Eala elimina a top 15 Clara Tauson e faz história para as Filipinas

Alexandra Eala (Foto: Ben Solomon/USTA)

Nova York (EUA) – Como tem sido comum durante a atual temporada do circuito, Alexandra Eala voltou a fazer história para o tênis das Filipinas e marcou a primeira vitória de seu país em uma chave principal de Grand Slam na Era Aberta. Em sua estreia no US Open, a canhota de 20 anos e 75ª do ranking eliminou a dinamarquesa Clara Tauson, número 14 do mundo, por 6/3, 2/6 e 7/6 (13-11). A filipina estava perdendo o último set por 5/1 e buscou a virada.

Eala teve como grande resultado na temporada a semifinal do WTA 1000 de Miami, onde venceu três campeãs de Grand Slam, Jelena Ostapenko, Madison Keys e Iga Swiatek. A filipina também disputou sua primeira final de WTA este ano, na grama de Eastbourne e fez suas primeiras participações em chaves principais de Slam em Roland Garros e Wimbledon, mas sem conseguir avançar. Em Nova York, ela já foi campeã juvenil em 2022.

A próxima adversária de Eala no US Open pode ser a espanhola Cristina Bucsa ou a norte-americana Clarie Liu. Já Tauson vinha de uma boa campanha nos torneios preparatórios e chegou à semifinal do WTA 1000 de Montréal.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Depois de ter vencido o primeiro set com duas quebras, Eala teve dificuldades com saque na segunda parcial e perdeu três games de serviço. Já no terceiro set, Tauson abriu grande vantagem e não havia enfrentado break-points até o momento em que fez 5/1. A dinamarquesa perdeu as duas chances de sacar para o jogo e, em uma das quebras, cometeu dupla-falta no break-point. Houve ainda uma paralisação da partida no 5/4 para revisão por vídeo de um ponto vencido por Eala. Empurrada pela torcida, a filipina foi superior no tiebreak decisivo, mas só fechou o jogo no quinto match-point.

História também para a Indonésia com Janice Tjen

Outra tenista asiática que fez história para seu país foi Janice Tjen, de 23 anos e vinda do quali. A atual 149ª do ranking conseguiu a primeira vitória da Indonésia em Grand Slam em 22 anos ao superar a russa Veronika Kudermetova, 25ª do ranking e semifinalista de Cincinnati, por 6/4, 4/6 e 6/4.

Tjen é a primeira tenista da Indonésia a disputar uma chave principal de Grand Slam desde Angelique Widjaja no US Open de 2004. E consegue a primeira vitória do país desde 2003, em Wimbledon, com a própria Widjaja. A próxima adversária será a britânica Emma Raducanu, campeã em 2021.

Subscribe
Notificar
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vivi
Vivi
13 horas atrás

Nossa, o que rolou com a Tauson? 5 a 1 no terceiro set e conseguiu perder? Não assisti ao jogo, mas pelo visto foi um bom jogo.

Marcos Souza
Marcos Souza
12 horas atrás
Responder para  Vivi

Ficou incomodada com a torcida toda empurrando a Filipina que foi guerreira e não desistiu em nenhum momento!

Ramires
Ramires
11 horas atrás

Mds que jogo, tauson ficou tentando criar coisa onde nn tinha naquela bola lá, jogao nenhuma desistiu em nenhum momento

JClaudio
JClaudio
11 horas atrás

Jogo nervoso, um sobe e desce incrível, o final foi épico, o desempate refletiu bem os nervos das jogadoras
Muito bom ver, tenistas de lugares distantes, do mundo do tênis, chegando, Filipinas e Indonésia estão na segunda rodada de um slam, que os africanos consigam adentrar nos grandes torneios, um bom sinal.

Elizeu Ferreira de carvalho
Elizeu Ferreira de carvalho
10 horas atrás

Essa Ela é guerreira, ela não desiste fácil!

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.