Assunção (Paraguai) – O Brasil teve uma estreia positiva nas disputas de tênis dos Jogos Pan-Americanos Júnior desta segunda-feira, em Assunção. A rodada teve quatro vitórias com a gaúcha Pietra Rivoli, a paulista Nathalia Tourinho, o paranaense João Pedro Bonini e o paulista Gustavo Albieri.
Pietra Rivoli não deu chances para a colombiana Maria José Sánchez e precisou de apenas 1h26 para fechar o placar de 6/0 6/3. Sua próxima rival será a chilena Camila Rodero. Já Nathalia Tourinho ditou o ritmo ainda mais acelerado contra a guatemalteca Carlota Balseiro e definiu a vitória por 6/1 e 6/2 em apenas 60 minutos. Ela pode enfrentar a argentina Sol Larraya, principal cabeça de chave, ou a chilena
Agustina Soto Neira.
Já a também gaúcha Ana Cruz foi superada pela peruana Yleymi Muelle, por 6/3 e 7/5. Ela segue na disputa da chave de duplas da competição, ao lado de Pietra Rivoli.
Nas disputas entre os meninos, os duelos foram mais equilibrados. Principal cabeça de chave, João Pedro Bonini venceu o mexicano Luis Andres Flores por 6/4 e 6/1. Ele enfrenta o colombiano Juan Miguel Bolivar. Já Gustavo Albieri precisou buscar o resultado, após sair em desvantagem no primeiro set. Ele superou o venezuelano Ignacio De Armas por 5/7, 7/5 e 6/4. Seu próximo rival pode ser o mexicano Diego Alcala ou o colombiano Alejandro Castellanos.
Com os resultados, quatro brasileiros avançaram às oitavas de final da competição. A primeira rodada será complementada nesta terça-feira, com a estreia do mineiro Victor Winheski contra o boliviano Leonardo Suarez.
Além de buscarem as medalhas do torneio, os atletas também disputam a classificação nas chaves profissionais dos Jogos Pan-Americanos 2027 de Lima, no Peru. A vaga é concedida aos campeões masculino e feminino da edição juvenil do Pan.