Halifax ( Canadá) – As partidas da Copa Davis entre Canadá e Israel serão realizadas em um local fechado e sem espectadores esta semana em Halifax devido a questões de segurança, anunciou a Tennis Canada na última terça-feira.
A organização disse em um comunicado à imprensa que a decisão foi tomada em consulta com a Federação Internacional de Tênis devido a “crescentes preocupações com segurança” e “informações recebidas de autoridades locais e agências de segurança nacionais”.
“Fomos forçados a concluir que tocar a portas fechadas era a única maneira de proteger os envolvidos e preservar o evento em si”, disse o comunicado.
A medida ocorre depois que mais de 400 atletas e acadêmicos canadenses, incluindo o corredor olímpico Moh Ahmed, pediram à Tennis Canada que cancelasse o torneio devido às ações de Israel em Gaza e na Cisjordânia.
O diretor executivo da Tennis Canada, Gavin Ziv, chamou o resultado de “muito decepcionante”, mas disse que a segurança dos atletas, fãs e funcionários é a principal prioridade.
“No cerne desta difícil decisão está a nossa responsabilidade de proteger as pessoas e, ao mesmo tempo, garantir que esta eliminatória da Copa Davis ainda possa acontecer. Fomos forçados a concluir que jogar a portas fechadas era a única maneira de proteger os envolvidos e preservar o evento em si”, disse Ziv.
A Russia até hoje é banida das competições esportivas em função do conflito na Ucrânia. Por que a diferença de tratamento em relação a Israel?