Toronto (Canadá) – Marcado por uma série de desistências, o Masters 1000 de Toronto teve sua chave sorteada nesta sexta-feira. Único brasileiro garantido na disputa, o carioca João Fonseca vai estrear contra um tenista vindo do quali e está no caminho do alemão Alexander Zverev, com quem pode cruzar já na terceira rodada.
Se passar da estreia, Fonseca terá pela frente o italiano Matteo Arnaldi, cabeça de chave 32. Deste possível confronto deve sair o adversário de Zverev na rodada seguinte. O principal favorito ao título entra avançado na chave e espera pelo vencedor do embate entre o australiano Adam Walton e o francês Benjamin Bonzi.
Além de Zverev e Arnaldi, os principais nomes deste quadrante são o do argentino Francisco Cerúndolo e do holandês Tallon Griekspoor, respectivamente os cabeças de chave 14 e 24, com quem o alemão pode cruzar em uma eventual oitavas de final.
Nas quartas os maiores perigos são o dinamarquês Holger Rune, quinto favorito, e o russo Daniil Medvedev, décimo pré-classificado. Correm por fora neste quadrante o francês Giovanni Perricard, dono de um dos saques mais potentes do circuito, seu compatriota Alexandre Muller e o australiano Alexei Popyrin, atual campeão do Masters 1000 canadense.
Também estão deste lado da chave o italiano Lorenzo Musetti, terceiro mais bem cotado ao título, o norueguês Casper Ruud, o tenista da casa Denis Shapovalov, o russo Karen Khachanov, o tcheco Tomas Machac, o norte-americano Alex Michelsen, o francês Ugo Humbert e o português Nuno Borges.
Minha nossa, chave extremamente convidativa até a semi final. Nunca mais na historia do tenis o João vai pegar uma chave dessa, já nao tava forte, com esse sorteio ainda.
Todas as rodadas são muito duras, principalmente pra um menino começando agora.
tem tudo pra passar pelo Zverev
??????????????
Talvez você não tenha entendido. Ele tem de ganhar 2 jogos para se pensar em enfrentar o Zverev. Ele não ganha sem jogar
Calma
Chave dura para um Master que parecia esvaziado. Segunda rodada dura contra o Arnaldi e uma possível terceira rodada contra o cabeça 1 e nº3 do mundo Zverev. Ainda acho que o Fonseca deveria ter jogado Washington. 2 ou 3 jogos em Washington já lhe daria um maior ritmo.
Não podia ser melhor: um qualificado na R1; o último cabeça de chave na R2 e um desorientado Zverev na R3.
Se passar, Griekspoor/Munar/Cerúndolo/Etcheverry na R4.
Não dá pra entender João Fonseca. Tem ranking pra entrar direto nos torneios 250 e 500 que teve semana passada e está ocorrendo essa semana. E só volta a jogar no Masters 1000 da semana que vem. Tá achando que já virou Top 10, esses torneios menores seria a chance dele subir ainda mais no ranking. Vai jogar o Masters 1000 com grande chances de perder na segunda ou terceira rodada.
No momento atual está mais preocupado em melhorar o jogo do que melhorar o ranking. É bem fácil de entender. Na minha opinião, está corretíssimo. Voltar pra casa, treinar físico, fortalecer… não tem que ter essa obsessão com ranking por ora.
Cara o Tênis não é igual futebol que o moleque de 18 anos joga todos os jogos.
Estas pausas que o João está tendo durante a temporada é para aprimorar a parte física. Pode ver que a cada pausa ele volta melhor. Ano que vem bem provável que ele já estará preparado para jogar uns 20 a 25 torneios no ano.
Acho que pelo menos Washington deveria ter jogado
Poderia ter jogado semana passada e descansado nessa. Quanto mais pontos fizer melhor, pra estar subindo no ranking e caso nao consiga defender os pontos do inicio de 2026 nao cai tanto no ranking. Lembrando que ele venceu chalengers e um ATP no inicio do ano. Mas, tomara que de certo essas escolhas da comissao tecnica e ele esteja bem preparado para os proximos grandes torneios.
Ele não está “descansando”.
Descansado é otimo. Como se estas horas estivesse ali no Leblon tomando uma gelada e comendo biscoito globo.
Vale à pena a gente esperar os resultados deste calendário diferenciado. Todos sabem que a adolescência é convidativa à contusões. Então acho que estão agindo com prudência. Não adianta jogar 3 seguidos e ficar de fora mais 3 ou 4. Melhor mesmo focar nos torneios grandes
certo você… só disputar torneio forte não faz sentido para o joão… devedir jogar um ou outro 250, um ou outro 1000. ainda não é top 10 mesmo… e no máximo uns 13/15 torneios por ano…
Indicar os colegas aqui pra comissão tecnica
Contando a Davis e os 3 Challengers, ele já disputou 15 torneios esse ano, com um total de 40 partidas. Para se ter uma ideia, contemporâneos dele, tais como Basavareddy, Tien e Mensik jogaram 34, 38 e 42 partidas, respectivamente. E o pessoal aqui reclamando que ele deveria jogar mais.
