Vondrousova derruba Rybakina e desafia Sabalenka nas quartas

Foto: Darren Carroll/USTA

Nova York (EUA) – Um encontro entre duas jogadoras que já foram campeãs de Wimbledon encerrou a rodada deste domingo no US Open. A tcheca Marketa Vondrousova superou a cazaque Elena Rybakina por 6/4, 5/7 e 6/3 para chegar às quartas de final em Nova York. Esta foi a 16ª vitória de Vondrousova contra top 10 na carreira e a segunda no torneio, já que ela também havia vencido a italiana Jasmine Paolini na terceira rodada.

Canhota de 26 anos e ex-número 6 do mundo, Vondrousova aparece atualmente apenas no 60º lugar do ranking. Ela operou o ombro na última temporada e ficou sem jogar por todo o segundo semestre do ano passado. Na atual temporada, já foi campeã de um WTA 500 na grama em Berlim.

Esta é a segunda vez que Vondrousova chega às quartas de final do US Open, repetindo o resultado de 2023. No mesmo ano, conquistou seu único título de Grand Slam em quadras de grama. Ela também foi finalista de Roland Garros em 2019. Já Rybakina, também de 26 anos, ganhou Wimbledon em 2022 e foi vice na Austrália no ano seguinte.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

A adversária de Vondrousova nas quartas de final será Aryna Sabalenka, líder do ranking mundial e atual campeã do torneio, que mais cedo derrotou a espanhola Cristina Bucsa, 95ª do ranking, por 6/1 e 6/4. Sabalenka lidera o histórico contra a tcheca por 5 a 4. Neste ano, foram dois jogos, com uma vitória para cada lado.

Duelo com contraste de estilos

A partida deste domingo apresentou um contraste de estilos, com golpes mais retos de Rybakina e algumas variações de altura e velocidade de bola de Vondrousova. A tcheca começou vencendo por 2/0, sofreu a virada para 3/2, mas voltou a quebrar no fim do primeiro set. Na segunda parcial, Rybakina começou sacando muito bem e conseguiu uma quebra para abrir 4/2. Ela permitiu o empate no oitavo game e chegou a ter um set-point no 5/4. Mas a cazaque só voltaria a quebrar dois games mais tarde com direito a uma incrível passada de backhand na cruzada.

Mas a reação da cazaque parou por aí. Vondrousova foi superior no último set e conseguiu duas quebras para abrir 5/2 no placar. Sacando para o jogo, a tcheca enfrentou um 15-40 e disparou três aces seguidos para chegar ao match-point. E na sequência, também encaixou outro ótimo primeiro serviço para fechar a partida. Vondrousova disparou 13 aces na partida contra cinco de Rybakina. A cazaque liderou nos winners por 40 a 29, mas cometeu 38 erros contra 15.

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vivi
Vivi
2 dias atrás

No geral, foi um bom jogo, uma pancadaria só! Marketa se defende muito bem, e talvez isso tenha feito a diferença junto ao primeiro serviço. Aliás, no último game, a cazaque provou do próprio veneno, já que quem costuma distribuir aces é ela.
Uma observação: ou eu não ouvi, ou o treinador da Rybakina estava mais calado hoje.

Flávio
Flávio
2 dias atrás
Responder para  Vivi

Moça, então se a Marketa não tiver problemas físicos, ou seja, estivesse saudável seria top 10 tranquilamente no atual limitado tênis feminino, pois se movimenta razoavelmente bem, tem boa técnica e o seu saque é bom e como é canhota acaba gerando perigo às adversárias, sobre a Ribakina que vem tendo um ano fraco pelo nível que ela foi era espera ser eliminada porque esta lenta, seu mental esta fragilizado e aparenta ainda fragilidades emocionais, então se 2026 ela entender que precisar reformar suas ideias pode voltar ao top 5 porque se quiser ela tem nível para ocupar essa posição, mas esse ano não merece pelo ano fraco que fez.

Gil Pedro
Gil Pedro
2 dias atrás

Marketà, Barbora, Muchovà. Noskova, Bouskova, Petra, Pliskova, as irmãs Frhuvitova… né brinquedo, não…

Marco Dias
Marco Dias
2 dias atrás
Responder para  Gil Pedro

Nenhum país do mundo tem tantas tenistas (curioso que no masculino estão menos produtivos) em alto nível atualmente. Ser campeã tcheca de tênis são seria nada fácil hoje em dia… rsrs

Sergio
Sergio
2 dias atrás

Grande vitória da tcheca. A cazaque estava numa ascendente e não é páreo fácil para ninguém. Vondrusouva agora pode até sonhar em ir mais longe no torneio. Próximo jogo,outra pedreira. Ninguém menos do que a número 1 do mundo, a Sabalenka. Mas acho que será um jogo difícil para ambas. Minha opinião é 70 por cento de chances para a bielorrussa e 30 para a tcheca.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
2 dias atrás

Tem muita gente que critica o tênis feminino argumentando que ele está limitado e tem baixo nível técnico. Porém, no tênis masculino só existem dois tenistas que são dominantes e os títulos dos grandes torneios, quando os dois líderes do ranking participam, estão ficando com apenas um dos dois. Ou seja, os demais não estão tendo capacidade de superar Sinner e Alcaraz quando os dois estão nos torneios. No primeiro semestre, Jack Draper ganhou o Master 1000 de Indian Wells, Jacub Mensik o Master 1000 de Miami e Casper Ruud o Master 1000 de Madri, sendo que em Indian Wells e Miami o Sinner estava suspenso e não disputou esses torneios e em Madri nem o Sinner e nem o Alcaraz participaram. O primeiro ponto é que eu reconheço o mérito dos campeões de cada torneio citado. O segundo ponto é que eu acho que o circuito feminino está se mostrando muito mais equilibrado e interessante de assistir do que o circuito masculino, porque no masculino apenas dois tenistas estão dominando e quem mais está ameaçando esse domínio é um cara de 38 anos, que é o que está chegando mais perto do nível das duas principais estrelas do tênis masculino.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.