- Atualizado com definição do adversário
Gênova (Itália) – Pelo segundo ano consecutivo, o cearense Thiago Monteiro garantiu vaga nas quartas de final no challenger de Gênova e assim vai evitar uma nova queda no ranking. Nesta quinta-feira, ele bateu o anfitrião vindo do quali Enrico Dalla Valle, 432º do ranking, em sets diretos, com parciais de 6/4 e 7/6 (7-1), após 1h45 de partida.
Atual 169º do ranking, o canhoto cearense deve ganhar uma colocação ou se manter na mesma com a campanha até então no torneio italiano disputado sobre o saibro. Uma nova vitória fará com que Monteiro recupere um pouco do terreno perdido, retomando o posto de número 3 do Brasil, ultrapassando assim o paulista Felipe Meligeni.
O próximo adversário de Monteiro ainda será o italiano Luciano Darderi, cabeça de chave número 1 no torneio e 34ª colocado no ranking da ATP, que venceu o cazaque Dmitry Popko, atual 237º do mundo, por duplo 6/3 em 1h10. Eles se enfrentaram duas vezes em 2023, com uma vitória para cada lado. Darderi vive seu melhor momento na carreira e conquistou três torneios da ATP no saibro este ano, em Marrakech, Bastad e Umag.
As duas parciais da partida entre o brasileiro e Dalla Valle foram equilibradas e definidas no detalhe. No primeiro set, o cearense aproveitou muito bem a única brecha que teve, viu Dalla Valle encarar 0-40 no nono game e converteu logo o primeiro break-point, confirmando de zero em seguida para abrir 1 a 0 no placar.
No segundo set, o italiano chegou a ter uma quebra de frente em duas situações distintas, primeiro sacou para fazer 3/0 e depois para abrir 4/1, mas em ambos os caso levou o break de volta logo na sequência. Sem novas quebras, a definição foi para o desempate, no qual Monteiro dominou, perdendo apenas um ponto.
Monteiro segue em recuperação, jogou firme hoje, deu poucas chances ao adversário. A semi deve ser contra o Darderi que vem muito bem esse ano, com dois títulos de atp no saibro europeu esse ano, ou seja, será uma pedreira.
Pra quem fala que o cara perde quando o negócio aperta, tá aí. Foi muito decisivo hoje
Monteiro é um eterno guerreiro.
Parabéns pela vitória.
Conseguiu uma vitória sem perder set,mas era o esperado mesmo,se vier o Darderi será que consegue surpreender?
Embora eu torça demais para nosso Monteirão da Massa, creio que será difícil. Acho que o Darderi estava no US OPEN, não estava??
Monteirao da massa!!! Cearense cabra bom! Parabéns, Monteiro.
Show!!!
Vitoria é uma coisa boa, mas precisa ser tão apertada contra um jogador de ranking tão inferior?
Vc chama de apertada uma vitoria protocolar em sets diretos?? Caraca vou rever meu conceito de “apertada”. Achei que era 7×6 5×7 7×5 ou talvez 4×6, 5×7, 7×6, 6×4 7×6
Foram 23 games jogado, isso contando o tie-break como apenas 1 game.
1h45 min de jogo que deveria ser no máximo 1h.
Vitoria protocolar muito bem vinda. Agora deve vir uma derrota esperada pro Darderi e vida que segue, semana que vem tem mais.
É, Darderi é pedreira.
Parabéns Monteirao da Massa. Vamos pra próxima e melhorando.
Dois bons jogos do Thiago no torneio e outra quartas de final de Challenger, a 5° este ano. Jogar solto nas quartas. Darderi é o favorito, TOP40, em seu melhor momento na carreira. Na torcida para o Thiago estar em um grande dia e surpreender
Outra coisa, muita gente falando em vitória protocolar. Sim, ele era o favorito. Mas se olharmos assim, o protocolo deveria ter parado na 1° rodada, quando não era o favorito contra o cabeça de chave Pássaro. É um bom torneio do Monteiro e um bom resultado. E jogou melhor do que vinha jogando. Se ganhar do Darderi, será uma baita vitória, vencendo um TOP35 que já ganhou 3 ATPs este ano.
Amigos, acho que o Darderi jogou no US OPEN deste ano, certo?? Penso que o Darderi é favorito ao título nesse Challenger de Gênova.
Mas, claro, torcendo muuiitttooo para nosso Tiago Monteiro!!!!!
Foi atropelado pelo Alcaraz.
Prezado Dalcim, grato.
Não julgo, quem nao tem sido atropelado por Alcaraz e Sinner ultimamente?? kkkkk
Pra mim, mentalmente falando, o Monteiro é o melhor tenista brasileiro na atualidade.