Mboko derruba Gauff e conquista sua maior vitória aos 18 anos

Victoria Mboko (Foto: Pascal Ratthe/Tennis Canada)

* atualizado à 1h05 com vitória de Bouzas

Montréal (Canadá) – Grande esperança para o futuro do tênis feminino do Canadá, a jovem de 18 anos Victoria Mboko conseguiu um grande resultado neste sábado e garantiu vaga nas quartas de final do WTA 1000 de Montreál. Jogando em casa e com muito apoio da torcida, Mboko eliminou a norte-americana Coco Gauff, número 2 do mundo e principal cabeça de chave do torneio, por 6/1 e 6/4 em apenas 1h02 de partida.

Esta foi a primeira vitória de Mboko sobre uma top 10 e a terceira partida disputada contra uma jogadora deste nível. Ela já havia perdido da própria Gauff no saibro de Roma e da chinesa Qinwen Zeng em Roland Garros. A cazaque Elena Rybakina, 12ª do ranking, e que venceu a jovem canadense em Washington na semana passada, também fez vários elogios à jovem tenista.

Mboko era apenas 333ª do ranking no início da temporada e escalou o ranking vencendo cinco torneios da ITF, antes de ter as primeiras oportunidades em competições de alto nível. Ela aparece atualmente no 88º lugar e já se aproxima do top 50 com a grande campanha em casa.

Sua próxima rival será a espanhola Jessica Bouzas, que venceu na noite deste sábado a chinesa Lin Zhu, por 7/5, 1/6 e 6/2.  Em sua primeira participação em Montréal, Bouzas atinge de forma inédita as quartas de um torneio de nível 1000, repetindo campanhas em Rouen e Rabat deste ano e em Guangzhou de 2024. Esta foi sua 18ª vitória em WTA desde janeiro e a campanha a fará subir oito posições e atingir o mais alto ranking da carreira, provisoriamente o 43º posto.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Mboko é nascida nos Estados Unidos, onde a família se estabeleceu depois de deixar para trás a turbulência política na República Democrática do Congo. Depois de se destacar em competições regionais, recebeu oferta da Tennis Canada para treinar em um dos principais centros do país e defender a bandeira canadense nas competições.

A canadense também é bem próxima de Victória Barros, juvenil potiguar de apenas 15 anos e brasileira mais bem colocada no ranking mundial da categoria. Ela falou sobre essa amizade durante o torneio de Roland Garros e lembra que a relação começou quando veio ao Brasil disputar torneios juvenis em 2022. Elas se reencontraram recentemente durante o WTA 1000 de Miami.

O início de partida foi o melhor possível para Mboko, que venceu o primeiro set com três quebras de serviço. A canadense só enfrentou um break-point e contou com a instabilidade de Gauff no saque e nos ralis de fundo. A norte-americana cometeu 14 erros não-forçados na parcial contra apenas 4 da tenista da casa.

O segundo set foi mais equilibrado, com a vice-líder do ranking confirmando seus serviços com mais segurança. Desta vez, a parcial teve apenas uma quebra, já no último game da partida, novamente depois de erros da norte-americana. Gauff fez mais winners, 13 a 7, mas cometeu 22 erros contra apenas 11.

Subscribe
Notificar
guest
11 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Vivi
Vivi
1 dia atrás

Olho nela!!

kazuza
kazuza
1 dia atrás
Responder para  Vivi

Me lembrou da serena, o braço dela é maior que minha coxa, jesus, sai da frente que atrás vem gente. achei alguém para torcer na WTA, enquanto a bia tiver no mundo da lua.

Flávio
Flávio
1 dia atrás
Responder para  kazuza

kkkkkkkkkkkkk

Camila
Camila
1 dia atrás
Responder para  kazuza

A Bia vai sair da lua e vai pra Marte!!!

Fernando Romero
Fernando Romero
1 dia atrás

Joga muito essa canadense. Talento raro de se ver. Tranquila, saca bem, lê bem o jogo, aproveita o peso da bola da adversária, ataca muito mas com consciência, inteligente na escolha dos golpes, enfim tem muito futuro. Passeou contra a cabeça 1. Com o atual baixo nível do tênis feminino, eu não duvido que ela chegue a top 10 em menos de um ano.

Didier
Didier
1 dia atrás
Responder para  Fernando Romero

Realmente uma grata surpresa, nao assistiao jogo, mas vi que ela ja havia vencido cinco itfs, falavam muito bem dela. Nela análise sua, Fernando. Já Coco Gauff, ficou nítido que perdeu o foco após o título de Roland Garros.

Paulo A.
Paulo A.
1 dia atrás
Responder para  Fernando Romero

Discordo totalmente de que o tênis feminino tenha baixo nível. Ao contrário, nunca esteve mais competitivo do que hoje, com várias jogadoras muito boas surgindo em diversos lugares, até no Brasil, caso da Bia de 3, 4 anos atrás.

Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
1 dia atrás

A Viktoria Mboko é 5 dias mais nova que o João Fonseca, vai fazer 19 anos no dia 26/08. Mais um talento aparecendo no circuito feminino. Diferentemente da Mirra Andreeva, que tem um tabu a quebrar contra a Coco Gauff, a Mboko já ganha da norte-americana logo no segundo encontro entre elas. Parabéns a ela pelo triunfo e tem grande chance de chegar na semifinal do torneio.

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
1 dia atrás

Graciosa esta garota.
Vai fazer estragos!!!

Paulo A.
Paulo A.
1 dia atrás

A mais forte candidata a sucessora da Serena, até aqui.
E que linda atitude a da Coco, de abraçar carinhosamente a garota, após o jogo. Coco é 10!

Marcos RJ
Marcos RJ
19 horas atrás
Responder para  Paulo A.

Eh isso ai msm Paulo. Sao duas “meninas” talentosas que possuem mais maturidade do que muito marmanjo que joga na ATP, ou que fica sentado no sofa de casa.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.