Seul (Coreia do Sul) – Após a queda nas quartas de final do SP Open, Beatriz Haddad Maia está na chave do WTA 500 de Seul, que já começa na próxima segunda-feira. A número 1 do Brasil e 27 do mundo é a cabeça de chave 6 e atual campeã do torneio.
Bia estreia contra a sul-coreana Dayeon Back. E se vencer, certamente enfrenta uma tenista vinda do quali, já que duas delas duelam na primeira rodada da chave principal.
A cabeça de chave mais próxima de Bia é a russa Ekaterina Alexandrova, número 11 do ranking e segunda favorita, que entra diretamente nas oitavas contra a francesa Lois Boisson ou a convidada local Yeonwoo Ku.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ainda na parte de baixo da chave estão a australiana Daria Kasatkina, finalista no ano passado, e a russa Diana Shnaider. Por ser cabeça 4, Kasatkina entra na segunda fase e espera a sul-coreana Sohyun Park ou uma tenista do quali.
Iga tem campeãs de Grand Slam em seu lado da chave
A principal atração do torneio é Iga Swiatek, número 2 do mundo e atual campeã de Wimbledon. A polonesa espera pela vencedora entre a chinesa Lin Zhu e a romena Sorana Cirstea e tem nomes como Barbora Krejcikova e Emma Raducanu no quadrante.
Já a dinamarquesa Clara Tauson é a terceira favorita e aguarda a vencedora entre a norte-americana Ashlyn Krueger e alemã Eva Lys e tem Sofia Kenin, também dos Estados Unidos, em seu quadrante.
O torneio em Seul vale 500 pontos para a campeã, 325 para a vice e 195 para as semifinalistas. Uma vitória na estreia vale 60 pontos, com 108 para quem chegar às quartas.
É, acho q a realidade vem agora. Perdendo os pontos de Seul, a Bia cai pra uma posição no ranking mais condizente com seu tenis. A partir daí jogará torneios com tenistas mais do seu nível, podendo chegar um pouco mais longe. A estada no top 20 foi boa.
Torneio forte, mas já sabíamos que esse momento da queda iria acontecer. Ultima semana da Bia no top 30. Torcer para que ganhe ao menos uns dois ou tres jogos, diminuindo o prejuizo
Teoricamente a chave tá boa para chegar até as quartas, mas em se tratando da Bia…
Vai despencar
Dayeon Back, número 306 do ranking…
Agora a ficha vai cair. Nessa fase que ela se encontra é difícil se manter mais tempo porque a Bia só tem um jogo padrão contra qualquer adversária. Ficando a mercê de a bola entrar ou não. Ela deveria aprender e treinar uma forma de ficar no jogo se naquele dia as bolas não estiverem entrando.
Como fez a Pigossi contra a Bia. O nível da Pigossi é muito abaixo do da Bia. Então ela jogou a Bia para trás com bolas altas e quando a bola encurtava ela atacava.
Eu gostaria de perguntar a Bia porque ela centralizar o tempo todo a bola. Isso deve ser feito no início do ponto ou na devolução para não dar ângulo para a adversária.
Se a adversária é mais rápida do que ela, centralizar a bola é bom para a adversária que a coloca para correr. E a Bia não enxerga isso e continua com a bola no centro da quadra.
Ser 30 ou 20 do mundo é um resultado sensacional. Mas para se manter lá tem que acrescentar mais ao jogo dela.
Os erros são sempre os mesmos. Dupla falta para iniciar os pontos. Isso é recorrente. No break point a mesma coisa.
No jogo de dupla com a Candioto a Bia não confirmou nenhum serviço. Novamente a Bia centralizando a bola e a adversária matando o ponto.
Eu gosto muito da Bia mas não consigo assistir aos jogos dela. Parece que ela está num constante sofrimento psicológico. Passa uma sensação ruim pra quem está assistindo. Não é sobre técnica ou tática. Ninguém fica tanto tempo entre top10, top20 e top30 sem tenis pra isso. Os pontos não caem do céu. Acompanhando o circuito a gente vê várias ex-top10 e Grand Slam winners sofrendo pra voltar a ter bons resultados. O circuito não é fácil. Apenas torço à distância para que Bia saia desse buraco mental que ela se encontra no momento.
500 pontos a defender agora, e mais 300 em outubro. A situação não é nada animadora…
Valeu Bia. A 3 melhor tenistas da história do Brasil.
Deu sorte na chave, vai pegar 307 do ranking. A parte dura da chave ficou na parte cima onde está Iga. Acontece que a Bia vem jogando mal