Nova York (EUA) – As chaves principais do US Open juvenil começam neste domingo com cinco brasileiros. A disputa feminina conta com Victória Barros e Nauhany Silva, enquanto o masculino tem Guto Miguel, João Pedro Bonini e Pedro Chabalgoity, que garantiu vaga após o quali.
Victória Barros é cabeça 15 e disputa seu segundo US Open. A potiguar de 15 anos e 22ª do ranking estreia contra a australiana Renee Alame, de 16 anos e 68ª colocada. Se vencer, ela pode enfrentar a chinesa Yushan Shao ou a norte-americana Lani Chang. A cabeça de chave mais próxima é a eslovaca Mia Pohankova, quarta favorita.
A paulista Nauhany Silva, que disputa o torneio pela primeira vez, estreia contra a convidada norte-americana Janae Preston. Se vencer, a jovem de 15 anos e 37ª do ranking pode enfrentar a tcheca Alena Kovackova, número 12 do mundo e cabeça 7 do torneio, ou a francesa de 16 anos Ksenia Efremova, 39ª colocada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O goiano Guto Miguel, de 16 anos e 31º do ranking, disputa o US Open pela segunda vez e avançou uma rodada no ano passado. Ele conquistou o título de um J300 no Canadá nesta semana e estreia em Nova York contra o alemão Niels McDonald, número 9 do ranking e cabeça 7 do torneio, que foi finalista de Roland Garros na categoria. Se vencer, pode enfrentar o alemão Simon Caldwell ou o russo Savva Rybkin.
Já o paranaense João Pedro Bonini, de 18 anos e 20º do ranking estreia contra o argentino Dante Pagani, 32º colocado. Será uma reedição da final dos Jogos Pan-Americanos Junior, disputados em Assunção neste mês, em que o brasileiro foi medalhista de ouro. Bonini é o cabeça 16 no US Open e pode enfrentar o indiano Hitesh Chauhan ou Maximus Dussault na segunda rodada. Se chegar às oitavas, há chance de duelo com o búlgaro Ivan Ivanov, líder do ranking e campeão de Wimbledon.
Já o brasiliense Pedro Chabalgoity, de 17 anos e 81º do ranking, estreia contra o norte-americano Dominick Mosejczuk. Em caso de vitória, pode enfrentar o búlgaro
Alexander Vasilev, cabeça 5, ou o norte-americano Tanishk Konduri.
Brasil já teve títulos de Fonseca, Wild e Meligeni
Dois brasileiros já foram campeões juvenis do US Open em simples, Thiago Wild em 2018 e João Fonseca em 2023. Nas duplas, Felipe Meligeni foi campeão em 2016, ao lado de Juan Carlos Aguilar, tenista nascido na Bolívia e que hoje joga pelo Canadá. Já Rafael Matos e João Menezes foram vices em 2014.
Juan Carlos Aguilar jogava sob qual bandeira quando foi campeao com o Meligeni? Ele não era canadense não pelo que me lembro, talvez boliviano.
Na época pela Bolívia, mas hoje joga pelo Canadá
Força, rapazes e moças brazucas juvenis brasileiros, estamos com vocês!!!!
Guto pega uma estreia muito difícil, ainda mais por vim de uma semana jogando, sendo campeão
Aconteceu a mesma coisa em Roland Garros Jr, ganhou J300 Charleroi e depois perdeu a estreia de RG JR
Mas como ele pega um cabeça de chave dessa vez, e já passou por isso, pode entrar mais concentrado
Parabéns Gutão pelo título do J300, segundo J300 que ganha esse ano e primeiro no piso rápido
Bons jogos para nossos juvenis. Só lembrando que a Victória faz 16 anos esse ano. E a Naná fez 15 anos. Ano que vem Naná será último ano na categoria 16 anos e a Victória 1o ano da categoria 18 anos. E isso faz uma grande diferença. Eu vejo é que a Victória tem uma estrutura melhor porque não Europa o nível é bem mais forte do que aqui. Principalmente por ter muito mais oportunidades nos melhores torneios juvenis do mundo.
De qualquer forma ano que vem penso que elas vão já estar ganhando itf profissional e já vão ocupar junto com a Bia estreia nas copas entre nações. Ainda a Bia e a Pigossi serão titulares mas as meninas já deverão ser convocadas na reserva. Ano de aposta no desenvolvimento das juvenis nas vagas de Carol Meligeni, Fullana e Cé.
Victoria 21.12.2009 e a Nana faz aniversario em marco
Acho que isto não é muito relevante porque elas já está jogando acima, na categoria 18 anos, onde são 22 e 37 do mundo, como fala a reportagem, há tempos, e até no profissional, onde ambas tem pontos…
Aonde é possível assistir os jogos do juvenil ?