Londres (Inglaterra) – O australiano Nick Kyrgios, que mantém uma amizade com o sérvio Novak Djokovic, especulou sobre a aposentadoria do recordista de títulos de Grand Slam em conversa no podcast All on the Table, de Patrick Mouratoglou. Depois de uma conversa com o ex-número 1 em Indian Wells, ele acredita que ‘Nole’ não jogará por mais de um ano.
“Não o vejo jogando por mais de um ano. Vai parar e nunca mais. Ele é muito profissional e falo por experiência própria. Se eu tivesse uma família como a dele e filhos. Ele é como o Andy Murray. É como se você jogasse a carreira inteira e depois se aposentasse e não ficasse em casa, mas voltasse a treinar. Se eu fosse a esposa dele, ficaria muito brava” , disse Nick.
Uma conversa entre os dois em Indian Wells foi fundamental para sua reflexão. “Estávamos no vestiário e eu perguntei: ‘Por que você está aqui? Por que você está jogando?’ E ele respondeu: ‘Não sei’. Perguntei então sobre seus filhos. ‘Você não quer passar mais tempo com a sua família’. Ele respondeu: ‘É, não sei’”, observou o australiano.
“Acho que foi a primeira vez que ele sentiu tanta falta da família. Mantenho contato com ele o tempo todo”, complementou Kyrgios, que planeja retornar às competições nos torneios de preparação para o US Open. Ele não compete desde o Masters 1000 de Miami e ficou de fora de Roland Garros e Wimbledon.
Kyrgios sempre muito talentoso e divertido, mas não aproveitou sua época de Tênis como Fábio Fognini, outro tenista muito bom de assistir.
O Kyrgios tem muitas opiniões sobre tudo. E sobre ele? Quando voltará a jogar em alto nível? Ainda tem mais 1 ano de carreira? Ainda quer virar jogador de basquete?
Não verdade, quem decide se um tenista deve se aposentar, é seu corpo.
Caso Federer não tivesse problema no joelho, estaria jogando até hoje, vale para o Nadal também.
Djokovic continuará jogando até a parte física apitar.
Discordo de 99% do que você diz, mas, nesse comentário, concordei com tudo.
Na verdade, a parte física já está apitando há tempos, desde o fim de 2023.
Esse ano, mais ainda (apesar das 3 semis de slam), ele sempre chega destruído, não a toa teve lesões no AO/WB e em RG claramente não aguentou correr contra o Sinner. Continuando, invariavelmente, ele terá alguma lesão grave que o aposentará, como Nadal e Federer que já não ganhavam slam há alguns anos, mas pararam só depois de cirurgias que inviabilizaram qualquer performance profissional.
Nadal ganhou 2 GS em 2022.
Caro Lucena
99%????
Vamos deixar em 65% (negociando taxas).
Djoko tem sentido a parte física desde o ano passado, deixou claro na última coletiva o que já era evidente com a quantidade de lesões. Ele joga por Slams e quer fazer mais história, esses são os motivos.
Eu vejo da seguinte forma: tecnicamente ele é muito diferente do restante, por isso consegue pontuar tanto no ranking, é o terceiro na corrida para o Finals, sendo que tem 38 anos. Isso é positivo, no entanto ele não é mais um tenista forte fisicamente. O que fazer se você vai bem na parte técnica mas o físico não acompanha?
A tendência é se retirar, pelo mesmo motivo de Murray, Nadal e Federer, que esticaram até onde deu. Acho que o Novak fará a mesma coisa, vai dar o seu melhor no US Open e Australian Open. Não deve jogar Roland Garros. Se não vencer Slam ano que vem, não vejo por qual motivo continuar jogando aos 40 anos. Caso ganhe, aí esse maluco vai até as próximas Olimpíadas mesmo, rsrs.
Já deu para Nole, chegar as semis não é o suficiente para seu ego, e com o BIG two de hj é que ele pode fazer no GSLs., não suportará entrar numa quadra sabendo que irá perder.
O problema é o Big One, não o Big Two. Se Sinner não puder jogar por qualquer razão, as chances serão muito boas.
Sem contar, caro Afonsinho, pode ter um terremoto, um vulcão que não está adormecido, um dilúvio (momento bíblico), meteoro em direçãa a Terra…
Tudo pode acontecer para mudar a realidade atual.
A motivação dele seria impedir o máximo possível de slams do Sinnaraz. Mas lhe falta obviamente a parte física. A tecnica é indiferente, sempre foi mediana. Mas o fisico com essa idade já complica.
