Davis

Foto: André Gemmer/CBT

Atenas (Grécia) – A temporada de marcas expressivas de João Fonseca teve mais um grande resultado neste domingo. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil venceu Stefanos Tsitsipas, ex-número 3 do mundo e atual 27º do ranking, para definir o confronto contra a Grécia pelo Grupo Mundial I da Copa Davis por 3 a 1. Fonseca marcou as parciais de 6/4, 3/6 e 7/5 em 2h07 de partida.

A vitória mantém o Brasil no Qualificatório Mundial da Copa Davis, com chance de classificação para a fase final de 2026. Já a Grécia terá que disputar uma repescagem em fevereiro para se manter no Grupo I. Fonseca marca sua quarta vitória em seis jogos pela competição e foi o grande nome do confronto, já que também havia vencido Stefanos Sakellaridis no último sábado.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Além disso, o carioca impõe uma rara derrota na Davis a Tsitsipas, que perdeu apenas o segundo jogo em 15 disputados. O grego havia derrotado Thiago Wild no dia anterior. O outro ponto brasileiro veio com Marcelo Melo e Rafael Matos nas duplas.

O próximo compromisso de Fonseca será a Laver Cup, a partir de sexta-feira, em San Francisco, nos Estados Unidos. O brasileiro fará sua estreia na competição, jogando pelo Time Mundo, ao lado nomes como o norte-americano Taylor Fritz e o australiano Alex de Minaur.

O primeiro set da partida foi excelente para Fonseca, que sacou muito bem e não enfrentou break-points. Ele cedeu apenas três pontos em seus games de serviço, além de ter conseguido uma quebra logo cedo, utilizando devoluções profundas, que complicaram o grego. O brasileiro saiu vencendo por 2/0 e ainda teve break-points que poderiam aumentar sua vantagem no terceiro game. E ainda que Tsitsipas tinha mantido o saque, ele não conseguiu ameaçar o serviço de Fonseca.

A segunda parcial também teve apenas uma quebra, conquistada por Tsitsipas. O grego se aproveitou de um game com poucos primeiros serviços em quadra e com alguns erros do brasileiro para abrir 4/2 e salvou o único break-point que enfrentou logo no começo. O tenista da casa chegou a receber atendimento do fisioterapeuta no vestiário por três minutos durante a parcial.

Tsitsipas começou melhor no terceiro set e chegou a vencer três games seguidos para abrir 4/2. O grego ficou a um game da vitória quando liderava por 5/3, mas Fonseca devolveu a quebra em um game com dois erros e uma dupla falta do anfitrião para igualar o set. O jovem carioca também confirmou o serviço no 5/5 e colocou ainda mais pressão do outro lado. Com mais devoluções agressivas e se aproveitando do nervosismo do grego, Fonseca quebrou de novo e selou a classificação brasileira.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por CBT (@cbtoficial)

Subscribe
Notificar
guest
36 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Machado
Daniel Machado
4 horas atrás

A maturidade do João Fonseca com 19 anos é incrível.

Rodrigues
Rodrigues
4 horas atrás

Hoje vamos ficar livres dessa gente que adora escandalizar num dia de derrota ou. De vitórias jogando abaixo .
Ontem João não jogou bem . Nessa hora ninguém lembra da idade , da falta de experiência , maturidade, com uma responsabilidade do tamanho de um King Kong + Godzilla nas costas , pois qualquer Zé Ruela sabe que Wild não daria para confiar . E entre algumas pérolas , mesmo depois de estar em 42o na Corrida e ser o 26o top 100 com mais vitórias , teve unzinho que mandou que JF perdeu jogando mal , abaixo da crítica , “como na grande maioria de suas partidas neste ano ” .
Galera , pensa ? Olha as maluquices que nego consegue chegar aqui neste espaço .
Dá-lhe João !!!! Com direito a quebrar saque no 4/5* , depois de outros 3 games em que não fez um ponto sequer no saque do cara . Ficou no jogo ! Aguentou ! Não desistiu ! E colheu !

Luiz Otávio
Luiz Otávio
3 horas atrás
Responder para  Rodrigues

Só de falar mal do outro brasileiro te demonstra um chato. Hoje era Brasil e não bandeira política/personalidade/simpatia.

