Wimbledon pede desculpas após falha da tecnologia, mas deixa juiz de fora

Embed from Getty Images

Londres (Inglaterra) – Os dirigentes de Wimbledon pediram desculpas a Anastasia Pavlyuchenkova e Sonay Kartal após um mau funcionamento do sistema eletrônico de marcação de linha na Quadra Central. Após uma investigação, os organizadores admitiram que a tecnologia foi desligada por engano em uma parte da quadra durante o jogo, com o erro só se tornando aparente quando não chamou fora uma bola da britânica que claramente havia saído.

Em um comunicado, um porta-voz de Wimbledon explicou o ocorrido. “O sistema ELC ao vivo, que estava funcionando perfeitamente, foi desativado por engano em parte do lado do sacador durante um game por aqueles que operavam o sistema. Nesse período, houve três marcações não atendidas pelo sistema na parte afetada da quadra. Duas delas foram marcadas pelo árbitro de cadeira, que não foi informado de que o sistema havia sido desativado”.

O porta-voz explicou que o juiz de cadeira seguiu o procedimento estabelecido após a terceira marcação errada, interrompeu a partida e consultou o árbitro de revisão, determinando que o ponto deveria ser repetido. “Pedimos desculpas às jogadoras envolvidas”.

Envolvido em toda essa polêmica, o juiz de cadeira Nico Helwerth não estará em ação em Wimbledon na segunda-feira, segundo informou o The i Paper. Ele arbitrou nove partidas no torneio nos últimos sete dias, mas ficou de fora da escalação do dia seguinte ao ocorrido, quando serão disputadas oito partidas das oitavas de final de simples.

A presidente executiva do All England Club, Sally Bolton, admitiu que o árbitro foi prejudicado por “erro humano” em outra parte do sistema. “O árbitro de cadeira estava em comunicação com o oficial de revisão e não foi informado de que o sistema havia sido parcialmente desativado. Então, ele não estava trabalhando com um conjunto completo de informações enquanto tentava tomar essas decisões”, disse Bolton.

Os árbitros de Wimbledon confirmaram que os protocolos teriam permitido que Helwerth marcasse a bola fora, mas ele preferiu pedir um let, repetindo assim o ponto. Os replays do vídeo mostraram que a bola, rebatida por Kartal, estava claramente fora e Pavlyuchenkova teria vencido o game se o ELC não tivesse sido desligado acidentalmente. Em vez disso, ela perdeu o ponto repetido e, posteriormente, teve seu saque quebrado, ficando atrás por 5/4 no primeiro set.

Pavlyuchenkova discutiu o assunto com Helwerth após a partida. “Foi muito confuso no começo porque a bola parecia muito longa para mim.  Foi um momento crucial na partida. Eu esperava uma decisão diferente. Só achei que o juiz de cadeira também poderia tomar a iniciativa. É por isso que ele está lá sentado na cadeira. Ele também viu (fora), me contou depois do jogo”, aumentou a russa, que apesar de tudo acabou vencendo e avançando.

Pavlyuchenkova critica falha em marcação e cobra mudanças nas regras

Subscribe
Notificar
guest
6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
João Silva
João Silva
8 horas atrás

Esperado. Nunca confiem 100% na tecnologia.
Outro fator que ninguém menciona é a incerteza da máquina, todos os instrumentos possuem erro e seu respectivo delta.

Wilbert Ferraz
Wilbert Ferraz
7 horas atrás

Desativado do nada por engano em um game importante que beneficiou uma britânica. Sei sei….

Mitzi
Mitzi
6 horas atrás
Responder para  Wilbert Ferraz

É Wilbert … você foi direto no X da questão!

Fabio Narreto
Fabio Narreto
6 horas atrás

Só não se entende porque numa falha do equipamento, ou por falta de energia, erro do operador, o juiz não possa se utilizar do sistema do desafio anteriomente utilizado, que estava funcionando e todos viram pela tv. Desmoralizam um sistema espetacular, que evitou erros absurdos dos juizes de linha durante anos e anos.

Rbclima
Rbclima
5 horas atrás
Responder para  Fabio Narreto

Pois é, usava o VAR.

Gagarin
Gagarin
6 horas atrás

O logro faz parte do modus operandi de nações imperialistas, ainda mais contra uma adversária vinda de um país que, segundo fabularam, vai atacar a Europa a qualquer momento…

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.