São Petersburgo (EUA) – Sensação no WTA 1000 de Montréal, onde entrou como convidada e saiu como campeã, a jovem canadense Victoria Mboko viu sua maior conquista como profissional levá-la ao melhor ranking da carreira. Na lista divulgada nesta sexta-feira, ela teve a maior arrancada do top 100 e agora é a 24ª do mundo.
A canadense de apenas 18 anos disputou incríveis 61 posições com a conquista. Curiosamente, ela aparece um lugar à frente da japonesa Naomi Osaka, sua vítima na final da última quinta-feira, que também deu uma boa arrancada. A vice-campeã em Montréal ganhou 24 posições e atingiu o 25º posto no ranking mundial.
O top 5 permaneceu inalterado, com a bielorrussa Aryna Sabalenka absoluta na liderança, seguida pela norte-americana Coco Gauff (2ª), pela polonesa Iga Swiatek (3ª), pela norte-americana Jessica Pegula (4ª) e pela russa Mirra Andreeeva (5ª).
Dentro do top 10, foram duas as principais mudanças. A primeira delas a subida da norte-americana Madison Keys, que ultrapassou Qinwen Zheng e Amanda Anisimova para assumir a sexta colocação, deixando a chinesa em sétimo e a compatriota em oitavo. e a outra a volta da cazaque Elena Rybakina, ganhou dois lugares e agora é a número 10 do mundo.
Na contramão de Rybakina, a espanhola Paula Badosa deixou o top 10, perdeu duas posições e foi para o 12º posto. Mas quem amargou uma dura queda foi a húngara Anna Bondar, que despencou 33 lugares e por pouco não saiu do top 100, descendo até a 93ª colocação.
Como é fraco o nível desse wta, meu Deus