Marcos Antonio Vargas Pereira
Marcos Antonio Vargas Pereira
3 horas atrás
Responder para  Luiz Otávio

Ele não falou mal, falou que não dava pra confiar o que é diferente.

Rodrigues
Rodrigues
3 horas atrás
Responder para  Luiz Otávio

Caro sujeito , se vc. não entende e nao acompanha tênis minimamente para ter uma opinião fria e técnica sobre o atual momento terrível do Wild , não tenho culpa . Grandíssimo CHATO e sem conhecimento do esporte é VOCÊ!
Não tenho nada contra Wild . Só não queira me falar que o cara está jogando bem , pois qualquer Zé Ruela está vendo que não está .

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
4 horas atrás

O Jovem Tenista Brasileiro, tem muito a progredir. TOP 42 , ainda vence somente 21 % dos pontos quando é devolvedor na ATP . Mas em contra partida, já vence 81% dos pontos quando Serve . Mas tem um coração do tamanho do Brasil . Tsitsipas vai assinar embaixo. Tudo isso na sua primeira temporada como Profissional…Abs!

Jorge Luiz
3 horas atrás

Ufaa, coração disparado, Joaão Fonseca, Joaão Fonseca!!!

Sergio lopes
Sergio lopes
3 horas atrás

O garoto é demais. Acabou de fazer 19 anos e já passou por grandes desafios! Demais! Boa João! Parabéns, Brasil!!!

Ricardo Schwery
Ricardo Schwery
3 horas atrás

Grande garoto – o futuro é todo seu!!!

Luciano
Luciano
3 horas atrás

Onde estão os haters!!! Que só criticam tá aí!!! Virou um jogo contra o ex número 3 do mundo na casa dele!!

André Borges
André Borges
3 horas atrás

Fonseca mais sólido hoje, soube aproveitar que o Tsitsipas eh muito instável, erra bastante e treme. Boa partida.

Leandro Heck
Leandro Heck
2 horas atrás
Responder para  André Borges

Erra bastante? Hoje o Tsitsipas esteve quase impecável. Não deprecie o mérito do João..

Leonel
Leonel
3 horas atrás

Essa vitória vai dar moral pro JF pro final de ano arrebentar. Chegar no top 30 ou mais.precisava ganhar jogos importantes como esse. Tá de parabéns e bem vindo a um. novo degrau na carreira.

Guilherme do E.S. Ribeiro
Guilherme do E.S. Ribeiro
3 horas atrás

Fonseca teve o mérito de ficar na partida e manter a cabeça no lugar, mas o mental do grego está firme igual prego na manteiga. Depois do 5/3, o grego errou quase tudo. Bom pra nós. Boa vitória do Fonseca. E Brasil classificado

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
3 horas atrás

Rapaz, que jogo ein, João começou bem, depois o grego elevou o nível, e aí no final desceu o nível e o Fonsecao passou o rodo, boa fonsecaaaa, e ainda sendo gente como a gente, falando palavrão pra carai na entrevista kkkk

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
3 horas atrás

Ah, e como é bom ver esse mimado perder, nossa, me dá uma alegria tremenda

Luiz Otávio
Luiz Otávio
3 horas atrás

Ainda tem gente reclamando do pia de 19 anos…PQP!

Rodrigues
Rodrigues
3 horas atrás
Responder para  Luiz Otávio

Você tem problemas ! Fui ler todos os comentários até aqui . E felizmente não teve ninguém falando mal do Joao não . Vc sofre ou de ansiedade persecutória mesmo .

Paulo Revero
Paulo Revero
3 horas atrás

Em q pese a afinada monstro do Tsitsipas na hora de fechar, p*ta vitória do JOÃO, ficou firmão até o fim. Esperanças nele ganham novo fôlego!

Marcus Henrique
Marcus Henrique
3 horas atrás

A partir do 4×5 do 3º set, Fonseca jogou DEMAIS. Muito mesmo. Jogou tudo que não tinha jogado no 3º set, nos últimos 4 games.

Mesmo com a devolução ainda abaixo da média, Fonseca melhorou muito o saque. E seu forehand dispensa comentários: é um balaço de direita.

