Sabalenka tenta bicampeonato em NY, Anisimova busca o 1º Slam

Fotos: FFT e Simon Bruty/USTA

Nova York (EUA) – A campeã do US Open será conhecida neste sábado. Aryna Sabalenka e Amanda Anisimova se enfrentam a partir das 17h (de Brasília). Será o décimo encontro entre elas e a vantagem é da norte-americana, com seis vitórias contra três da bielorrussa. Anisimova venceu também o último duelo entre elas, na semifinal de Wimbledon. A transmissão é da ESPN 2 e Sportv 3.

Líder do ranking mundial, Sabalenka disputará sua sétima final de Grand Slam e a terceira seguida no US Open. A bielorrussa de 27 anos é a atual campeã do torneio e ficou com o vice em 2023, superada por Coco Gauff na decisão. Ela busca o quarto Slam da carreira, sempre no piso duro.

Outra missão para Sabalenka neste US Open é conseguir uma rara defesa de título em Nova York, o que não acontece desde o tricampeonato de Serena Williams entre 2012 a 2014. Na atual temporada, a número 1 do mundo também foi vice na Austrália e em Roland Garros.

Já Anisimova volta a uma final de Grand Slam depois da dura derrota por duplo 6/0 para Iga Swiatek em Wimbledon. Mas a norte-americana de 24 anos e nona do ranking já conseguiu uma revanche contra a polonesa neste US Open, eliminando a atual número 2 do mundo e campeã de 2022 nas quartas de final. Ela também passou por Naomi Osaka, ex-líder do ranking e bicampeã do torneio, na semifinal.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A temporada de 2025 já é a melhor na carreira de Anisimova, que além das duas finais de Grand Slam também conquistou o WTA 1000 de Doha. A norte-americana já havia alcançado uma semifinal de Slam ainda aos 17 anos em 2019, no saibro de Roland Garros. No mesmo ano, sofreu a perda do pai e treinador. Já em 2023, afastou-se das competições por oito meses e retornou no início do ano passado, fora do top 300, mas conseguiu escalar o ranking e voltar aos grandes palcos.

A campeã do US Open recebe 2 mil pontos no ranking e uma premiação em dinheiro de US$ 5 milhões. A vice ganha 1.500 pontos e a premiação de US$ 2,5 milhões. Sabalenka iniciou o torneio com a liderança ameaçada por Iga Swiatek e Coco Gauff, mas conseguiu manter sua posição atual ao chegar às quartas. Já Anisimova terá o melhor ranking da carreira e assume a quarta colocação após o US Open.

Sabalenka tenta reverter histórico negativo

O retrospecto negativo é algo que faz Sabalenka refletir sobre os pontos em que precisa melhorar, especialmente ao se lembrar da recente derrota em Wimbledon. “Acho que preciso confiar em mim mesma e ir atrás dos meus golpes. Naquela partida, eu estava duvidando muito das minhas decisões e isso foi o principal fator que estava me levando a muitos erros não forçados”, comentou a número 1 do mundo. “Ela jogou um tênis incrível, mas acho que tive as minhas chances e não as aproveitei. Sinto que a chave para mim será simplesmente entrar em quadra, lutar e confiar nas minhas decisões”.

Já Anisimova sabe que, apesar da vitória recente, terá um grande desafio na busca pelo primeiro Grand Slam da carreira. “Ela é a jogadora número 1 do mundo e está jogando um tênis incrível. Vai ser uma partida muito difícil e uma batalha. Todas as vezes que jogamos, foi ótimo”, afirmou a norte-americana, que também assimila lições da final de Wimbledon. “Trabalhei muito duro, principalmente no meu jogo mental para conseguir lidar com esses momentos e acreditar em mim mesma. Acho que também mudei muito minha atitude”.

Confira o histórico de confrontos entre Aryna Sabalenka e Amanda Anisimova

2025 – Wimbledon – grama – semifinal – Amanda Anisimova, 6/4 4/6 6/4
2025 – Roland Garros – saibro – quarta rodada – Aryna Sabalenka, 7/5 6/3
2024 – Toronto – sintético – quartas de final – Amanda Anisimova, 6/4 6/2
2024 – Australian Open – sintético – quarta rodada – Aryna Sabalenka, 6/3 6/2
2022 – Roma – saibro – quartas de final – Aryna Sabalenka, 4/6 6/3 6/2
2022 – Madri – saibro – primeira rodada – Amanda Anisimova, 6/2 3/6 6/4
2022 – Charleston – saibro – terceira rodada – Amanda Anisimova, 3/6 6/4 6/3
2019 – Roland Garros – saibro – segunda rodada – Amanda Anisimova, 6/4 6/2
2019 – Australian Open – sintético – terceira rodada – Amanda Anisimova, 6/3 6/2

Subscribe
Notificar
guest
0 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.