Umag (Croácia) – O argentino naturalizado italiano Luciano Darderi está tirando o máximo do final da temporada de saibro na Europa. Campeã de Bastad na semana passada, ele agora está na final do ATP 250 de Umag, depois de superar dois sets equilibrados diante do argentino e cabeça 3 Camilo Carabelli, com parciais de 7/6 (8-6) e 6/3, em jogo de 1h45.
Seu adversário deste sábado será o espanhol Carlos Taberner, que impôs seu tênis de muita regularidade sobre o bósnio Damir Dzumhur e anotou o placar de 6/2 e 6/1. Taberner eliminou o cabeça 1 Francisco Cerúndolo na segunda rodada e faz sua primeira final de ATP, aos 27 anos. Ele ocupa o 111º lugar no ranking, mas já foi o 85º. Os dois nunca se enfrentaram.
O italiano, de 23 anos, teve uma primeira parcial complicada e precisou salvar um set-point durante o tiebreak, quando Carabelli sacou com vantagem de 6-5. Depois, fez um segundo set bem mais sólido do que o adversário, tendo vencido nada menos que 89% dos pontos com seu primeiro serviço.
Darderi ganha assim seu oitavo jogo seguido e disputará a quarta final de ATP de sua carreira, tendo vencido todas as três anteriores. O italiano, Carlos Alcaraz e Sebastian Baez são os únicos jogadores desta temporada a ter feito três finais sobre o saibro.
Two weeks, two finals 🙌
Darderi defeats Ugo Carabelli 7-6 6-3, joining Alcaraz & Baez as the only players to reach 3 finals on clay this year!@Lucianodarderi_ #CroatiaOpenUmag pic.twitter.com/SJDnm0R92T
— Tennis TV (@TennisTV) July 25, 2025
O resultado em Umag permitirá que Darderi suba mais 10 posições no ranking e atinja o 36º posto, quatro posições abaixo de sua melhor marca.
Taberner e Cazaux fazendo finais de ATPs, com menos de 20 vitórias na ATP. Isso me dá uma pontinha de raiva do Monteiro com mais de 90 vitórias não ter conseguido uma final. Darderi aproveitando bem a fraca inter-temporada europeia de saibro. Fará sua 4º final de ATP na carreira, e tentará seu 4º título, todos no saibro, o 3º só este ano.
São dois meninos novos nem se comparam ao nosso morteiro veterano de 30+.
Aliás o taberner nem tanto 27 anos ja