Luque (Paraguai) – O Brasil conquistou os dois títulos do Sul-Americano de 16 Anos. As equipes masculina e feminina venceram as finais deste sábado em Luque, no Paraguai. Além disso, estão classificadas para a Copa Davis Junior e a Billie Jean King Cup Junior, que serão disputadas em Santiago, no Chile, entre os dias 3 e 9 de novembro.
A equipe masculina venceu o Equador por 2 a 1 neste sábado. O mato-grossense Livas Damázio venceu Jaime Robles por duplo 6/3. E na sequência, o também mato-grossense Leonardo Storck foi superado por Emilio Camacho por 6/0 e 7/6 (7-2).
A definição ficou para a partida de duplas, em que Livas e Storck venceram Camacho e Robles por 6/2, 6/7 (5-7) e 10-7. O time masculino do Brasil ainda contou com catarinense Carlos Lino e o capitão Fernando Valle.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Na final feminina, as brasileiras venceram as peruanas por 2 a 1. A série começou com a derrota da gaúcha Ana Cruz para Daniela Gonzales por 3/6, 6/3 e 7/5 após 2h50 de partida. Logo depois, a paulista Nauhany Silva dominou o jogo contra Leticia Bazan e marcou 6/1 e 6/2 em apenas 1h15.
Cruz e Silva jogaram juntas nas duplas e venceram Gonzales e Bazan por 3/6, 6/4 e 10-7. O time também contou com a paulista Nathalia Tourinho e foi comandado pelo capitão Mário Mendonça.

As duas equipes do Brasil ficaram em primeiro lugar em seus grupos e venceram todos os confrontos que disputaram na semana. O time masculino venceu por 3 a 0 as séries contra Chile, Venezuela, Bolívia e Uruguai na fase de grupos, antes do 2 a 1 contra o Equador na final. As meninas venceram a Argentina por 2 a 1 e fizeram 3 a 0 contra Equador, Venezuela e Paraguai, antes da final deste sábado.
Capitães comemoram as conquistas brasileiras
“Sensação incrível poder conduzir esse grupo de meninos aqui no Paraguai para a conquista do título. Orgulhoso por representar o Brasil e muito feliz por poder ajudar os meninos a marcarem o nome na história e garantir essa vaga no mundial sendo campeões. Desde o início da semana nós nos unimos bastante. Meninos incríveis, se empenharam durante todos os dias, conseguimos criar um ambiente de trabalho duro, mas ao mesmo, tempo aproveitando a oportunidade de representar o Brasil”, afirmou Fernando Valle, capitão do time masculino.

“Jogos e treinos durante a semana sempre pensando nos próximos adversários e buscando o melhor de cada um para cada situação específica. Até a final ganhamos 12 dos 12 jogos disputados, com excelentes atuações dos três jogadores. Hoje na final não foi diferente, todos deram tudo em quadra e no final tudo valeu a pena”, complementou Valle.
Mário Mendonça, capitão da equipe feminina, também comemorou a conquista: “Sensação incrível, pois estivemos muito próximos da derrota. Mesmo assim, conseguimos superar dois jogos duríssimos com muita superação. A semana foi incrível, todos focados com um só objetivo, ajustando os detalhes e seguindo a rotina. Começamos muito mais fortes do que quando começamos”.
Para as Finais da Davis Jr e Billie Jean Jr seria bom se o Brasil contasse com o Guto e a Victória.. Espero que o patrocínio da Nike não seja um empecilho.
Guto e Livas, e Nana e Victoria o Brasil teria chances reais de Faturar os dois canecos.
Muito bom os dois títulos e jogando muito bem. As seleções estavam fortes. Diferente das seleções de 14 anos. Seria ótimo se pudessemos contar com o Guto e a Victória no Mundial.
A seleção feminina 14 anos é boa, não para chances de título, na minha visão as meninas que teriam que ir seria: Clara Coura, Eduarda Gomes e Lara Hass, lembrando que a Eduarda Gomes tem 13 anos recém completos, completou mês passado e tem um bom potencial
[…] conquista do título Sul-Americano de 16 anos e a classificação do Brasil para Copa Davis Júnior contou com dois tenistas que se conhecem […]