O João deve fechar a temporada com 22 ou 23 torneios, visto que já é certo jogar Toronto, Cincinnati, US Open, Davis e Laver. Depois é provável que jogue o Masters de Xangai. E por fim, Basileia e/ou Paris. Acho que não irá defender o título em Jeddah.
O problema do João não é a chave, o problema é a falta de ritmo, não joga desde a terceira rodada de WB. Esse torneio seria uma ótima oportunidade para fazer muitos pontos e ser cabeça no US Open. Agora é aguardar e ver o que pode acontecer.
Acho que todos que acompanham tênis já entenderam que o JF está pensando a longo prazo e não pra este ano.
Sem chance. Joao mais treina do que joga. Vai entender esse tecnico…
João tem 18 anos e joga com muita potência. Precisa fazer controle de carga nesse início de carreira, enquanto o corpo não tá pronto. Também fico frustrado, mas dá pra entender.
A turma acha que jogar toda semana vai melhorar o jogo dele como se fosse no clube. A necessidade física atual é até mais alta que a técnica, mas pelo visto só querem criticar. O JF tem que melhorar, e vai, fisicamente…
Dá uma olhada nos brasileiros, Meligeni, Heide, Monteiro todos arrebentados, Wild não tá arrebentado pq acabou de voltar da cirurgia que fez por estar arrebentado. Vc jura por tudo quanto é mais sagrado que vc não consegue ligar os fatos?
Bem isto. Fora os tops machucando a cada torneio….
Sem ritmo o risco é grande de derrota na segunda ou terceira rodada. Aguardemos. Chegar direto no master é p top10. Ainda tem um longo caminho p chegar nesse patamar.
Estava sem ritmo em W e foi muito bem.
Se joga todas e sai perdendo de cara, malham ele, se tenta se preparar melhor pra ir um pouco mais longe, considerando o primeiro ano 18 anos, malham também, então fica difícil agradar a todos! O objetivo que ele falou é chegar top 40 por aí até o fim do ano pra entrar como cabeça de chave no AOpen, está indo muito bem, já ganhou torneiros importantes este ano, cobrança deveria ser daqui a 2 anos, indo pros 21 anos! Os outros next gen que se resolvam como lhes achem melhor, cada um tem que pensar na sua própria estratégia!
Excelente.
A equipe de Fonseca está certa em orientá-lo a selecionar os torneios e não sair atrás de pontos agora. O corpo em formação, sucesso nos torneios que estájogando, levando em conta a pouca experiência , e preservando o emocional, voltando para casa, vendo a namorada e amigos. É para quem pode!
O ritmo ele adquire fazendo treinos de sets com grandes jogadores, até porque todos querem treinar contra Fonseca. Já fizeram simulados de sets com ele todos os grandes. Quem tem falta de ritmo é jogador que volta de lesão, jogador que viaja demais, que troca de piso sem tempo de adaptar, que perde em R1 a todo torneio e não tem fera como parceiros de treinos e se limita a simular com treinador ou juvenis/boleiros para simular sets. Os bastidores do mundo do tênis é um universo imenso e quem tem mais prestígio e talento (ou grana), como ele, pega ritmo treinando com feras.
Fonseca nem fez 19 anos ainda… 95% dos rapazes de sua idade que são tenistas estão lá atrás, tentando a transição e são 500 pra cima… com menos torneios nestes meses ele já é 47, tem ATP e 3 challengers e R3 em torneios grandes e até em Slams… Lembro que macetavam Guga no finado Orkut, era gente xingando ele de tudo quando perdia… brasileiro para tênis sabe tanto quanto chinês sabe de samba!
Assino embaixo.
Será que Guga, Thiem, Delpo, Nadal e outros não arrebentaram quadris, punhos e joelhos por terem jogado demais entre os 18-20 anos, quando o corpo estava ainda em formação?
É isso! E ele já disse que irá se estabelecer na Europa (mais provável) brevemente e isso vai facilitar coisas, inclusive a participação em torneios. Por enquanto, a base é aqui, longe demais para ficar no circuito direto. Enquanto isso, treina e fica casa vez melhor. Precisa pensar para criticar.
Vamo pra cima fonsecao, chave muito boa pra chegar numa oitavas pelo menos
Nem jogou a estreia ja estão falando de R3
Tem tudo pra passar do quali mas o Arnaldi nao vai ser jogo facil.
Vamos com calma. Antes do Zverev tem a primeira rodada e o Arnaldi na segunda rodada, que é um forte oponente. Não dá pra pular etapas, ainda mais sendo o primeiro torneio de primeira no piso duro.
Não tem jogado e vai estar fora de ritmo então se passar a primeira rodada já d lucro
A Sabalenka também pulou coisa importante ano passado, nada menos que as Olimpíadas. Voltou fora de ritmo? Ganhou tudo o que disputou depois disso. Menos é mais! Fonseca, com as pausas, tb se preserva de lesões e holofotes que nada somam agora em sua carreira .
Caramba, ficou alguém do outro lado da chave do Fonseca? Mas as duas rodadas iniciais são do Fonseca
Deu sorte no sorteio. Hora de fazer o seu nome em cima do Zé Verev.
Que reportagem estéril: projeta uma terceira rodada sem analisar os adversários das duas primeiras. Talvez o Fonseca já comece o torneio na terceira rodada.