No futebol talvez você seria o líder de assistências dos campeonatos. Você sempre deixaria a bola em condições do seu companheiro marcar um gol. Se o Djokovic com uma técnica mediana ganhou o que ganhou e tem vantagem no histórico de confrontos diretos contra seus dois maiores rivais, imagina se ele tivesse uma técnica refinada. Das duas uma: Ou um tenista não precisa de técnica refinada pra conquistar o que o Nole conquistou ou a sua avaliação de que o Djoko tem técnica mediana é equivocada.
Nem uma das duas CA.
Ele gosta do esporte onde os melhores perdem, e os piores, ganham.
Ele tem vantagem no confronto direto pq é mais novo, surgiu bem depois. São 8 anos entre o auge do suico e o auge do sérvio. Naturalmente o mais novo terá a vantagem. E até ficou bem apertado o resultado do confrontos direto, o que é amargo pro Djoko por ter jogado a maioria dos jogos em vantagem.
Sobre a técnica, isso foi observado pelo Mouratoglou que tem uma academia se renome e ja lidou com milhares de tenistas, ou seja, muito mais conhecedor do que eu ou voce.
Perfeito o que você disse. Finalmente, alguém disse exatamente a verdade.
Djokovic tem técnica superior aos seus rivais diretos, exceto Nadal no saibro. Você ainda não entendeu a definição de técnica.
Isso é o que voce acha como fanático. Continuo achando qur a opinião do Mouratoglou é mais abalizada do que a minha ou a sua.
Basta Sinner ter uma lesão ou qualquer tipo de problema que as chances de vencer outro Slam sobem vertiginosamente.
O Boi Miúra Jr. é uma montanha a escalar, mas é escalável, isso já ficou claro no primeiro Slam do ano e nas Olimpíadas, em que o Dourado sequer estava fisicamente saudável.
O grande problema mesmo são os alpes italianos.
À medida que o tempo passa, a distância entre ele e os 2 só irá aumentar. O Djokovic de 2026 já não será o Djokovic de 2025. E aí a competição deixa de ser apenas contra Alcaraz e contra o Sinner, mas também contra os demais jogadores do circuito, que cada vez mais diminuem a distância para o sérvio (não à toa ele é o n° 6 do ranking, não o n° 3).
Na minha opinião, acho que o Djokovic já está meio entediado de jogar, e principalmente por não estar na ponta. E também por estar buscando o 25º e sabendo que tem dois caras bem mais novos e com alto potencial e ganhando quase tudo. Isso frustra um pouco. Apenas meu palpite.
Eu vi um depoimento de um dos irmãos Bryan, de que ele começou a pensar em aposentadoria quando percebeu que não tinha mais tanta motivação pra treinar. Isso mostra que a maior preocupação dos atletas de alto nível é conseguir se manter competitivo. Isso já põe em dúvida a idéia daqueles que exaltam as habilidades de um jogador, colocando-as como mais importantes do que o nível competitivo do atleta. Ou seja, tem gente que acha que se o jogador fizer jogadas bonitas e de efeito, não precisa necessariamente ganhar o jogo porque o mais importante é mostrar um jogo bonito e não competitivo. Isto posto, cheguei à conclusão de que, quando um jogador começa a perceber que o seu físico não está lhe permitindo manter um nível de competitividade que possibilite alcançar as suas metas, começa a perder a motivação para treinar e, diminuindo o ritmo dos treinos, por consequência os resultados começam a piorar e aí é questão de tempo para o jogador decidir se aposentar. No caso do Djokovic, depende muito das metas que ele ainda tem pra carreira dele. Ganhar um grande slam ou master 1000 acredito ainda ser possível pra ele, mas está ficando cada vez mais difícil. Eu ainda aposto no Nole jogando até o final de 2025 e alguns torneios de 2026.
É por aí.
O tenista/exibicionista Mansur Bharami deve estar com uns 70 anos.
Vive dando show de técnica. E só.
Ninguém sentirá falta
Bruno Ninguém da Silva.
Luiz Quem ? Fabriciano
Fale só por você.
Sentiu?jossinei.
Fico me perguntando se Djokovic, Nadal e Federer, tiveram primeiro que cumprir seus contratos com patrocinadores antes de encerrar a carreira. Esses atletas têm contratos de publicidade de valores altíssimos, e no final da carreira chamam muita atenção do público pelo suspense do “vai parar ou não vai parar”; e a atenção do publico é o que interessa ao patrocinador. Alguém saberia dizer se eles ficam presos a esses contratos com os patrocinadores?
Como dão espaço pro kyrgios, imagina se fosse um jogador de primeira linha, que fez muito pelo tênis
Mais um ano ele consegue fácil… 3 Semis em 3 GS.. só perdeu para o Big 2.. o restante do top 10 é uma tristeza só. Ele ficando ali numa dessa Sinner ou Alcaraz cai em um dia ruim e podem perder, como quase Alcaraz perdeu para o Fogini e o Sinner para o Dimitrov.