Montréal (Canadá) – A dinamarquesa Clara Tauson teve uma grande atuação neste domingo e conseguiu uma das maiores vitórias de sua carreira para chegar às quartas de final do WTA 1000 de Montréal. Com seu estilo agressivo e de muita potência nos golpes, a jogadora de 22 anos e 19ª do ranking eliminou Iga Swiatek, número 3 do mundo e recente campeã de Wimbledon, por 7/6 (7-1) e 6/3 em 1h53 de partida.
Esta é a quarta vitória de Tauson contra uma top 10 na carreira e a terceira na temporada. Ela já havia vencido a número 1 do mundo Aryna Sabalenka, na semana em que foi finalista do WTA 1000 de Dubai. Já no saibro de Roma, venceu a nona colocada Emma Navarro. A outra vitória foi sobre a estoniana Anett Kontaveit em 2022, quando a rival ocupava o sexto lugar no ranking.
Tauson também se torna a quinta jogadora a vencer Sabalenka e Swiatek na atual temporada, juntando-se às norte-americanas Coco Gauff e Madison Keys, à jovem russa Mirra Andreeva e a letã Jelena Ostapenko. A dinamarquesa enfrentará Keys, campeã do Australian Open e número 8 do mundo, que mais cedo salvou dois match-points na vitória sobre a tcheca Karolina Muchova por 4/6, 6/3 e 7/5. Ela já derrotou a norte-americana uma vez, na campanha para o título de Auckland em janeiro.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Swiatek poderia voltar à vice-liderança do ranking se fosse campeã, além de tentar reduzir a diferença para Aryna Sabalenka na busca pelo número 1 no fim da temporada. Na corrida para o Finals, elas estavam separadas por 1.412 pontos no início do torneio. Na temporada, acumula 44 vitórias e 12 derrotas e só perdeu antes das quartas em dois torneios.
Clara Tauson picks up her first career win over Swiatek and moves into the quarterfinals!#OBN25 pic.twitter.com/MthAOUzRYj
— wta (@WTA) August 4, 2025
Dinamarquesa pressionou nas devoluções e sacou bem quando foi ameaçada
O início de partida foi difícil para Swiatek, que ainda tentava se adaptar às condições num dia de muito vento em quadra. Tauson também conseguiu explorar o segundo serviço da polonesa para conseguir uma quebra logo cedo e abrir 3/1. Mesmo enfrentando games longos em seu saque, a dinamarquesa salvou vários break-points e sustentou a vantagem até liderar por 5/3.
Iga fez um bom game de saque no momento de maior pressão e devolveu a quebra na sequência. Quando a polonesa parecia rumar para uma virada no set, Tauson voltou a confirmar o saque e fez um ótimo tiebreak, em que só perdeu um ponto numa dupla falta. O número de winners no set foi equilibrado, 16 a 15 para a polonesa, que só aproveitou um break-point em oito chances.
No começo do segundo set, Tauson vinha sacando muito bem e confirmando rapidamente seus games, enquanto Swiatek vinha cometendo muitos erros não-forçados. A dinamarquesa conseguiu uma quebra, abriu 3/1 e ampliou a vantagem em um game com dois aces. Iga chegou a liderar a diferença para 4/3, com uma quebra no sétimo game, mas voltou a perder o saque logo na sequência. A dinamarquesa seguiu jogando de forma agressiva e consolidou a vitória em dois sets, ainda que a rival tenha feito mais aces, 8 a 6, e winners, 28 a 23.
Normal ir mal no torneio seguinte depois de ganhar um grande slam.
A meu ver essa vitoria da Tausen foi surpreendente, embora a acho uma boa jogadora. Então mesmo a Iga caindo surpreendentemente só que acho que ela já pagou o tributo por ganhar Winbledom,maior torneio de tênis, por isso o que ela conseguir este ano já é lucro para ela.
Agora o jogo da Muchova x Keys foi um jogo melhor com alternâncias interessantes que poderia cair para qualquer lado que a Muchova também surpreendeu porque deu um grande trabalho a keys, pois não imaginava isso devido sua fragilidade fisicamente, então parece que as oitavas melhorou o nível e vamos ver se mantém entre elas.
Iga teve várias chances de quebra, não aproveitou e pagou com a derrota. Precisa ser mais efetiva nesses pontos, mas parece que a pressão em converter os pontos fala mais alto e acaba cometendo muitos erros. Curiosamente, não tem títulos nem no Canadá e nem no próximo torneio.
Iga se preparando com calma para o US Open, teve chance não aproveitou, agora vai treinar para chegar em um nível de jogo capaz de encarar Gauff e Zabalenka, e acho que consegue. Veremos.