A verdade é que João salvou a pele do Jaime Oncins, pois se tivéssemos que decidir no 5º jogo dependendo do Wild, todo mundo sabe que estaria perdido.

Só os haters anti-Monteiro endeusam o jogo descompromissado do Wild (por pura trolagem). Brasil venceu o duelo jogando com apenas um tenista de simples.

Fica o puxão de orelha no Oncins: convoque pro nº 2 do país, jogadores que mostrem ânimo e interesse nas partidas. Wild não está em condições de representar o Brasil na Davis. E não podemos ficar sobrecarregando só o João.

Fonsequismo fonsequisado
Fonsequismo fonsequisado
3 horas atrás
Responder para  Marcus Henrique

João vai acabar sendo um tsitsipas do brasil

Marcus Henrique
Marcus Henrique
2 horas atrás

Não sei.

Tsitsipas é um bom jogador. Bate bem na bola. Tem um backhand lindo de uma mão só (na escola Federer).

Problema do Tsitsipas é a vida pessoal dele que é bagunçada. Problemas com o pai, problemas com os técnicos, fim de relacionamento com a Badosa. Tudo isso acabou com o mental e a confiança do grego.

Renato
Renato
2 horas atrás
Responder para  Marcus Henrique

O Wild seria favorito contra o outro grego, com certeza…

Maurício
Maurício
3 horas atrás

Vitória importante do João Fonseca, para elevar sua confiança, super importante ter ficado no jogo, quando o Tsitsipas estava sacando para o jogo, e depois seguiu firme, vamos João

Jose da Silva
Jose da Silva
3 horas atrás

Hoje o tal Realista do botequim e o FF americano não dirão nada, nada.

André Borges
André Borges
2 horas atrás
Responder para  Jose da Silva

Não dirão, me disseram que estao chorando como condenados pois tiveram muitas decepções fortes essa semana…..

AKC
AKC
3 horas atrás

Na entrevista, o grego vai dizer que jogou melhor…

JClaudio
JClaudio
3 horas atrás

Brasil confirmou o favoritismo contra a Grécia, numa quadra “fofa” (bastante lenta), João Fonseca conseguiu duas importantes vitórias, a dupla era ponto certo.
O Brasil necessitava de um segundo jogador mais competitivo, Wild não é esse jogador, o time ficaria muito forte, em qualquer tipo de piso.

Helder Cordeiro
Helder Cordeiro
3 horas atrás

Essa vitória conta pontos no ranking atp?

Rodrigo Lightman
Rodrigo Lightman
2 horas atrás
Responder para  Helder Cordeiro

Não

Rockton
Rockton
3 horas atrás

Caracas!
19 anos e carregando o tênis brasileiro nas costas Fantástico!
Se Fonseca não conseguisse ganhar esse jogo Brasil muito provavelmente iria perder o confronto, pois o Doidão do Wild é “morro abaixo “.

Marco Aurelio
Marco Aurelio
3 horas atrás

Prezado João Fonseca, show!!! Como eu já antevia, você está cada vez mais maduro, mais técnico!! Imagino daqui a uns 3 anos, você e o Guto Miguel, na Davis!!! Omg!!!

Kario
Kario
3 horas atrás

Vitória gigantesca do nosso João. Mesmo em má fase, não é qq um q ganha do Tsi numa Copa Davis jogando em Atenas. Valeu muito, parabéns pra equipe.

Santista
Santista
2 horas atrás

Muito bom jogo, nem pelo avanço na Davis mas pela apresentação do João. Muito bom de assistir, e palmas para Caze tv que propiciou esse belo momento.

Fabio
Fabio
2 horas atrás

Nem choro de mamãe e nem de papai. Papaidoupoulos.

Leonel
Leonel
2 horas atrás

Sem chegar mais ninguém o formato da Davis pro Brasil ficou bom. JF ganhando os jogos de simples e uma dupla forte que já temos garantindo o desempate. No mínimo estaremos mais 10.anos.no grupo.de.elite. Não digo ser campeão da Davis pq aí é ufanismo. Onde tem Alcaraz e Sinner podem esquecer. Fica ali o título.l Itália e Espanha.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.