Washington (EUA) – Depois de reagir na reta final do primeiro set, o canhoto Ben Shelton tirou o máximo de seu poderoso saque e avançou pelo segundo ano consecutivo para a penúltima rodada do ATP 500 de Washington. O número 8 do mundo superou o também norte-americano Frances Tiafoe pela terceira vez em quatro duelos com o placar de 7/6 (7-2) e 6/4.
A campanha garantirá a Shelton mais um degrau no ranking, subindo agora para o sétimo posto. Ele aguarda o adversário, que sairá do duelo final desta sexta-feira entre o cabeça 1 Taylor Fritz e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina. Shelton perdeu o único confronto diante de Fritz, em Indian Wells de 2023, e também foi batido duas vezes por Davidovich, em Paris-Bercy de 2023 e em Monte Carlo deste ano.
Está será a 11ª semifinal de Shelton na carreira e a quarta desta temporada, mas até agora ele só conseguiu um vice, no saibro do ATP 500 de Munique, tendo perdido no sintético do Australian Open e na grama de Stuttgart. Ele aproveita e encerra um pequeno jejum, já que desde a vitória sobre Lorenzo Musetti em Melbourne havia perdido todos os seis duelos seguintes diante de adversários de nível top 20.
O primeiro set contra Tiafoe foi bem apertado. Depois de desperdiçar dois break-points no quarto game, Shelton foi quebrado de zero e viu o adversário sacar para fechar o set. Mas não foi bem com o primeiro serviço e foi sua vez de ver boas devoluções de Shelton, principalmente com forehand muito veloz. O tiebreak começou equilibrado, mas a partir do 2-2 Shelton não perdeu mais pontos.
“Didn’t just make it – he blitzed it”@BenShelton 🔥#MubadalaCitiDCOpen pic.twitter.com/3x7LJoz0NH
— Tennis TV (@TennisTV) July 26, 2025
Apesar de ver seu índice de acerto de primeiro saque cair de 56% para 52% entre os dois sets, Shelton não perdeu um único ponto quando encaixou o primeiro serviço e ainda só perdeu três com o segundo saque, não dando qualquer oportunidade a Tiafoe. Assim, a quebra no sétimo game foi essencial.